a voz da cidade presencial 2025

‘Conexão Mega Cidadania’ leva serviços gratuitos e lazer à população de Volta Redonda

Primeira edição de 2025 do projeto reuniu prefeitura, Governo do Estado e UniFOA na Praça Brasil, com atendimentos de saúde, emissão de documentos e atividades culturais

Por Bruna Cuconato
c229bada 5df4 4a5d af55 1de425f6ce79
728x70 gratidao

VOLTA REDONDA

A Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, foi o local escolhido para a primeira edição de 2025 do projeto ‘Conexão Mega Cidadania’, realizada neste sábado, dia 24, das 8h às 13h. A ação, que ofereceu uma ampla gama de serviços gratuitos à população de Volta Redonda, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), com o apoio do programa estadual RJ Para Todos.

Serviços essenciais e facilidades no mesmo lugar

Durante o evento, a população teve acesso a atendimentos como emissão de documentos, corte de cabelo gratuito, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), orientação jurídica pelo projeto Advogado Social, entre outros. A Prefeitura ainda distribuiu mudas de plantas nativas da Mata Atlântica e levou atrações culturais para o espaço. O UniFOA participou com atendimentos de saúde e escovódromo, enquanto o Governo do Estado, por meio do RJ Para Todos, ofereceu serviços como emissão da 1ª e 2ª via do RG, carteira de trabalho digital, habilitação para casamento e atendimento do Detran-RJ, Fundação Leão XIII, Procon e Carreta do Trabalhador.

Entre os beneficiados, o deficiente visual Fernando Vieira, de 65 anos, destacou a importância da ação. “O evento me motivou a atualizar o documento. Estava há muito tempo querendo fazer isso, e com este projeto, não perdi tempo. Fiz o cadastro e vou pegar o RG no Detran dia 26”, contou. Ele também levou a filha Isabele para renovar a identidade.

Lazer e cultura para todas as idades

Além dos serviços, a Praça Brasil recebeu uma feira de artesanato, apresentações musicais e culturais, e diversas atividades voltadas às crianças. Houve shows com personagens infantis, peças de teatro, aulão de ginástica, apresentação do projeto Ballet Educação, show com a cantora Helen Reis, e participações da Banda Municipal e da Banda Marcial da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre).

A aposentada Célia Gonçalves Suhett, de 76 anos, aproveitou para pegar uma muda de maracujá. “Vou levar para a minha chácara no Retiro. Fui bem atendida e rapidamente”, relatou. Já Elisa de Carvalho Curty Ferreira acompanhou emocionada a apresentação da filha Sofia, integrante da Banda da Fevre. “Estou muito orgulhosa de ver que em cerca de dois anos, ela evoluiu muito. Este projeto da Banda estimula a criança e trabalha a mente dela”, disse.


Cidadania, saúde e inclusão social

Durante o evento, os visitantes puderam receber vacinas contra a gripe, meningite e HPV. A aposentada Maria Auxiliadora Ferreira da Silva, de 87 anos, aproveitou a proximidade para se vacinar. “Aproveitei para tomar a vacina contra a gripe, aqui perto de casa. Minha vizinha me falou que teria este serviço aqui na Praça Brasil”, contou.

Pessoas com deficiência também foram atendidas com orientações e serviços da Secretaria Municipal da Pessoa Com Deficiência. Foram oferecidos abafadores de ouvido para crianças autistas, cordões de girassol (que identificam deficiências não visíveis), assessoria jurídica e transporte gratuito. “Oferecemos o abafador de ouvido para as crianças autistas, cordão do girassol, instruímos sobre o cadastro de pessoas com deficiência no Censo que a secretaria está realizando e oferecemos assessoria jurídica e ônibus gratuito para os PCDs que quiseram vir participar do projeto”, explicou o secretário Washington Uchôa, informando que cerca de 100 pessoas foram atendidas.

Parcerias ampliam alcance do projeto

O gestor do Banco da Cidadania, Ricarbo Ballarini, destacou a ampliação da estrutura nesta edição. “Além dos parceiros como o Estado e a Unifoa, o Mega Cidadania agregou o Sesi e a TV Rio Sul, carros antigos, os Falcões de Aço e muitas outras entidades que não participavam. As pessoas tiveram a chance de encontrar no mesmo lugar serviços essenciais, diversão e o principal, tivemos uma equipe preparada para dar as devidas orientações para as pessoas”, afirmou.

A ação teve apoio do deputado estadual Munir Neto, que reforçou o impacto do projeto. “O Conexão Mega Cidadania está alcançando o seu objetivo de levar ações de qualidade para a população. É a união de três potências: Prefeitura, Estado e UniFOA. Tivemos a integração de todas as secretarias municipais, o UniFOA com o ônibus da Nutrição, departamento jurídico, serviços de enfermagem, escovódromo, e o Estado veio com o RJ Para Todos, com o Detran-RJ fazendo a carteira de identidade, a Fundação Leão XIII oferecendo gratuidade na documentação e a Carreta do Trabalhador oferecendo emprego, fazendo a carteira profissional digital, além de auxiliar as pessoas a entrarem no Seguro Desemprego. Quem ganhou com o evento foi a população de Volta Redonda”, afirmou Munir.

O prefeito Antonio Francisco Neto também esteve presente na Praça Brasil e elogiou a realização do projeto. “É um sucesso total. A parceria com o UniFOA, com o Governo Estado e com o deputado Munir é motivo de muita alegria. Parabenizo a todos os envolvidos pela realização de um evento maravilhoso como este. Fico muito feliz com este resultado. Um projeto bem organizado que considero uma conquista para a nossa cidade”, declarou.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos