Visita técnica à Pedreira da Voldac inicia a Semana Ambiental do MEP em Volta Redonda

0

A quinta visita técnica à Pedreira da Voldac, desde que a equipe multidisciplinar do Movimento Pela Ética na Política (MEP) abriu a Semana Ambiental do Movimento, em Volta Redonda. Com olhares proativos para o ‘singular’ maciço rochoso no município, a equipe acompanhou os técnicos ligados ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) e da Defesa Civil.

Os membros da equipe multidisciplinar do MEP acompanharam a coleta dados para auxiliar na formatação de projeto para o local, em desuso e precisando de cuidados. O cuidado e limpeza do local, segundo os envolvidos, foram somados aos indicativos de educação ambiental, pesquisas cientificas, lazer e segurança e destacados pelos técnicos. “Há necessidade de um geral no local e atualização do mapa descritivo”, afirmou Eduardo, arquiteto do IPPU.

A visita à pedreira, de acordo com o coordenador do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, soma-se às movimentações que vêm sendo trabalhadas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e outros organismos. Para semana, a equipe do MEP estará com representantes da UGB-Arquitetura, no foco a incorporação de Projetos de Iniciação cientifica à Pedreira.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM VR

O Movimento irá participar das atividades ambientais que serão realizadas durante semana em Volta Redonda. Amanhã, às 10 horas, no Colégio Estadual Rondônia, a equipe Multidisciplinar do Projeto Pedreira, convidada, participa do debate sócio ambiental – “Do cinza ao verde”, para estudantes do Ensino Médio.

À noite na sede do MEP, às 18h40min, participa de mesa de debate com o tema ‘Reflexões sobre o Rio Paraíba do Sul: contaminações orgânicas e físico-química’, pelo engenheiro João Thomaz Araújo, da Comissão Ambiental Sul e ‘Projeto Pedreira da Voldac’ pelo professor Chistian Leandro, geografo do MEP.

No sábado, 8, às 8 horas, será realizada a Caminhada Ambiental, saindo do bairro Belmonte, na Beira Rio, seguida de mística ambiental, plantios de árvores, avaliação de resíduos metálicos e coleta de objetos estranhos e ao rio Paraíba e afluentes. O convite partiu do Coletivo ‘Terço dos Homens da Comunidade Eclesial João XXIII’. Também no sábado, às 8 horas, os conselheiros do MEP participam no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-Ferp), no Aterrado, da Conferencial Municipal do Meio Ambiente.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !