VASSOURAS
O presidente da Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve), que administra, entre outras instituições a Universidade de Vassouras, Marco Capute, faleceu na manhã deste sábado. Ele lutava contra um câncer e estava internado n o Hospital Universitário da cidade. O velório será neste sábado, no Centro de Convenções General Sombra, de 14 às 20 horas. Não foi ainda divulgada informação acerca do sepultamento.
Capute deixa esposa, dois filhos e uma neta. Ele era engenheiro eletricista, especialista em Marketing. Construiu uma carreira vitoriosa na Petrobras, onde ingressou por concurso público em 1979. Foi eleito presidente da Fusve em 2012 e trouxe muitas reformas na estrutura física da instituição, desenvolvendo iniciativas integradas. “Com uma gestão inovadora, não só recuperoua saúde financeira da instituição, como lideroua sua expansão. Durante sua festão foram criados a Faculdade de Miguel Pereira, o Centro Integrado de Saúde e um dos maiores centros de convenções do Brasil, o Centro de Convenções General Sombra. O novo GUV se tornará em breve o maior hospital universitário do país. Além disso, garantiu nosso crescimento em Maricá e a chegada a Saquarema, na Região do Lagos. Nesse momento de dor e consternação, a Fundação Educacional Severino Sombra afirma o copromisso de honrar a memória e o legado de Marco Antonio Vaz Capute”, diz a nota da Fusve.
A paixão de Capute por Vassouras por ressaltada na nota da prefeitura. Capute construiu sua carreira em torno da educação e da saúde, ocupando com excelência o cargo de presidente da Fundação Educacional Severino Sombra, que rege, entre outras instituições, a Universidade de Vassouras e o Hospital de Vassouras.
“Com uma mentalidade visionária, Marco Capute teve grande participação no desenvolvimento da cidade nas últimas décadas, principalmente nas áreas da saúde, no incentivo à cultura, ao esporte e no amparo social. Como em todas as batalhas em sua vida, Marco Capute lutou, com muita resiliência, contra a doença, sempre motivando todos ao seu redor, mesmo nos momentos mais delicados. Marco deixa um grande legado para a cidade de Vassouras, para o Vale do Café e para o Estado do Rio de Janeiro”, diz a nota.
O prefeito Severino Dias decretou luto oficial de sete dias no município.
Em nota, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) se solidariza com a família e amigos do educador e gestor Marco Capute, Presidente da Fundação Severino Sombra. “Neste momento de pesar e tristeza, a FAA reconhece a grande contribuição deste educador e gestor para a região e manifesta seu apreço e agradecimento. À família e amigos nossas condolências e luto”.