>
a voz da cidade 970 x 150 px

Dicas do nado crawl

Por Andre
bnr am aniv resende 970x150

Olá pessoal!

Hoje daremos início a uma série de quatro colunas sobre explicações e dicas dos nados na natação. O primeiro deles será o nado crawl, considerado o nado mais tradicional da modalidade. O nado crawl tem inúmeros detalhes e particularidades que, se não realizadas corretamente, podem fazer com que seu nado fique mais lento e perca a qualidade. Ele é considerado o mais simples e abrangente e é à base de todos os treinamentos. Na natação não existe uma prova de crawl e sim uma prova de ‘livre’, em que o atleta pode nadar qualquer estilo. Nas provas de livre a maioria escolhem o mais rápido deles: o crawl.

O nado é constituído de braçadas e pernadas alternadas. O braço direito coincide com a perna esquerda e assim sucessivamente. Existem três variações de perna: dois, quatro e seis tempos. Isso é definido pelo ciclo de braçadas. A cada duas braçadas temos um ciclo.

Para se nadar bem o crawl é fundamental a coordenação da respiração com as braçadas. Você deve respirar apenas quando o braço estiver fora d’água. A respiração nunca é frontal, tirando em provas de maratona aquática.

O nado de crawl é o mais utilizado em treinamento porque consegue controlar o gasto de energia e velocidade. É possível treinar por horas esse estilo.


No nado é importante pegar o ritmo das braçadas, sempre tentando entender que, enquanto uma mão sai a outra fica debaixo d’água, existe uma troca de mãos, as duas nunca ficam no mesmo local. Uma dica para fazer o nado crawl corretamente é deixar o cotovelo alto, fazendo com que se gaste menos energia e menos força de propulsão, o que faz com que o nado fique mais rápido. Você deve se concentrar nos movimentos que já são “automáticos” e tentar se conscientizar de cada gesto.

Para os educativos, uma dica para encaixar o tempo de pernada com braçada é nadar crawl segurando uma prancha na frente do corpo, variando a potência das braçadas. Para treinar o giro de tronco, faça uma pernada lateral com o braço na frente e estendido com o resto do corpo. Para respirar, olhe para cima.

A maior parte dos nadadores sente facilidade de respirar por um lado só, mas a dica para nadar melhor é revezar os lados, já que a força deve ser feita nos dois braços. Quando for alternar nas braçadas, lembre-se de elevar a cabeça para que as vias aéreas se abram mais. Preparado para começar ou melhorar nos treinos?

Até a próxima semana!

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos