Jovem candidato a deputado federal propõe novas práticas para mandato

0

SUL FLUMINENSE

Aos 25 anos, Marco Rodrigues é candidato a deputado federal pelo PSB. Para ele a idade nada significa se por trás existe a responsabilidade de entender o que significa o cargo e os votos recebidos.  E isso ele diz ter plena consciência. Marco, barra-mansense e morador de Volta Redonda, esteve no A VOZ DA CIDADE e contou que se propôs a vir candidato ao participar de um movimento de renovação política, onde pessoas que não são do meio são capacitadas e preparadas para ocupar uma posição de liderança política. “Não falo apenas de novas caras, mas sim novas práticas”, disse.

O jovem ingressou na primeira turma do movimento Renova BR e foi um dos 133 representantes do país. Da região foi o único participante. “Realmente acredito que as grandes transformações que vamos ter na sociedade passam pela política. Não dá para entender que a política está suja, corrupta e não participar. Tem que ser o contrário. Se a política está nas mãos das pessoas ruins é aí que precisamos tomar as rédeas e fazer nossa parte. E foi isso que o Renova despertou em mim. Sempre tive certa identificação com a política, não pensava que ela entraria nesse momento da minha vida”, admite Marco que tem uma escola de habilidades humanas, uma startup.

A capacitação pelo RenovaBR acabou  no mês de julho e, posteriormente, se alguns participantes forem eleitos voltarão para um módulo de mandato. No Renova Marco contou que aprendeu de tudo um pouco, desde saúde, segurança, educação, construção de agenda digital, inovação, mandato inovador. “Estamos na era pós-digital e na política ainda estão na era industrial. Tudo está muito atrasado, desde questões burocráticas, criação de leis, revogação de outras. Até mesmo a aproximação do político com o cidadão. É preciso fazer um mandato mais participativo para encurtar essa distância e uma das soluções são aplicativos de transparência e aproximação”, explicou.

O candidato a deputado federal afirma que existem diversas discussões sobre inovação que podem ser colocadas em práticas, algumas delas em projeto de lei. Segundo ele, um projeto seria uma agenda mais digital para o Brasil digitalizando alguns documentos, diminuindo a burocracia e facilitando a vida das pessoas. “Podemos ainda atuar em projetos de lei em áreas bem abrangentes, como a redução de privilégios, o que não deixa de ser uma inovação. Hoje as pessoas tem o paradigma que a política gera muitos benefícios e é boa para quem é político, com vários benefícios e muito dinheiro. Uma inovação simples seria cortar esse privilégio e quero reduzir em pelo menos 50% da cota parlamentar que é o dinheiro que o deputado tem por mês para fazer seu mandato”, afirmou, lembrando que o valor atual é de R$ 38 mil.

LEGISLANDO, DEBATENDO E FISCALIZANDO

Marco Rodrigues entende o papel de um deputado federal, que é legislar, debater e fiscalizar. Segundo ele, se eleito, fará tudo pelo estado, mas a destinação das emendas serão para o Sul Fluminense. Ele falou da crise de representatividade e de poucos representantes da região no parlamento. Disse que lutará pelo ensino integral para todas as crianças. Outra bandeira será no empreendedorismo. “Educação e empreendedorismo são duas grandes ferramentas de transformação da sociedade. Não podemos esquecer da segurança e saúde, mas o melhor investimento que podemos fazer em segurança é através da educação”, concluiu.

 

 

Deixe um Comentário