Colégio utiliza quadrinhos para alertar sobre riscos de queimaduras nas Festas Juninas

0

BARRA MANSA

Visando alertar sobre os riscos de acidentes com fogo durante as festas juninas, alunos do Colégio Verbo Divino receberam um exemplar da revista ‘Foguinho’, uma publicação de um hospital de Goiás especializado em tratamento de queimaduras. Foram distribuídas mais de 500 revistas.

A ação é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), sob a coordenação da orientadora educacional e presidente da CIPA, Regina Gabrig. “Tive contato com os profissionais deste hospital e eles disseram que é muito alto o índice de acidentes desse tipo com crianças. Nossa Festa Junina é segura nesse sentido, mas eles podem participar de outras que não se preocupam tanto com isso. Então, é importante que sejam orientados sobre o assunto”, disse a educadora.

A publicação traz uma breve história em quadrinhos sobre os riscos do fogo, com destaque para as festas juninas, mas também com situações do cotidiano. A revista tem ainda jogos, brincadeiras e figuras para colorir. Regina distribuiu entre os alunos do Ensino Fundamental 1.

Para a orientadora, a iniciativa é fundamental para despertar nas crianças o senso de prevenção. “A revista é um pretexto para debater o assunto. Estimulamos os alunos a multiplicar esse conhecimento entre parentes e amigos. E os resultados estão aparecendo rapidamente. Muitos pais já entraram em contato com a gente dizendo que os filhos adoraram a revistinha e já estão mais atentos dentro de casa”, aponta Regina.

A orientadora educacional do Verbinho, Ana Paula Durante, entregou às crianças da Educação Infantil. Nas conversas, os educadores alertaram para o perigo de rojões, ‘bombinhas’ e balões, além de abordar a importância de não brincar ou manusear fósforos, álcool ou velas. Durante as conversas, os professores também destacaram a importância de se evitar ficar na cozinha quando algum adulto estiver coando café ou utilizando a panela de pressão. Rojões na vizinhança em dias de jogos de futebol também foram tópicos do bate papo. Os alunos participaram ativamente e alguns chegaram a dar testemunhos sobre acidentes deste tipo na família.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !