RESENDE
Pacientes, familiares e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) podem ser beneficiados por uma indicação recente feita pelo vereador Sandro Ritton (DEM) à prefeitura. O parlamentar propõe a alocação de um guarda municipal para a unidade, que atende adultos com transtornos mentais e sofrimentos psíquicos graves.
Para Sandro Ritton, a presença de um guarda naquele espaço é fundamental para garantir a segurança patrimonial e trazer mais tranquilidade a frequentadores e funcionários. “Há um grande número de pessoas que usam os serviços do Caps, mas o local fica totalmente vulnerável durante todo o horário de atendimento”, comenta o vereador.
Os Caps são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. As unidades oferecem um atendimento interdisciplinar prestado por uma equipe composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. O Caps Casa Aberta fica na Avenida General Affonseca, no bairro Vila Julieta.
ISENÇÃO DA TAXA DE RELIGAÇÃO DE ÁGUA
Um estudo de viabilidade visando isenção de taxa de religação de fornecimento de água aos usuários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) foi sugerido pelo vereador Sandro Ritton ao Poder Executivo. “Esta solicitação vem dar coerência para a situação de corte do fornecimento, visto que se a pessoa sem condições de pagar a conta de água, a dificuldade será ainda maior tendo de pagar também a taxa de religação. Sobre este item ainda conclamamos que mesmo diante da referida isenção seja empregada agilidade na religação para não causar transtornos para as pessoas”, disse o vereador, acrescentando que a referência aos usuários do CadÚnico, seria uma forma de justificativa para pessoas de baixa renda.