VALENÇA
Doações de alimentos, fraldas, rações e cabelos. Há alguns anos o trote aplicado em calouros das Instituições de Ensino Superior (IES) já não possui mais o mesmo significado. O Trote Solidário do Centro Universitário de Valença (UniFAA) aconteceu na última segunda-feira com o objetivo de ressignificar o tradicional trote aplicado em calouros e repudiar qualquer tipo de atitude que gere desconforto e constrangimento.
Em sua terceira edição, a ação integra os antigos e novos alunos, além de ajudar pessoas necessitadas da cidade. Os interessados em colaborar podem procurar os alunos da Instituição. Tudo que for arrecadado será repassado a instituições de apoio social de Valença.
Os donativos que poderão ser arrecadados foram divididos em quatro grupos: alimentos não-perecíveis, fraldas infantis e geriátricas e rações para cães e gatos. Além da novidade para esta edição: doação de cabelos, através da campanha ‘Fios Solidários’, que disponibilizará uma cabeleireira no Campus Sede para realizar os cortes.
Nesta edição, os cursos foram divididos em três grupos, identificados pelas cores verde, azul e laranja. Além disso, para cada tipo de doação realizada, as equipes receberão uma pontuação. Ao fim da competição, a equipe com maior número de pontos será premiada pela Instituição.
Na primeira edição, no ano passado, foram arrecadadas mais de uma tonelada de alimentos e mais de cem pessoas a realizarem doações de sangue no Hemonúcleo de Barra Mansa, que atende boa parte das cidades da região Sul Fluminense.