RESENDE
O Plenário aprovou, recentemente, o pedido da vereadora Márcia Lima (Republicanos) solicitando a implantação do Núcleo de Hemoterapia no Hospital do Câncer de Resende, que está sendo construído. A propositura foi encaminhada ao prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Ao justificar a indicação, a vereadora Márcia Lima lembrou que a hemoterapia é um tratamento no qual uma quantidade pré-determinada de sangue é coletada e após o processamento e análise, os componentes do sangue podem ser transfundidos para outra pessoa, ajudando no tratamento da doença e melhora da pessoa. “A hemoterapia é um procedimento importante no tratamento de câncer e de distúrbios do sangue, como a hemofilia. Consiste na recolha de uma quantidade pré-determinada de sangue, que é analisada, processada e armazenada em laboratório. Neste procedimento, os componentes do sangue são utilizados para transfusão, que pode ser de sangue total, de plasma ou de plaquetas, além de poder ser utilizado para produzir fatores de coagulação e imunoglobulinas, que são proteínas que atuam na defesa do organismo. Por isso, é tão importante a implantação do Núcleo de Hemoterapia no Hospital do Câncer de Resende”, explicou a parlamentar.
MMELHORIAS NO HEMONÚCLEO DE RESENDE
A vereadora Márcia Lima também apresentou propostas em benefício do Hemonúcleo de Resende. A parlamentar solicitou a reforma e revitalização do Hemonúcleo e a contratação de dois enfermeiros e dois técnicos de laboratório, respectivamente.
De acordo com Márcia, as obras visam revitalizar a fachada e o interior do prédio, tornando o ambiente mais moderno e funcional. “Tanto os usuários do serviço quanto os funcionários serão beneficiados pela melhoria, que vai contribuir para a qualidade do atendimento e dar mais comodidade e conforto para todos”, aponta a vereadora.
A parlamentar ainda pediu a ampliação do quadro funcional do Hemonúcleo visando melhorar a qualidade dos serviços prestados. Enquanto o aumento do número de enfermeiros vai agilizar o atendimento e dar mais eficiência ao armazenamento e distribuição das bolsas de sangue, a quantidade maior de técnicos de laboratório vai agilizar as análises do sangue doado.
DOAÇÃO DE SANGUE
Vale lembrar que, para doar sangue, basta comparecer ao Hemonúcleo munido de documento oficial com foto. Além disso, o voluntário não pode estar em jejum, deve apresentar bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 50 kg. No caso de jovens de 16 e 17 anos, a doação só poderá ser feita mediante a autorização de um responsável. Já no caso dos doadores com mais de 60 anos, é necessário já ter doado sangue em outra ocasião. O Hemonúcleo funciona em prédio anexo ao Hospital de Emergência, de segunda à sexta-feira das 8 às 11 horas.