RESENDE
Hoje é o último dia para visitar o projeto ‘Arte na Capa’ que homenageia o Dia do Fotógrafo. A exposição apresenta capas clássicas de discos de vinil realizadas por fotógrafos brasileiros. A mostra, promovida pela Prefeitura de Resende por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, pode ser visitada no Museu de Imagem e do Som (MIS), que fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico de Resende. A entrada é gratuita.
Intitulada ‘O Retrato do Artista’, a exposição reúne 28 capas de várias fases e gêneros da Música Popular Brasileira (MPB), entre elas a do disco de estreia do grupo ‘Secos & Molhados’, eleita a melhor capa de um disco brasileiro do Século XX. A enquete foi realizada em 2001 pelo jornal Folha de São Paulo com 149 personalidades da música, fotógrafos e artistas plásticos.
Segundo o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, a curiosidade em relação ao disco que lançou o cantor Ney Matogrosso, é que o fotógrafo responsável pela imagem da capa mora atualmente em Resende. “O Antônio Rodrigues entrou para a história da música brasileira registrando a imagem dos integrantes do grupo com as cabeças cortadas sobre uma mesa”, conta Zaidan.
Outra capa que estará a exposição e merece destaque é a do disco que lançou o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda no universo fonográfico. Lançado em 1966, o disco apresenta duas imagens de Chico: uma sorrindo e outra com o semblante mais sério. Cinquenta anos depois, a icônica capa virou meme na internet, com várias versões dependendo do assunto. Dirceu Corte-Real foi o fotógrafo responsável pelos registros.
Outros artistas presentes na exposição são ‘As Frenéticas’ (fotografadas por Ivan Cardoso), Milton Nascimento, Beto Guedes (eternizados por Cafi) e Clara Nunes (registrada pela lente de Wilton Montenegro).