RESENDE
O Carnaval de Rua voltará a seus tempos áureos. A Lei Nº 3916/2023, de autoria do vereador Matheus Oliveira (Podemos) determinou que a terça-feira passará a ser oficialmente o Dia Municipal do Carnaval de Rua em Resende.
Segundo o vereador Matheus, o objetivo da medida é valorizar o Carnaval de Rua da cidade, chamando atenção para sua importância cultural e social, divulgando sua história e promovendo atividades relacionadas a ele. “Trata-se de uma manifestação popular que se confunde com a história de Resende, uma vez que teve início em 1850 e resiste ainda hoje com os blocos Crustáceo da Manguaça e do Lavapés, por exemplo”, comenta o parlamentar. Ele ainda lembra que a fundação das primeiras escolas de samba e agremiações da cidade ocorreu na década de 1940, sendo que o dinheiro pago por elas para desfilar chegou a ser investido nas obras da Igreja da Matriz, que havia sido atingida por um incêndio em 1945.
Vale destacar que a nova lei determina que, na data em questão, a prefeitura promova eventos que visem resgatar o Carnaval de Rua, em especial no Centro Histórico, tradicional ponto de encontro de foliões. “Também estão previstas parcerias com instituições públicas e entidades da sociedade civil com o objetivo de enaltecer e estimular esse tipo de manifestação popular”, explica.
PROJETO DE MACULELÊ E OPERAÇÃO TAPA-BURACOS
A implantação do Projeto Maculelê em Resende foi pedida pelo vereador Matheus de Oliveira. “A proposta visa promover e fomentar no município as atividades culturais. Recebi o pedido de diversos munícipes para realizar essa indicação ao Poder Executivo”, disse o vereador.
Em outra indicação, Oliveira solicitou a realização da operação “tapa buracos” na Rua Senhor dos Passos – Altos dos Passos. “O objetivo é oferecer aos moradores do local, mais segurança e melhores condições para a trafegabilidade na rua Senhor dos Passos, pois existem diversos buracos, especialmente no trecho entre os imóveis de número 541 e 718, estão causando transtornos e oferecendo riscos aos munícipes que a utilizam”, explicou.