BARRA MANSA
A manhã desta terça-feira, dia 25, foi marcada por uma ação educativa para conscientizar a população e os foliões de Barra Mansa sobre os riscos e a importância dos cuidados nas passagens de nível do município. A ação se deve ao fato de que neste ano, pela primeira vez, a festa de carnaval será realizada na Avenida Roosevelt Brasil, que fica às margens da linha férrea, e foi realizada pelas Secretarias de Ordem Pública e de Comunicação Social, juntamente com as empresas VLI e MRS Logística e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Belo Horizonte.
Foram percorridos pontos estratégicos da cidade, incluindo as passagens de nível localizadas nas ruas Alberto Mutel (próximo à Praça da Liberdade Kids), Ary Thomé (próximo ao Parque da Cidade), Duque de Caxias (próximo ao Jardim das Preguiças) e o trecho sob o Viaduto Dr. Didácio de Souza Fonseca (perto da Prefeitura). Nesses locais, foram distribuídos panfletos informativos e realizadas orientações aos pedestres e motoristas, enfatizando a importância de respeitar a sinalização e adotar comportamentos seguros ao cruzar a linha férrea.
Conforme destacou Elizeu Garcia, relações públicas da Guarda Municipal de Barra Mansa, a ação teve um retorno muito positivo por parte da população, que segundo ele entendeu a importância das orientações como forma de garantir a segurança da população. Ele explicou que a campanha se concentrou nas passagens de nível onde há o registro de maior número de acidentes, como a que fica na Rua Duque de Caxias e na Alberto Mutel, no entanto, que as orientações se estendem para todo o trecho da cidade cortado pela linha férrea.
“Considerando que o palco do carnaval vai ser na Avenida Roosevelt Brasil pela primeira vez, é necessário que as pessoas tenham atenção ali também. Isso porque os foliões, naquele momento de euforia, podem não perceber que estão próximo à margem, e essa impercepção, no caso, faz com que ultrapassem a linha de segurança. A principal causa de acidentes na linha férrea seria a imprudência por não respeitar as normas de segurança para elas. Existe uma faixa, que é uma linha de delimitação próxima linha férrea, existe uma cancela, existem alarmes sonoros, então esses dispositivos de segurança devem ser respeitados”, alertou Garcia.
O secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, também destacou a importância da ação neste período. “Considerando o aumento do consumo de álcool durante as comemorações, é imprescindível reforçar a conscientização da população para prevenir acidentes e até mesmo fatalidades envolvendo os trens que atravessam nossa cidade”, disse.
Representando o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias, o diretor sindical Antônio Marcelino de Carvalho, frisou que a atenção da população deve ser contínua e ao longo de todo o ano. “A ação de hoje demonstra que, através da colaboração e conscientização, podemos reduzir acidentes e proteger vidas. Estamos comprometidos em continuar promovendo práticas seguras e trabalhando em conjunto com a Prefeitura e demais parceiros para assegurar o cumprimento rigoroso das medidas de segurança”, declarou Antônio.
Durante a ação, a VLI – controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) colocou uma equipe para fazer a entrega de panfletos contendo dicas de segurança para a população. “Fazemos um apelo para que a comunidade coloque a segurança em primeiro lugar, sempre. Estimulamos a prevenção e contamos com a atenção de todas as pessoas no momento da travessia. O cuidado com a vida tem que vir em primeiro lugar”, destacou a supervisora de Operação da VLI em Barra Mansa, Josikelle Oliveira.