Conferência de Mobilidade Urbana é realizada com participação da sociedade

0

VOLTA REDONDA

A 2ª Conferência Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana que teve início na sexta-feira, dia 19, foi concluída no sábado, 20, no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi mais um importante passo para se implantar as políticas públicas destinas a mobilidade urbana.

Para o prefeito Samuca Silva, todo esse processo mostra os caminhos a serem seguidos na cidade. “Precisamos e vamos modernizar Volta Redonda com muito diálogo com todos os segmentos da sociedade. A construção da Mobilidade Urbana também está sendo dessa maneira, democrática e sempre pensando no melhor para todos”, destacou o prefeito.

O secretário Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva fez a leitura do decreto e explicou passo a passo dos diagnósticos apurados nos últimos meses durante as muitas reuniões que aconteceram nos bairros. Ele destacou a importância da conferência como mais uma etapa na construção da Mobilidade Urbana de forma democrática. “É muito importante que essas nossas discussões sejam baseadas a partir de uma visão que aqui prevalece o coletivo e não o individual. Temos que deixar as pequenas diferenças individuais para falarmos do bem para toda a sociedade”, destacou o secretário Wellington, que teve suas palavras endossadas pelo vice-prefeito Maycon Abrantes. “Estamos propondo um novo modelo para a cidade e para isso, a participação de todos é muito importante”, destacou o vice-prefeito.

Durante a conferência, foram criados cinco grupos de trabalho para debater problemas e possíveis soluções para a mobilidade da cidade. Separados por categorias os representantes puderam debater sobre o tema, com o auxilio de um mapa da cidade.

De acordo com Alexandre Cury, que participou do grupo dos ciclistas, o debate foi pertinente e democrático. “Tudo o que estamos dialogando está sendo válido, precisamos achar soluções para os problemas de mobilidade da cidade. As políticas públicas nascem das necessidades da população e de determinados grupos. O ciclista esta buscando seu espaço que nunca antes foi pensado e agora estamos tendo esse momento”, destacou Cury.

Durante a Segunda Conferência também foi eleito o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comutran).