>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Deputado Waldeck entrega ao Tribunal Misto relatório do processo de impeachment de Witzel

Por Tânia Cruz
bnr am aniv barra mansa 970x150

ESTADO

Relator do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) entregou seu relatório, na quinta-feira, dia 29, ao Tribunal Especial Misto (TEM). O documento diz respeito à denúncia contra o governador, após detalhada análise da defesa de Witzel.

O parlamentar explicou que leu e considerou tudo o que tem a ver com o processo de impeachment, mas o relatório é, como o nome diz, um relato dos fatos. “Ainda não é um juízo ou posicionamento do relator”, explicou o parlamentar, afirmando que somente revelará seu voto na sessão que deve ocorrer na próxima quinta-feira, dia 5 de novembro, no Tribunal de Justiça (TJ-RJ).

RESTITUIÇÃO DOS FATOS APRESENTADOS

Segundo o deputado, a elaboração do relatório, que contém aproximadamente 150 páginas, foi uma restituição dos fatos apresentados na denúncia e das alegações apresentadas na defesa prévia de Witzel, buscando neutralidade. Composto por cinco deputados estaduais e cinco desembargadores, o Tribunal Especial Misto decidirá por maioria simples, seis votos, pela instauração ou não do processo. O presidente do TJ-RJ e do Tribunal Misto, Claudio de Mello Tavares, só vota em caso de empate. Na hipótese de se decidir pela não instauração, o processo será arquivado.

No último dia 19, Wilson Witzel entregou sua defesa ao Tribunal Misto, na qual afirma que o histórico recente de corrupção no Estado do Rio de Janeiro teria contribuído para que os fatos objetos do processo ensejassem conclusões precipitadas sobre a sua suposta culpa. O documento aborda que todas as provas colhidas relativas às alegadas fraudes no sistema de saúde convergiriam exclusivamente para a responsabilização do ex-subsecretário estadual de Saúde, Grabriell Neves, e de Edmar Santos, ex-secretário de Saúde.

CASO O PROCESSO DE IMPEACHMENT SEJA INSTAURADO

Caso o processo de impeachment seja instaurado, seguirá o seguinte roteiro: um acórdão será redigido no prazo de 10 dias, redigido o acórdão, abre-se o prazo de 20 dias para apresentação de defesa, após o prazo para defesa, o presidente do Tribunal Especial Misto marcará nova sessão para definir o calendário de instrução e julgamento, findo o prazo do calendário, tanto acusação quanto defesa terão 10 dias para alegações finais, e em seguida se procederá ao julgamento e o TEM decidirá pela condenação ou absolvição do governador Witzel e, em caso de condenação, decidirá também sobre a inabilitação para o exercício de função pública por 5 anos. É necessário o quórum de dois terços, sete votos, para condená-lo em ambas as votações.

COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL ESPECIAL MISTO:

Presidente:

Claudio de Mello Tavares

Desembargadores:


Fernando Foch

Inês Chaves de Melo

José Carlos Maldonado de Carvalho

Maria Bandeira de Mello

Teresa Castro Neves

Deputados:

Alexandre Freitas (NOVO)

Waldeck Carneiro (PT)

Chico Machado (PSD)

Dani Monteiro (PSOL)

Carlos Macedo (REPUBLICANOS)

 

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos