Barra Mansa pode criar Circuito do Idoso em diversas regiões

0

BARRA MANSA

Foi aprovado em segunda discussão no Legislativo de Barra Mansa, o projeto de lei de autoria do vereador Thiago Valério (PPS) que dispõe sobre o estímulo de atividades esportivas para a terceira idade, criando o circuito do idoso na cidade. A iniciativa segue agora para sanção ou veto do prefeito Rodrigo Drable (MDB).

Segundo o projeto de lei, sancionado, ficaria assegurada a destinação de áreas de uso comum na cidade para a criação desse circuito do idoso, que consiste na construção e manutenção de pistas de caminhada construídas e adaptadas para o uso e necessidades dos idosos, garantindo a acessibilidade, mobilidade e eliminação das barreiras arquitetônicas e similares que criam o constrangimento à circulação e mobilidade.

Essas áreas, de acordo com o projeto de lei, seriam situadas em locais de livre acesso à população com uma infraestrutura mínima para o uso por parte dos idosos. Outra condicionante do projeto é estarem distribuídas entre as diversas regiões da cidade, “tanto quanto possível junto às outras atividades esportivas, reservado espaço para as pistas de caminhada”.

O vereador Thiago Valério lembra que por conta da situação financeira do município, as vias públicas, especialmente as calçadas, estão em péssimo estado, o que causa risco para pessoas idosas que precisam de locomoção diária para fazer exercícios físicos. “Cabe ao município, de forma alternativa, criar espaços específicos nos seus mais diversos pontos residenciais para a mobilidade responsável dessas pessoas. É matematicamente provado que os investimentos em prevenção de doenças são muito mais econômicos do que os gastos com saúde pública, por isso creio que esse projeto será muito importante visando o bem-estar da coletividade”, concluiu o vereador.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !