ACRJ discute práticas não sustentáveis em webinar com economistas

0

ESTADO

No passado, uma empresa podia ter sua reputação ameaçada por causa da sustentabilidade, mas tinha tempo de gerenciar a crise e reverter de alguma forma a situação. Hoje, o ‘cancelamento’ nas redes sociais é um risco ainda maior para os empresários, incluindo os pequenos e médios empreendedores que não usam práticas sustentáveis.

A discussão fez parte do webinar promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), na segunda-feira, dia 28, com os economistas Sérgio Besserman, professor do Departamento de Economia da PUC Rio, e Manuel Thedim, diretor executivo do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade. A avaliação dos economistas foi feita durante o debate sobre desenvolvimento sustentável e a partir de uma importante questão apresentada pela presidente da ACRJ, Angela Costa. “Como a pequena e a média empresa vai conseguir se preparar para atender essas novas exigências do mercado, com parâmetros nas áreas ambiental, social e de governança?”, indagou.

Para Besserman, os pequenos e médios empreendedores devem estar atentos com as questões de diversidade e de boas práticas ambientais porque existem riscos, como seu ativo de maior valor, que é a marca do negócio, e até ‘cancelamento’ nas redes sociais. O economista recomendou que os empreendedores tenham as ‘antenas’ para o alto, conhecimento, capacidade de processar esse conhecimento e colocar a pequena e média empresa surfando na onda para a transição do baixo carbono. Uma tendência fortíssima e que vai acelerar nos próximos anos.  “Evitem o caminho da destruição ambiental, da pobreza ou de uma desigualdade, sem acesso ao desenvolvimento. O papel da micro e pequena empresa é o mesmo de todos os indivíduos, que é lutar para o fim disso com suas atitudes pessoais, empresariais, no seu território, na sua casa”, afirmou Manuel Thedim.

De acordo com ele, os micros e pequenos empreendedores precisam entender o ambiente e as regras que são jogadas para eles, reagindo da forma mais eficiente possível para maximizar o seu retorno. O webinar esta no canal do Youtube da ACRJ ou no site www.acrj.org.br.

A ACRJ

A Associação Comercial do Rio de Janeiro é uma das mais antigas entidades de representação civil do país, criada em 15 de julho de 1809. Contribui para o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro e atua proativamente em defesa dos interesses da classe empresarial fluminense. Em 2017, mostrou que está na vanguarda dos acontecimentos elegendo uma mulher, pela primeira vez em dois séculos de história, para sua presidência.

A ACRJ é Órgão Técnico e Consultivo do Governo Federal, presta grande serviço também ao país no estudo, debate e apresentação de soluções para os problemas que se relacionam à economia nacional, de acordo com o Decreto Federal n.º 6348 de 26/09/1940, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. É também reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Estadual (Lei nº 4.361 de 24/06/2004) e Municipal (Lei nº 5.242 de 17/01/2011) do Rio de Janeiro.

 

error: Conteúdo protegido !