Cras e Centro de Convivência de Idosos poderão ser implantados no distrito de Visconde de Mauá

0

RESENDE

O distrito de Visconde de Mauá, na região Serrana do município, poderá ganhar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Convivência de Idosos (CCI). O Plenário aprovou duas indicações do vereador As benfeitorias estão sendo solicitadas pelo vereador Wilson Nunes Duarte Júnior, o professor Wilson (PL) solicitando ao Poder Executivo os centros para Mauá que está localizado a 36 quilômetros do Centro da cidade.

Na primeira indicação, professor Wilson sugere a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no local. Segundo o parlamentar, o intuito é facilitar o acesso dos moradores a serviços, benefícios e projetos voltados para a prevenção de situações de risco e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “Conhecendo o território, a equipe do CRAS pode apoiar ações comunitárias por meio de palestras, campanhas e eventos, contribuindo para o enfrentamento de problemas comuns, como a falta de acessibilidade, a violência, o trabalho ou abuso infantil, a ausência de espaços de lazer, entre outros”, explica o vereador. Ele acrescenta que os moradores locais têm dificuldade para se deslocar até as áreas mais centrais de Resende e, assim, acessar os benefícios e serviços disponibilizados pelo CRAS.

Já em outra propositura, Professor Wilson pede a implantação de um Centro de Convivência de Idosos (CCI) em Mauá. O CCI oferece um leque variado de atividades gratuitas que contribuem para o envelhecimento saudável, o desenvolvimento da autonomia e a sociabilidade do público da terceira idade. “A medida vai permitir que os idosos recebam cada vez mais atenção por parte da gestão municipal de Resende, garantindo o conforto e a dignidade de quem procurar o CCI”, justifica o parlamentar.