Primeiro caso registrado do coronavírus do Estado é de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em coletiva nessa tarde, o caso confirmado de coronavírus no estado está localizado em Barra Mansa. Esse é o oitavo caso confirmado do Brasil, sendo seis em São Paulo, um no Espírito Santo.

Trata-se de uma mulher de 27 anos. Ela esteve em viagem pela Europa, passou pela Itália, onde há mais de três mil casos da doença. A mulher esteve na Itália entre 9 e 23 de fevereiro e procurou a Santa Casa de Barra Mansa no dia 1º de março. A confirmação do resultado foi feita pela Fiocruz, que valida os casos de todo o país.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde, ela está em isolamento domiciliar, onde ficará até o dia 20. Pessoas da sua família estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde. As pessoas que vieram no mesmo voo com ela já foram identificadas e também estão sendo monitoradas. Segundo nota oficial da Prefeitura de Barra Mansa, a paciente teve os primeiros sintomas no dia 17 de fevereiro. Foi medicada no dia 20 em Portugal, com anti-inflamatório. “A paciente passa bem e apresenta regressão da doença. Ela não teve caso de febre ou tosse, apresentando indícios de uma sinusite. O caso não apresenta riscos, já que o período de transmissão, que é de 14 dias, já passou. Ninguém que teve contato com ela apresentou qualquer indício do Covid-19”, diz a nota enviada.

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, destacou que o caso é importado, a mulher está bem e é uma forma branda da doença. “Quero retificar para a população que todos podem ficar absolutamente tranquilos”, ponderou o secretário, completando que as pessoas de Barra Mansa podem ficar tranquilas, pois a pessoa que contraiu o vírus está em isolamento e monitorada, assim como as pessoas de suas relações.

Barra Mansa tinha duas suspeitas do coronavírus. Ontem, a prefeitura confirmou que um dos casos suspeitos deu negativo. Até o momento não existem mais casos então suspeitos na cidade, mas um descartado e outro confirmado, o primeiro do Estado do Rio de Janeiro.

EM TODO O ESTADO

A informação é que são 79 casos suspeitos de coronavírus no Estado. Desde o início da análise até quarta-feira, já foram descartados 58 casos suspeitos. “No Rio de Janeiro não temos nenhuma notificação de transmissão no território. Temos o primeiro caso no Rio, mas sem transmissão sustentada no território. Não há motivo pra pânico”, afirmou Santos.

Em todo o país são 639 casos suspeitos que estão sendo monitorados, de acordo com o Ministério da Saúde. Já foram descartados 378 casos por exame laboratorial.

TRANSMISSÃO LOCAL

Enquanto as autoridades do Rio de Janeiro disseram que ainda não é possível no estado a transmissão no território, em São Paulo foram registrados os dois primeiros casos de transmissão local do coronavírus dentro do país. São duas pessoas que mantiveram contato com o primeiro paciente confirmado, o idoso de 61 anos que tinha viajado para a Itália.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explicou a diferença entre transmissão local e transmissão sustentada. Ele afirmou que o que há no Brasil é transmissão local, ou seja, alguém contraiu o vírus de outra pessoa dentro do país. Já a sustentada acontece quando não é possível mais rastrear a linha de transmissão. Ele afirmou que o vírus não está circulando pelo Brasil. “Não está produzindo doentes em que não conseguimos identificar a fonte. O vírus está circulando dentro de um agrupamento de pessoas”, afirmou Wanderson.

CASO DESCARTADO EM RESENDE

Hoje, quinta-feira, segundo informações da Prefeitura de Resende, o segundo caso que aguardava confirmação de exame foi descartado. Portanto, a cidade não tem mais casos suspeitos.

Segundo informações do Governo do Estado, na região Sul Fluminense há uma nova suspeita, em Rio das Flores. Há ainda suspeita em Volta Redonda (1) e Valença (1).

Deixe um Comentário