Corpo de criança soterrada em Mendes é encontrado

0

MENDES

O Corpo de Bombeiros informou que encontrou, na sexta-feira, dia 23, o corpo da menina, de seis anos, que estava desaparecida no deslizamento de terra em Mendes. A residência onde a criança morava desabou após um temporal ocorrido na noite do dia 21. Subiu para nove mortes devido à forte chuva que caiu no estado.

A notícia foi dada pelo Corpo de Bombeiros, por meio de nota, informando que mais de 70 militares trabalharam nas buscas da menina, dentre eles, especialistas em resgates em desabamentos e soterramentos. A ação contou com cães farejadores do canil da corporação e alunos do Curso de Operações de Salvamento em Desastres.

As buscas pela criança foram iniciadas desde 21h40min de quarta-feira, quando a residência, localizada na Rua Araribóia, na Vila Mariana, foi atingida por uma enxurrada de terra. A mãe e o irmão da vítima, que também foram soterrados, foram socorridos com vida e encaminhados para o Hospital Municipal Santa Maria.

OUTROS CASOS NO ESTADO

Além de Mendes, o temporal provocou transtornos em Japeri, na Baixada Fluminense. Um menino de 2 anos e uma jovem, de 24 anos, morreram soterrados. Os casos ocorreram nos bairros Engenheiro Pedreira e na Chacrinha, respectivamente, após a queda de uma barreira. Já em Nova Iguaçu, dois homens, um de 59 anos, e outro, de 37 anos, morreram em decorrência das chuvas nos bairros Jardim Pernambuco e Ipiranga.

Em Barra do Piraí, quatro pessoas da mesma família, uma idosa, de 63 anos, dois jovens, um de 26 e outro de 24 anos, além de uma bebe, de um ano, morreram soterrados. Os corpos foram enterrados no Cemitério Santa Rosa, na tarde desta sexta-feira.

Bernardo Rossi e Leandro Monteiro, receberam demandas dos municípios para aprimorar as ações já iniciadas de apoio à população – Rogério Santana

GOVERNO DO ESTADO SE REÚNE PARA AGILIZAR REDUÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELO TEMPORAL

Secretários do Governo do Estado se reuniram, na sexta-feira, dia 23, na Câmara Municipal de Japeri, com representantes do Governo Federal e prefeitos de cidades atingidas pelas fortes chuvas desta semana. Os secretários de Estado de Governo, Bernardo Rossi e de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, receberam as demandas dos municípios para aprimorar as ações já iniciadas de apoio à população. O trabalho integrado tem o objetivo de facilitar e agilizar o andamento das demandas de cada cidade. Para isso, após a reunião, representantes do Estado visitaram áreas prejudicadas. Participaram da reunião o secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano; o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolney Wolf; e o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Márcio Henrique de Oliveira Garcia. Prefeitos e representantes de Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Japeri, Queimados e Varre-Sai também estavam presentes.

Bernardo Rossi afirmou que a determinação do governador Cláudio Castro é que os secretários acompanhem de perto e coloquem à disposição toda a estrutura estadual, para apoiar os prefeitos das cidades acometidas pelo temporal. “Sobrevoamos várias áreas atingidas pelas chuvas e em todas há maquinários do estado. Temos mais de 100 máquinas e centenas de homens trabalhando para o retorno da normalidade. O governador Cláudio Castro determinou que todos os secretários trabalhem, sem medir esforços”, declarou o secretário de governo.

Secretários do Governo do Estado destacaram o investimento de R$ 4,3 bilhões em obras, por meio do Pacto-RJ.

INSUMOS

Desde as primeiras chuvas de janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos já entregou 33 mil insumos e 30 mil refeições prontas, nas áreas impactadas pelas chuvas. Apenas nesses últimos dois dias 1.600 refeições foram entregues em Japeri, Paracambi e Nova Iguaçu. “Estamos trabalhando incansavelmente desde das chuvas de janeiro. Produzimos alimentos para agilizar o atendimento às famílias. Já foram entregues até hoje mais de 30 mil refeições prontas. E seguimos à disposição das prefeituras para dar suporte e apoiar de forma integral”, disse a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

Deixe um Comentário