Cidades da região recebem ações do programa Seeduc + Perto a partir desta terça-feira

0

SUL FLUMINENSE
Três cidades da Região Sul Fluminense, Volta Redonda, Porto Real e Resende, serão beneficiadas entre hoje e quinta-feira, dia 30, com ações do programa ‘Seeduc + Perto’. O Posto Móvel da Secretaria de Estado de Educação já percorreu 12 cidades levando mais de 50 tipos de serviços
aos servidores e alunos da região que irão poder resolver questões burocráticas junto à Secretaria de Estado de Educação. A iniciativa, de acordo com os organizadores, está aproximando as pessoas e facilitando a resolução dos casos.
Todos os serviços são oferecidos por técnicos capacitados e treinados que tratam de temas como aposentadorias, transporte e inspeção escolar, pagamentos, infraestrutura, quadro de horários, ouvidoria, movimentação, entre outros.
ATENDIMENTOS
Nesta terça-feira, os atendimentos vão ocorrer em Volta Redonda, no Instituto Educacional Professor Manuel Marinho, localizado na Rua 43, 52, no bairro Vila Santa Cecília. Na quarta-feira, 29, as ações acontecem em Porto Real, na CE República Italiana, na Avenida Dom Pedro II, 3353, no Centro. Na quinta-feira, 30, serão beneficiados os moradores de Resende, no CE Olavo Bilac, na Avenida Presidente Vargas, 397, no bairro Campos Elíseos.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, os atendimentos serão realizados das 10 às 16 horas. Disse que sua equipe continua percorrendo o Estado do Rio de Janeiro para levar os serviços aos servidores e alunos mais distantes da capital. “A ideia é eliminar distâncias e simplificar as demandas, e graças a esse projeto, que tem todo o aval do governador, Cláudio Castro, estamos conseguindo fazer isso”, destacou o secretário.
AÇÃO DA PMVR CHEGA AO BAIRRO EUCALIPTAL
Também em Volta Redonda, nesta terça-feira, os moradores do bairro Eucaliptal, irão receber uma ação comunitária. Trata-se do programa “Ação Comunitária”, uma ação da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) a ser realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rústico, das 9h30min às 15 horas, na Praça Costa e Silva, próxima à Igreja Santa Cruz. O evento leva serviços da rede de assistência comunitária, orientações de saúde, jurídicas e ações recreativas à população local.
Durante o evento, os moradores poderão ter acesso a cortes de cabelo gratuitos, atendimento de trancista e manicure, orientações de saúde, por meio de profissionais da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e Centro Odontológico.
Através do projeto Advogado Social, as pessoas também poderão ter orientações jurídicas. Além disso, haverá exposição de bordados, desenhos, apresentação de capoeira e o caminhão da Brinquedolândia para as crianças.
CONHECER OS SERVIÇOS DOS CRAS
De acordo com a secretária Municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, estes eventos servem para que as pessoas conheçam o que os Centros de Referência de Assistência Social e os outros parceiros da rede oferecem. Além de ajudar o morador a conseguir resolver alguma pendência, está dando também a oportunidade de acessar o serviço e garantir seus direitos. “Através do Ação Comunitária levamos aos bairros o cadastramento (CadÚnico), aulas de inclusão produtiva, que é a formação de cabeleireiras, manicures, trancistas, profissionais que trabalham com maquiagem, marceneiro”, informou a secretária, ressaltando que o programa oferece ainda a Inclusão Digital, que envolve o ensino da informática.”Ofertamos também o serviço de convivência para os idosos, entre outros”, concluiu Carla Duarte.