BARRA MANSA
Ana Clara Kozlowski Caravieri, aluna da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Verbo Divino, recebeu esta semana a medalha pelo seu bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) de 2017. A cerimônia de premiação foi realizada no campus da Uerj no Rio de Janeiro. No estado do Rio, dos 6.800 alunos que se inscreverem para a OBF, poucos chegaram à terceira fase e apenas 46 foram aprovados no exame final. Ana Clara foi a única menina deste seleto grupo e também a única representante do Sul Fluminense.
As provas foram realizadas no ano passado. A primeira e a segunda fase da OBF 2017 foram em maio e agosto, respectivamente. Em seguida, após ter sido aprovada, Ana Clara seguiu para o Rio de Janeiro, onde fez os testes da terceira fase em outubro, junto com os outros classificados em todo o estado. A pontuação final não é divulgada, bem como a ordem de classificação entre os 46 premiados. “Estudei bastante e estava confiante, mas confesso que não esperava chegar tão longe, estou muito feliz com esse prêmio”, disse a estudante.
Ana Clara revelou que teve como única fonte de conhecimento as aulas no Colégio Verbo Divino (CVD). “Não faço aula particular nem qualquer outro tipo de curso extra voltado à física. Acredito que essa premiação é fruto do meu empenho, pois estudei muito em casa os conteúdos de sala de aula, combinado à qualidade de ensino do colégio, que sempre nos deu uma boa base para que pudéssemos alcançar nossos objetivos”, disse a aluna, orgulho da professora de Ciências e Laboratório, Sumara Melo. “Eu já esperava uma boa colocação, porque ela é muito dedicada nos estudos, é uma aluna brilhante”, disse a professora, destacando ainda a eficácia do método do CVD adotado nas aulas de Física e Ciências. “Tenho convicção de que só atingimos resultados como esse porque somos uma escola que combina teoria e prática. O professor Rafael ministra o conteúdo e eu reforço com a prática no Laboratório. Desde que começamos essa parceria marcamos presença nas premiações da OBF”, concluiu Sumara.
Agora, a expectativa é para mais um prêmio na OBF desse ano, que será mais difícil para Ana Clara por abordar conteúdos do ensino médio. A primeira prova foi aplicada no dia 10 de maio. E ela está otimista. “Estou estudando como sempre, quem sabe não conquistamos mais uma medalha?”, finalizou.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA
Realizada com turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, a Olimpíada Brasileira de Física é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Tem como principais objetivos despertar e estimular o interesse pela Física, proporcionar desafios aos estudantes e aproximar a universidade do Ensino Médio, além de identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.