>
renascer ead digital

Campanha de conscientização alerta população sobre os cuidados e riscos nas passagens de nível em Barra Mansa

Foco da ação é proximidade do carnaval, considerando que neste ano a festa na cidade será na Avenida Roosevelt Brasil, às margens da linha férrea

Por Roze Martins
25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 5 foto iam martins
25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 3 foto iam martins
Foto: Iam Martins
25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 1 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 2 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 12 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 13 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 14 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 4 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 5 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 6 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 7 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 8 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 9 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 10 foto iam martins25 02 2025 conscientização sobre segurança em passagem de nível 11 foto iam martins
728x90 seguranca

BARRA MANSA

A manhã desta terça-feira, dia 25, foi marcada por uma ação educativa para conscientizar a população e os foliões de Barra Mansa sobre os riscos e a importância dos cuidados nas passagens de nível do município. A ação se deve ao fato de que neste ano, pela primeira vez, a festa de carnaval será realizada na Avenida Roosevelt Brasil, que fica às margens da linha férrea, e foi realizada pelas Secretarias de Ordem Pública e de Comunicação Social, juntamente com as empresas VLI e MRS Logística e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Belo Horizonte.

Foram percorridos pontos estratégicos da cidade, incluindo as passagens de nível localizadas nas ruas Alberto Mutel (próximo à Praça da Liberdade Kids), Ary Thomé (próximo ao Parque da Cidade), Duque de Caxias (próximo ao Jardim das Preguiças) e o trecho sob o Viaduto Dr. Didácio de Souza Fonseca (perto da Prefeitura). Nesses locais, foram distribuídos panfletos informativos e realizadas orientações aos pedestres e motoristas, enfatizando a importância de respeitar a sinalização e adotar comportamentos seguros ao cruzar a linha férrea.

Conforme destacou Elizeu Garcia, relações públicas da Guarda Municipal de Barra Mansa, a ação teve um retorno muito positivo por parte da população, que segundo ele entendeu a importância das orientações como forma de garantir a segurança da população. Ele explicou que a campanha se concentrou nas passagens de nível onde há o registro de maior número de acidentes, como a que fica na Rua Duque de Caxias e na Alberto Mutel, no entanto, que as orientações se estendem para todo o trecho da cidade cortado pela linha férrea.


“Considerando que o palco do carnaval vai ser na Avenida Roosevelt Brasil pela primeira vez, é necessário que as pessoas tenham atenção ali também. Isso porque os foliões, naquele momento de euforia, podem não perceber que estão próximo à margem, e essa impercepção, no caso, faz com que ultrapassem a linha de segurança. A principal causa de acidentes na linha férrea seria a imprudência por não respeitar as normas de segurança para elas. Existe uma faixa, que é uma linha de delimitação próxima linha férrea, existe uma cancela, existem alarmes sonoros, então esses dispositivos de segurança devem ser respeitados”, alertou Garcia.

O secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, também destacou a importância da ação neste período. “Considerando o aumento do consumo de álcool durante as comemorações, é imprescindível reforçar a conscientização da população para prevenir acidentes e até mesmo fatalidades envolvendo os trens que atravessam nossa cidade”, disse.

Representando o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias, o diretor sindical Antônio Marcelino de Carvalho, frisou que a atenção da população deve ser contínua e ao longo de todo o ano. “A ação de hoje demonstra que, através da colaboração e conscientização, podemos reduzir acidentes e proteger vidas. Estamos comprometidos em continuar promovendo práticas seguras e trabalhando em conjunto com a Prefeitura e demais parceiros para assegurar o cumprimento rigoroso das medidas de segurança”, declarou Antônio.

Durante a ação, a VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) colocou uma equipe para fazer a entrega de panfletos contendo dicas de segurança para a população. “Fazemos um apelo para que a comunidade coloque a segurança em primeiro lugar, sempre. Estimulamos a prevenção e contamos com a atenção de todas as pessoas no momento da travessia. O cuidado com a vida tem que vir em primeiro lugar”, destacou a supervisora de Operação da VLI em Barra Mansa, Josikelle Oliveira.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos