>
renascer ead digital

Cariocas estão menos endividados no início deste ano

Por Franciele Aleixo
b.cf.34.economia.cariocas estão menos endividados no início deste ano iam martins
728x90 iptu

BARRA MANSA

De acordo com uma pesquisa feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), o ano começou com menos cariocas endividados. De acordo com a sondagem, que desconsidera despesas regulares como contas mensais, 31,9% iniciaram o ano com dívidas, contra 54,9% do ano passado.

A sondagem mostra ainda que, dos que têm despesas extras, 57,7% vão pagar o IPTU parcelado, contra 35,9% que pretendem quitar o imposto à vista. Em 2024, 45,4% disseram que parcelariam o imposto. O mesmo ocorre com o IPVA, já que 53,8% vão pagar parcelado, contra 42% que pretendem pagá-lo integralmente. No ano passado, 49,3% afirmaram que parcelariam o imposto.

Em relação à matrícula escolar, 67,9% vão pagar à vista, enquanto 28,9% de forma parcelada. Em 2024, 48,6% disseram que iam pagar a matrícula escolar sem parcelar. Pagar o material escolar sem parcelamento está nos planos de 55,5%, contra 37,3% que vão optar pelas parcelas.


De acordo com a economista Sônia Vilela, os consumidores brasileiros estão mais conscientes na hora de fazer as compras. Entre os destaques, estão a escolha de produtos sustentáveis e lojas online, além da priorização das necessidades básicas como alimentação, educação e saúde. “O consumo é uma atividade necessária e benéfica, mas deve ser feito com moderação e planejamento. O que tem acontecido é isso, fluminense e o brasileiro de forma geral, tem planejado e avaliado o impacto das suas compras não só no seu bolso, mas qualidade de vida das pessoas e no fim do ano tem se programado para o pagamento dos impostos, do material escolar e isso influencia positivamente, gerando menos ‘aperto’ para a família em geral”, avalia a profissional.

Mais dados

O endividamento das famílias brasileiras caiu em dezembro do ano passado e ficou em 76,7%, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Na comparação com o fim de 2023, a queda foi de 0,9 ponto percentual, quando o indicador havia ficado em 77,6%.

A redução do endividamento no fim do ano, momento em que sazonalmente ocorre aumento do indicador, com famílias recorrendo mais ao crédito, mostra a cautela do consumidor diante do cenário de aumento de juros, da inflação e do custo do crédito, afirma a CNC.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos