Univassouras promoveu a 1ª Mesa Redonda das Tradições Africanas

0

VASSOURAS
Em comemoração ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituída pela Lei 14519/2023, a Univassouras realizou, no dia 21 de março, um encontro com a participação de convidados para a promoção de diálogo entre sacerdotes e historiadores.
A data é um marco para a história, por isso a universidade reuniu comunidades de matriz africana com a presença de professores, alunos da universidade e comunidade em geral. A programação teve, além da contextualização histórica, perguntas e respostas entre convidados e plateia e apresentação cultural.
Entre os convidados esteve a historiadora profa. Irenilda Cavalcanti, Bàbá Alexandre Coimbra, Pai Rodrigo Madureira, Ogã CesarOju Oba e Bàbá Luiz Kaya e demais representações religiosas e culturais.
A 1ª Mesa Redonda das Tradições Africanas foi promovida pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Desportos, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Coletivo Reesistir, DCE, Centro Acadêmico Claudio Peixoto e Liga Interdisciplinar de Saúde da População Negra e Indígena Mariana Crioula.
Para a coordenadora do Neabi, profa. Marcia Sena, o intuito de promover essa discussão na Universidade demonstra a preocupação institucional em valorizar a cultura dos povos de terreiro. Também reforça a importância de utilizar o espaço acadêmico como lugar de fala e pertencimento social, pois é necessário exaltar as raízes e as culturas de tradição Africana. “Assim sendo, a Universidade reforça o seu compromisso social que vai para além da formação para o mundo do trabalho, oportunizando a construção de uma sociedade justa e cidadã, que estimula a manifestação da diversidade dando vez e voz à cultura, às tradições e à religiosidade, contemplando o debate sobre o racismo religioso e importância desta data”, destacou Marcia Sena.

Deixe um Comentário