Nem todo mundo tem muito dinheiro para investir, ainda mais se você acabou de começar essa nova fase. Ao contrário do que se houve falar por aí, investir não é coisa de gente rica, é coisa de quem quer ficar rico, e toda maratona começa no primeiro passo. Se você quer começar e está sempre esbarrando em opções não muito rentáveis em bancos comuns, hoje vou te apresentar o Tesouro Direto.
No Tesouro Direto podemos comprar os famosos títulos públicos, que são basicamente um empréstimo que você faz ao governo para financiar seus projetos. Eles são investimentos seguros, já que para o país nos dar um calote ainda precisamos de muito mais anos com uma gestão pública piorada.
Para começar é preciso escolher uma corretora que vai custodiar seus títulos. Hoje existem várias que não cobram nem corretagem nem administração, a única coisa que não dá pra escapar é a taxa que a BM&FBovespa cobra pela custódia dos títulos na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) de 0,3% ao ano. Passado isso, chega a hora de escolher qual título comprar, são várias opções, mas vamos começar por duas. Se você acredita que vai usar o dinheiro em um prazo menor do que dois anos, ou se está compondo a reserva de emergência que deve ter seis meses de renda como já falamos aqui, escolha o Tesouro Selic (LFT). A rentabilidade deste título acompanha a taxa de juros, por isso não oferece risco do preço do título estar abaixo do mercado, e você pode vender quando quiser. Mas se está investindo para um prazo maior que dois anos, pode optar pelo Tesouro IPCA (NTN-B). Sua rentabilidade é composta por um cupom pré-fixado somado à variação do IPCA, que é um termômetro da nossa inflação. O poder de compra da sua fortuna em construção é garantido com a variação do índice, e ainda se ganha um crescimento real sobre o seu montante. Se por algum motivo você quiser vender seu título antes do vencimento, em determinadas condições de mercado é possível que se tenha prejuízo, então destine para este investimento o que não fez planos para usar.
Agora acabaram as desculpas para não começar investir. O valor mínimo é de R$ 30 e a ordem de compra pode ser dada tanto na sua corretora como no site do Tesouro Direto. Comece com pouco, mas não deixe de começar, o hábito de gastar menos que se ganha, com o tempo se torna exponencial, e se chega a resultados surpreendentes.
Largada foi dada. Já pode começar sua maratona para o enriquecimento com este primeiro passo.