Como organizar seu tempo de estudos? Seis dicas que vão garantir o seu sucesso!

0

BARRA MANSA

Se você está em período de estudos, seja para a escola, a faculdade ou o concurso público, tenho certeza que organizar o tempo para os estudos em meio à rotina agitada do dia a dia não é uma tarefa fácil!

As dúvidas são muitas: Qual o melhor momento para estudar? Por qual matéria começar? Quanto tempo reservar para cada conteúdo?

Esses são só alguns dilemas comuns dos estudantes, mas eles não podem se tornar barreiras, que  paralisam e não deixam você avançar na aprendizagem.

Para que você não fique travado, é essencial você organizar o seu tempo de estudos. Mas, se você não tem ideia de por onde começar, não se desespere!  Para te ajudar neste momento tão importante, aqui você vai encontrar 6 dicas que vão garantir o seu sucesso. Confira!

1-      Planeje seus horários

O primeiro passo para organizar os estudos é planejar os horários da sua rotina semanal. Neste momento, você precisa anotar quais são os seus compromissos fixos e os horários que eles acontecem. Também é preciso considerar o horário que acorda e vai dormir, assim como as refeições.

Feito isso você vai conseguir visualizar os momentos de tempo livre e vai poder dividir e organizar quais os horários programar para estudar.

Uma dica importante é não estabelecer horas de estudos sem pausas, você pode dividir o tempo de cada matéria. Por exemplo, estudar durante 50 minutos e fazer uma pausa de 10 minutos. Neste tempo de descanso, o ideal é levantar, esticar as pernas, beber água ou fazer um lanche.

2-      Crie um calendário

É muito importante montar um calendário do seu período de estudos, que pode ser dividido por mês, semestre ou ano.

Você precisa pensar que o calendário vai ser importante para visualizar a sua trajetória de estudos, através dele, você pode perceber o quanto avançou e o que ainda precisar ser feito, o que vai ajudar na hora de estabelecer as prioridades.

É claro que, ao longo do caminho, ocorrem imprevistos e o programado para o dia não é cumprido. Mas até nisso o calendário é essencial, pois vai facilitar na hora de reorganizar as tarefas.

O ideal é que você tenha o calendário sempre à vista. Ele pode estar no seu celular, mas também é importante que ele seja impresso e colocado no seu ambiente de estudos.

3-      Prepare um bom local de estudos

Para ter sucesso nos estudos, você precisa ter o seu próprio espaço para ajudar a cumprir a sua rotina diária.

O local perfeito precisar ter uma boa iluminação, de preferência a luz natural do dia. Mas, se o seu horário de estudos for durante a noite, procure uma boa luminária para não cansar a vista.

Você também vai precisar de concentração, por isso, evite barulhos e distrações.  Se você estuda em casa, tente reservar os momentos de menor movimento. E não se esqueça: nada de ficar olhando o celular, deligue ou coloque no silencioso.

Se possível, tenha uma cadeira e mesa de estudos adequadas. Assim, você vai poder organizar os seus materiais e evitar estar sempre procurando.

Quer dicas para criar o ambiente de estudos ideal? Clique aqui!

4-      Estabeleça prioridades

As primeiras horas de estudos costumam ser as que você tem mais concentração, então, é importante priorizar estes momentos. A dica para você potencializar os estudos é começar com os conteúdos mais difíceis, porque você está com mais energia e atenção.

Dessa forma, você pode deixar as matérias que considera fáceis ou que tem mais afinidade na metade final. No momento em que você já começa a ficar cansado não vai precisar de muito esforço para compreender os assuntos.

Outro ponto é não se esquecer de reservar os momentos de revisão, que são igualmente importantes. Você pode encaixar ao longo dos dias de estudos ou reservar as semanas finais para ela.

5-      Pratique atividade física

Se você é do time de pessoas que acredita que separar algumas horas para a prática de exercícios é perda de tempo de estudos, está na hora de rever os seus conceitos!

Eles também são fundamentais para o seu sucesso nos estudos. Sabe aquela máxima “corpo são, mente sã”, é a mais pura verdade.

Acredite, você não vai desperdiçar o seu tempo, se  se dedicar pelo menos uma hora do dia, três vezes por semana, para praticar uma atividade física. Isso já é o suficiente para você colher benefícios como: diminuir a ansiedade, oxigenar o cérebro e aumentar a sua disposição.

6-      Aproveite todo o tempo e recurso disponíveis

Quem tem uma rotina corrida sabe que cada minuto aproveitado conta. Então, se a sua agenda é muito apertada, você precisa aproveitar as oportunidades para estudar. Por exemplo, na hora de caminhar, pegar um transporte ou ir ao salão, é possível aproveitar esses pequenos tempos para o estudo.

Para que você otimize esses momentos, é fundamental utilizar diferentes recursos de estudos disponíveis. Você pode assistir a uma videoaula, ouvir um podcast, resolver alguns exercícios, assistir a um filme, as opções são as mais variadas.

Mas não se esqueça!  Como já foi lembrado aqui, você precisa de momentos de pausa nos estudos, então saiba dosar e escolher a hora ideal.

Agora que você já sabe o que é preciso para organizar o seu tempo de estudos e ter sucesso é hora de colocar em prática!

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !