Academia da Saúde atinge 200 atendimentos em Porto Real

0

PORTO REAL

O Programa Academia da Saúde, em funcionamento desde agosto nos bairros Freitas Soares e Novo Horizonte, já realizou mais de 200 atendimentos. Desde então, a população de Porto Real têm a disposição profissionais como: uma enfermeira, um fisioterapeuta, um farmacêutico e dois educadores físicos. A Academia da Saúde faz parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), onde os serviços do local são conciliados com as Unidades de Saúde da Família (USF).

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, falou sobre o encontro realizado dia 21com o grupo de hipertensos e diabéticos na academia do bairro Novo Horizonte e comentou novas contratações. “Esse momento foi idealizado através do Nasf, onde o grupo recebeu diversas orientações de saúde. Através do último concurso público, em breve um nutricionista e uma psicóloga também farão parte da equipe do programa. Assim, ampliaremos os serviços à população de uma forma mais completa e eficiente”, frisa o secretário.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também está presente na Academia da Saúde. É através dela que são disponibilizados os profissionais de Educação Física. “Alongamento, ginástica aeróbica e localizada, iniciação ao treinamento funcional e caminhada orientada. A equipe disponibiliza esses serviços de segunda a sexta, a partir das 7 horas, no Freitas Soares. Já nas segundas, quartas e sextas, das 7h às 8h40min e das 14 às 16 horas, as atividades acontecem no Novo Horizonte”, contou o secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sebastião da Silva.

ADESÃO

A coordenadora da Academia da Saúde, Caroline Provazi, explicou os procedimentos para aderir ao programa. “O interessado em participar da Academia da Saúde deve se dirigir ao local, onde será encaminhado à USF de referência do bairro. Após um atendimento médico, ela receberá um encaminhamento, onde será constatado se ela está apta para a prática de exercícios. Esse controle é necessário para preservar e evitar riscos à saúde dos pacientes durante as aulas”, explicou a Caroline.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !