VOLTA REDONDA
Iniciou na manhã de quinta-feira, dia 27, e encerra nesta sexta-feira, 28, o segundo Curso de Derivados do Leite. A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Volta Redonda, Governo do Estado, Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa e do Escritório Local da Emater de Resende, é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR), e está acontecendo na sede da Aciap-VR, no bairro Aterrado.
Durante a aula inaugural, os participantes tiveram acesso a aulas teóricas e práticas sobre a fabricação de diversos produtos lácteos, como queijo minas frescal, queijo muçarela, queijo meia cura, requeijão, ricota, queijo catupiry, iogurte, coalhada, creme de leite, leite condensado e doce de leite. A aula contou com a participação de produtores rurais das localidades de Nossa Senhora do Amparo, São José do Turvo, Barra do Piraí, Volta Redonda, Piraí e Arrozal. Além do aprendizado técnico, os participantes puderam degustar os produtos que foram fabricados ao longo do curso. Ao final da capacitação, todos os presentes receberão certificados de participação. Quem palestrou na abertura foi Maria Cristina Senatore Carvalheira, especialista na área.
O supervisor local do escritório da Emater em Volta Redonda, Sylvio Luiz Corrêa Filho, que é também diretor de Interesses Agropastoris da Aciap-VR, destacou a importância do curso para os produtores da região. “Nosso propósito é orientar as pessoas a fabricar um produto de qualidade e permitir que elas coloquem esses produtos no mercado de uma forma mais eficiente e melhor remunerada”, ressaltando Sylvio, destacando o prazer da parceria com a Aciap-VR. “Viemos aqui para somar e trazer o melhor para o produtor rural e para aqueles que desejam criar uma situação m elhor para aquilo que estão produzindo hoje na região”, completou.
AÇÕES PARA APOIAR OS PRODUTORES RURAIS
Outro que também comemorou o resultado da parceria foi o presidente da Aciap-VR, Maycon Abrantes. Lembrou que a entidade tem intensificado suas ações para apoiar os produtores rurais do município e região. Segundo ele, a reativação da área agropastoril tem sido um dos principais focos da gestão, visando fortalecer o setor e garantir melhores condições de trabalho para agricultores e pecuaristas. “Há muito tempo a área agropastoril vinha com poucas atividades, então reativamos essa pasta trazendo a Emater para o nosso prédio. Hoje, eles atendem aos produtores rurais de Volta Redonda e região em uma sala cedida pela nossa entidade”, destacou Abrantes.
Além disso, a Aciap-VR conta agora com a colaboração de Sylvio, um profissional com grande experiência no setor, que tem contribuído para a ampliação das iniciativas voltadas ao agronegócio. Entre as ações promovidas, estão a Feira do Agricultor, que fomenta a comercialização de produtos locais, e o recente Seminário de Latrocínio, que discutiu temas de segurança no campo.
“Temos apoiado pequenos agricultores, buscado investimentos, linhas de crédito e financiamento para eles. Nosso objetivo é oferecer suporte para aqueles que desejam permanecer no campo e fazer da terra o seu meio de sustento”, afirmou o presidente.
Uma das conquistas mais recentes, segundo Maycon, é a chegada da unidade de cadastro rural ao município, fruto de uma parceria entre a Aciap-VR, a Emater e a Prefeitura de Volta Redonda. “Agora, todos os proprietários de terra da nossa região poderão ter um atendimento adequado para emitir certidões e regularizar seus imóveis. A unidade será estabelecida na sede da Aciap, facilitando o acesso dos produtores rurais aos serviços necessários”, concluiu o presidente da Aciap-VR.
Expediente Política de privacidade Pautas e Denúncias Fale Conosco
Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.