BARRA DO PIRAÍ
O distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, sedia, entre esta quinta-feira, dia 19 e sábado, dia 21, o 1º Festival de Teatro de Ipiabas, evento inédito que marca o lançamento do projeto “Ipiabas Cultural”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Barra do Piraí, o Ministério da Cultura, a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, e o Instituto IDEHC.
O projeto Ipiabas Cultural foca na formação artística e na valorização do patrimônio cultural e turístico do município. Na sexta-feira, dia 20, às 17 horas, será feito o lançamento oficial do projeto, na Estação Cultural de Ipiabas. Entre as ações estão oficinas gratuitas de teatro, dança, música, artes plásticas e artesanato voltadas para crianças e adolescentes.

Oficinas gratuitas de artes serão oferecidas para crianças e jovens – Divulgação
A programação teatral reúne três espetáculos consagrados. Na quinta-feira, a peça “Eu, Amarelo”, com a atriz Maiara Carvalho e textos de Carolina Maria de Jesus, abre o festival. Na sexta-feira, será a vez de “A Descoberta das Américas”, com Julio Adrião, em cartaz há duas décadas. No sábado, dia 21, Alexandre Mofati apresenta “Pai contra Mãe”, baseado em conto de Machado de Assis. As apresentações acontecem sempre às 20 horas, no Centro Cultural de Ipiabas.
Idealizador do projeto “Vozes da Liberdade”, do qual nasceu o festival, Alexandre Mofati celebrou a iniciativa. “É de enorme importância que o teatro também tenha lugar de destaque nesse momento de consolidação de Ipiabas como polo cultural do interior fluminense”, afirmou.
O secretário de Turismo de Barra do Piraí, Tadeu Oliveira, que também responde pela pasta de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, ressaltou o impacto positivo no setor hoteleiro: “Já registramos 80% de ocupação em hotéis, pousadas e hotéis-fazenda durante o festival. Cultura e turismo fomentam o trabalho e impulsionam o desenvolvimento econômico.”
O projeto deve ser expandido nos próximos meses para outros bairros e distritos, como Vargem Alegre, Califórnia, Areal, Vale do Ipiranga e o Centro da cidade.