Confira a programação de aniversário de Volta Redonda
VOLTA REDONDA
Amanhã, no dia do aniversário de 68 anos de Volta Redonda, a prefeitura preparou uma série de programações que vem acontecendo desde quarta-feira, 13, com a realização de eventos culturais, inclusivos, esportivos e turísticos, além de obras entregues. Neste sábado, muitas atividades em alusão a data também serão realizadas.
Veja a programação:
Sábado – 16 de julho –
8h30min – Abertura do Espaço de eventos. Local: Ilha São João
9 horas – Inauguração de Viveiro de Mudas Sr. Benedito Marinho (Sr. Bené) –Local: Santa Cruz
9 horas- Tradicional Feira de Artesanato / DJ / Food Truck / Feira de Livros – Local: Térreo do Memorial Getúlio Vargas, Biblioteca Municipal Raul de Leoni – Vila Santa Cecília
9h30min– Projeto itinerante de castração animal “Caravana Pet” (Projeto Federal). Local: Praça Sávio Gama – Aterrado
10 horas- Exposição #JuntosPelaCultura – Local: Espaço das Artes Zélia Arbex – Vila Santa Cecília
11 horas- Roda Aberta de Capoeira – com Mestra Arara
12 horas- Apresentação Jongo di Volta #JuntosPelaCultura Local: Térreo do Memorial Getúlio Vargas
14h30min – Espetáculo na Trilha do Cinema– #Juntospelacultura – Local: Espaço das Artes Zélia Arbex
15h às 18h- Roda de Samba Bloco do Barba – Local: Térreo do Memorial Getúlio Vargas
19 horas- Orquestra de Cordas de Volta Redonda – Cine 9 de Abril
21 às 23 horas- Show Carol Karpezi – Local: Térreo do Memorial Getúlio Vargas
DOMINGO – 17 DE JULHO – Aniversário de Volta Redonda
8 horas- Fanfarra ex-alunos da ETPC – Local: Térreo do Memorial Getúlio Vargas
8h30min- Hasteamento de Bandeiras com execução de Hinos do Município e Nacional com a participação da Banda e Coral Municipal – Local: Térreo do Memorial Getúlio Vargas
9 horas – Aulão com professores da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e alunos da Melhor Idade – Local: Térreo do Memorial Getúlio Vargas
9 às 16 horas– Tradicional Feira de Artesanato – Local: Térreo do Memorial Getúlio Vargas
A partir das 9 horas- Mutirão de Graffiti – Local: Muro da Light– Avenida Amaral Peixoto, Centro
9h- City tour histórico, “Turistando em VR” – Roteiro com três saídas – às 9, 13 e 15h30min – Local: Praça Brasil, na Vila Santa Cecília
10 horas – Apresentação Especial da Banda e do Coral Municipal
13 horas – Apresentação Tambores de Aço #Juntospelacultura
15 às 19 horas- Tarde do Rock com Iguanas e PrimaDama
19h30min – Show Baile da Mari – apoio CDL/VR – Local: Térreo do Memorial Getúlio Vargas
Programação Zoológico Municipal
10h30min- Reinauguração da Arca do Saber no Zoológico Municipal – Contação de História com Cia Arte em Cena – “No Bosque da Mel” com Isabela Oliveira #Juntospelacultura
14h30min – Contação de História com Milena e Bruno “Adaptação do Pluft o Fantasminha”.
City tour histórico será feito por Volta Redonda neste domingo
VOLTA REDONDA
Um city tour histórico é uma das programações deste domingo, aniversário de 68 anos de Volta Redonda neste domingo, 17. Moradores e visitantes poderão conhecer um pouco da história da cidade a bordo de um ônibus elétrico de forma gratuita. Chamado de “Turistando em VR” um guia credenciado pelo Ministério do Turismo, fará a condução do passeio. A viagem conta com um roteiro com três saídas – às 9, 13 e 15h30min, com embarque e desembarque na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. Quer participar? Então é preciso o agendamento prévio através do link https://forms.gle/Me2VcmonFeNWbsKF7.
O itinerário passará pelo Memorial 9 de Novembro, Hotel Bela Vista, Jardim dos Inocentes, Igreja Santa Cecília, Escola Técnica Pandiá Calógeras e Igreja Matriz de Santo Antônio (sem paradas).
Durante a viagem, haverá distribuição de serviço de bordo e água, material informativo, além de sorteio de brindes. Para participar do sorteio, o passageiro receberá um número, que será entregue no embarque. Ao longo de todo o passeio é obrigatório o uso de máscaras.
Essa será uma ação pioneira no que é chamado de Turismo Social. “É uma modalidade da atividade, que tem por finalidade utilizar o turismo como forma de gerar bem-estar social, oportunizando viagens à terceira idade. Agora nesta atividade, aproveitamos a tendência de turismo de proximidade e de valorização de roteiros no local de residência do próprio morador, como forma de incentivar uma descoberta da cidade. O benefício se estende aos turistas e visitantes, que estejam pela cidade na data. Estão todos convidados”, convidou a diretora de Turismo, Débora Candido.
Prefeito Neto informa novos investimentos de Volta Redonda
VOLTA REDONDA
Em seu quinto mandato, o prefeito Antonio Francisco Neto está no cargo há um ano e sete meses. Foi eleito na pandemia de Covid-19 onde os problemas era bem graves, além do que herdou uma dívida nos cofres públicos e uma cidade, segundo ele, abandonada. Neste 17 de julho Volta Redonda completa 68 anos, dois quais quase 18 são dentro da administração de Neto. Atualmente a pandemia de Covid-19 está mais controlada e 2022 tem sido um ano de anúncios importantes para o município.
Segundo o prefeito, a pandemia ainda existe e a cidade não cairá nos erros do passado quando os políticos disseram que a doença estava controlada. Afirma que são os técnicos que precisam anunciar isso. “O que temos hoje é boa parte da população vacinada, uma rede hospitalar muito mais preparada, mas precisamos ainda de estimular mais a consciência das pessoas de que a pandemia ainda está aí e os cuidados devem ser permanentes. Dentro desta realidade, temos de reaprender a viver, temos de criar mecanismos para a cidade não fechar, a economia não parar. Para isso, todos devem fazer sua parte”, aponta.
Neto lembrou a situação quando assumiu em 2021, com duas folhas e o 13º salário atrasados. Citou que atualmente as contas estão melhorando e isso só foi possível devido ao intenso controle de gastos e alternativas para melhorar a arrecadação. Sobretudo, conseguimos ter o apoio fundamental do governador Cláudio Castro. Sem esse apoio, a gente não teria fôlego para chegar onde chegamos. Só que esse trabalho para melhorar as contas é permanente, diário. Pagar os salários em dia, iniciar obras, fazer a manutenção. Isso só é possível graças ao trabalho de toda a equipe”, diz.
Dentre os investimentos já realizados nesse período, o prefeito destaca a reabertura de toda a rede de assistência social (os Cras), a retomada dos dois hospitais da rede municipal (São João Batista e o Munir Rafful, do Retiro). “Estamos firmes com as obras de contenção de encostas na periferia”, avisou.
Neto não deixou de citar a parceria de Volta Redonda com o Governo do Estado que está permitindo a troca de toda a rede de iluminação antiga por LED. “Vamos ter uma nova ponte, dois novos viadutos, ciclovias e calçadas”, lembra, completando que tudo isso faz parte do projeto de mobilidade que está sendo executado na cidade.
Esse projeto é o maior investimento feito em Volta Redonda de uma só vez nas últimas décadas. Para o prefeito é o futuro chegando e apenas com essas obras é possível fazer esse planejamento para a cidade se desenvolver. “Volta Redonda tem território pequeno, o que dificulta as soluções na questão da mobilidade. Temos de fazer as mudanças nas regiões centrais, trocar o pneu com o carro andando. Fazer isso tudo é difícil, pois causa transtorno, muita gente não entende direito ainda, mas depois das obras prontas teremos uma cidade muito melhor”, aponta.
FUTURO
Dentre o que as pessoas ainda podem esperar para Volta Redonda, além dessa realidade do projeto de mobilidade, o prefeito Neto, falou que serão iniciadas algumas construções, como um Centro de Atenção ao Idoso no bairro Roma, que tem a intenção de ser a referência para o país, como foi o Centro de Alzheimer. “Vamos finalizar a troca da iluminação e toda nossa cidade terá LED. Já temos encaminhado um convênio com o Governo do Estado para pavimentar praticamente toda Volta Redonda. Nós conseguimos avançar na saúde, recuperamos nossos hospitais, estamos reformando a UPA e as unidades de média complexidade, mas a atenção básica tem de melhorar muito. Podem ter certeza que vamos melhorar muito o atendimento da saúde à população”, contou.
A saúde, por exemplo, e o transporte público serão dois pontos que receberão atenção nos próximos anos. Além de continuar com a manutenção, obras e serviços de infraestrutura.
“Acreditem em Volta Redonda, amem nossa cidade e principalmente nos ajudem a cuidar bem dela. Reconstruir é sempre mais difícil e mais caro que construir. Esse é nosso trabalho no momento, nosso foco é a reconstrução. Para ter sucesso, precisamos de toda ajuda possível”, finaliza.
Quase 170 mil pessoas são atendidas no HSJB e Hospital do Retiro neste primeiro semestre
VOLTA REDONDA
Em todas as cidades do Brasil a saúde é uma área que merece atenção. Em Volta Redonda, a prefeitura informou que no primeiro semestre deste ano 78.360 pessoas foram atendidas pelo Hospital São João Batista (HSJB), entre pacientes internados e atendimentos ambulatoriais – cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia, urologia, bucomaxilo, entre outros. Já no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, o Hospital do Retiro, foram atendidos 88.221 pacientes nos primeiros seis meses do ano, entre pronto atendimento, internações, ambulatório e cirurgias, o que representa uma média de 14.704 atendimentos por mês.
A retomada do controle do HSJB pelo governo municipal ampliou o número de acolhimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), inclusive o de cirurgias eletivas, que voltaram a ser feitas, adotando protocolos de segurança contra Covid-19.
De janeiro a junho deste ano foram mais de 1,8 mil cirurgias realizadas. Uma média de 310 por mês. Destas, 1.165 eletivas e 693 emergenciais. Desde o ano passado, mutirões de cirurgias urológicas estão sendo realizadas e este ano procedimentos de artroplastia de joelho e videoartroscopia foram retomados para pacientes que aguardavam há quatro anos. Em junho, 20 cirurgias de vasectomia foram realizadas na unidade, auxiliando no planejamento familiar da população.
Sobre os partos, foram quase mil no mesmo período analisado – 513 cesáreas e 414 partos normais -, uma média mensal de 153. São três leitos disponibilizados para regulação do Estado. Os recém-nascidos que necessitam de cuidado intensivo são encaminhados à UTI Neonatal. Nos seis primeiros meses, 128 bebês chegaram à unidade de tratamento intensivo.
Na unidade são realizados exames de tomografia computadorizada e Raio-X dos pacientes atendidos no pronto socorro, como também dos pacientes internados e dos pacientes eletivos provenientes do ambulatório. De janeiro a junho de 2022, foram realizados uma média de 30 mil Raios-X e 7,8 mil tomografias. Uma média de 43 tomografias e 167 exames de Raio-X por dia.
Em abril, a partir do dia 1º, através de uma parceria com a empresa KD Cursos e Diagnósticos, todos os exames de tomografia realizados no hospital são laudados em um tempo médio de duas horas, trazendo mais efetividade nas condutas médicas como também segurança para os pacientes.
O laboratório de análises clínicas realizou mais de 162.600 exames, em média 27.100 exames por mês.
HOSPITAL DO RETIRO
O Hospital do Retiro foi o primeiro público a criar uma Unidade de Cuidados Paliativos (UCP), com objetivo de melhorar o acolhimento e auxiliar no alívio ao sofrimento físico, emocional e espiritual de pacientes e familiares.
O local também está recebendo obras de ampliação no número de leitos. Serão 30 novos, com previsão de serem entregues em setembro de 2022. A medida busca melhorar a estrutura física do hospital, sendo possível receber mais pacientes e atender cada vez mais as demandas da população.
O Hospital do Retiro é referência em pediatria pelo SUS em Volta Redonda. Em breve, será retomada a construção do Hospital da Criança, que ficará em terreno ao lado da unidade médica. A obra foi iniciada em 2016 e paralisada nos últimos anos.