CDL-BM orienta empresa e consumidor sobre o Cadastro Positivo

0

BARRA MANSA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL-BM) comemora a nova legislação que entra em vigor nesta terça-feira, dia 9, em âmbito nacional: o Cadastro Positivo para o consumidor. A entidade que integra o sistema da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e mantém parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, participou do processo de discussão da legislação aprovada no Congresso Nacional e sanção do Poder Executivo.

O Cadastro Positivo permite que o consumidor inadimplente seja avaliado também pelo seu histórico das dívidas quitadas. O devedor tem restrição a crédito bancário ou financiamentos, para ele os juros são maiores, o valor financiado é reduzido assim como o número máximo de parcelas disponíveis.  A partir da nova legislação a lógica ocorre de forma coesa, o bom pagador obtém crédito com juros menores, o valor financiado é geralmente ampliado e as formas de pagamento possibilitam maior número de parcelas. Assim, um Cliente Positivo tem juros menores ao fazer financiamento no banco bem como pode ter parcelamento facilitado no crediário ao comprar uniforme escolar para seus filhos.

O Cadastro Positivo favorece a ampliação de crédito e avaliação ao consumidor – Ilustração: Fábio Guimas

De acordo com o presidente da CDL-BM, Xisto Viera Neto, o Cadastro Positivo deverá ser amplamente adotado pelos lojistas. Xisto é lojista há mais de 20 anos e sempre adotou o crediário, em sua loja e manteve um sistema criterioso para aprovação de crédito. Ele é um dos grandes defensores do amplo uso do Cadastro Positivo pelo próprio lojista não só para adquirir melhores créditos no banco como também para ampliar sua base de clientes e o faturamento da empresa. “Como está diretamente ligado a concessão de crédito, o Cadastro Positivo pode favorecer a aquisição de empréstimos ao lojista para fluxo de caixa, por exemplo, fluxo de caixa com juros mais baixos do que ele paga hoje. Com a utilização do Cadastro, nós lojistas poderemos saber se  o cliente é assíduo no pagamento de suas dívidas, e assim, fica mais tranquilo ao aprovar transações. Bom para a loja e bom para o cliente também”, afirma

VANTAGENS

Segundo o SPC Brasil, a análise de crédito é a principal ferramenta do Cadastro Positivo aos consumidores. “As principais vantagens do Cadastro Positivo são proporcionar aos consumidores uma análise de crédito mais abrangente e assertiva, possibilitar que eles negociem melhores prazos e taxas de juros, de acordo com a análise de cada empresa, e facilitar a aprovação de empréstimos e financiamentos”, avalia Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil. A proteção de dados sensíveis e o sigilo bancário permanecem preservados, como todas as demais exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor, garantindo que as informações dos cadastrados sejam utilizadas única e exclusivamente para fins de análise de crédito. 

Com anos de experiência na gestão do banco de dados de inadimplentes, o SPC Brasil possui uma estrutura tecnológica certificada para operar com o Cadastro Positivo, atendendo a todos os requisitos previstos nas normativas e com o objetivo de garantir a segurança dessas informações e preservar a integridade dos dados dos consumidores cadastrados.

PRAZO

A partir de 9 de julho, todos os consumidores estão automaticamente inclusos nesse Cadastro mas o pedido de exclusão pode ser feito a qualquer tempo e de forma gratuita. O retorno ao Cadastro Positivo é permitido mediante solicitação aos gestores dos bancos de dados também a qualquer momento e sem custo algum. As informações do histórico de pagamentos dos consumidores não poderão ser utilizadas para outras finalidades que não seja a concessão de crédito.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !