VOLTA REDONDA
O VR Parking tem previsão de ser iniciado no mês de julho. O pregão eletrônico que escolherá a empresa responsável acontece no dia 16 de abril e a vencedora terá um prazo de até três meses para começar a executar o serviço. Uma campanha para divulgar o novo modelo de estacionamento rotativo está sendo realizada pela Empresa de Processamento de Dados (EPD). Estão sendo validados ainda alguns dados que compõem o novo projeto, como fluxo de veículos por vagas, percentual de motoristas que estão colocando os tickets do estacionamento rotativo e a quantidade de vagas que um agente de monitoramento consegue fiscalizar.
Durante essa semana os agentes percorreram a Vila Santa Cecília. Os próximos centros comerciais a receberem a campanha serão Aterrado e Centro.
Com o novo modelo de estacionamento, o número de vagas para idosos será triplicado em Volta Redonda. Atualmente são 67 e passará para 270 nos principais centros comerciais de Volta Redonda. Os deficientes físicos terão 108 vagas de estacionamento, hoje são 85. Ao todo, devem ser disponibilizadas aproximadamente 4,7 mil vagas. O VR Parking atenderá oito áreas: Aterrado, Vila Santa Cecília, Centro, Retiro, 207, Ponte Alta, Niterói e Santo Agostinho.
Para o presidente da EPD, Matheus Moreira Cruz, o VR Parking trará economia e facilidade. “O ticket será eletrônico, o que vai a acabar com necessidade de impressão. Para quem não tiver acesso ao aplicativo, serão disponibilizados agentes nas ruas, para vender os tickets eletrônicos. Além do credenciamento junto a lojistas que tenham interesse para sua comercialização. O motorista só precisará informar o número da vaga e a placa do veículo e o comprovante da compra será entregue”, disse.
A otimização do estacionamento rotativo foi mencionada pelo comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni. Ele ressaltou a melhoria do estacionamento e a organização dos espaços públicos. Já o prefeito Samuca Silva (Podemos) disse que além da tecnologia, haverá geração de emprego. “A princípio serão gerados em média 50 empregos diretos com a implantação do VR Parking. Volta Redonda merece receber mais esta inovação”, contou o prefeito.