Unidade de emergência de Resende celebra ‘dia do hospital’ com inovações

0

RESENDE

O Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, situado no bairro Jardim Jalisco, comemorou hoje, dia 2, o Dia do Hospital com muitas conquistas para o município de Resende. Desde o dia 21 de janeiro deste ano, a unidade hospitalar passa por uma grande reforma pelo programa “Revitaliza Resende”. Uma das conquistas foi a reinauguração da ala infantil, Hospital da Criança Albert Sabin, que aconteceu no dia 5 de abril. Além disso, o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) também passou por uma revitalização e modernização. Ao todo estão sendo investidos nos setores R$ 1.026.799,06.

A ala infantil foi a primeira etapa finalizada da reforma geral do Hospital de Emergência. No decorrer dos trabalhos, houve revisão do sistema elétrico e dos aparelhos de ar-condicionado, troca de piso para porcelanato, pintura geral, colocação de barras de segurança para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência e adequação dos gases medicinais, de acordo com critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, a ala infantil passou por uma renovação de equipamentos. Foram adquiridos novos chuveiros, fraldário, camas, cadeiras de rodas e de banho e novos televisores de LCD, de 32 polegadas, para a enfermaria e a recepção. Ainda foi projetado um novo jardim na área externa da ala. O Albert Sabian funciona desde 2012 e atende uma média de 100 crianças (com faixa etária de zero a 12 anos) por dia.

De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o Hospital de Emergência, que foi inaugurado em 1994 atendendo em média nove mil pacientes mensalmente, está sendo totalmente reformado. “Após a ala infantil, os trabalhos nas demais áreas da unidade avançaram, dentre eles: colocação de porcelanato no CTI e pintura geral, além da revisão necessária das partes elétrica e hidráulica, que aconteceu em momento anterior”, disse, relatando que a recepção já está pronta, faltando apenas retoques de acabamento. “O CTI, que é o coração do hospital, ganhou atenção especial com cobertura de laje impermeabilizada e execução do telhado”, informou, acrescentando que o Centro também já teve o piso de concreto armado e o contrapiso refeitos, para a instalação do revestimento de porcelanato.

INVESTIMENTO E INOVAÇÃO

Durante a reforma do hospital, a entrada de visita foi modificada para a recepção do Pronto Socorro, enquanto o CTI foi transferido para a ala de repouso feminino. Posteriormente, as obras vão se concentrar no Pronto Socorro, setor de repouso, consultórios e enfermaria.

O secretário de Saúde, Tande Vieira, pontuou sobre outras melhorias feitas no Hospital Municipal, que é referência em atendimentos de emergência no Sul do Estado. “Na atual gestão, passamos a oferecer cirurgias de artrodese de coluna e de próteses de fêmur e de joelho. Contratamos ainda uma empresa especializada em serviços de limpeza e higienização”, disse, ratificando outras melhorias como a troca do sistema de iluminação para LED, que é mais eficiente e econômico. “Além disso, damos um conforto a mais com a rede de wi-fi gratuita nas dependências da unidade, podemos acrescentar a preocupação em manter a segurança com a aquisição de novos extintores de incêndio e construímos uma nova farmácia”, expôs.

O secretário ainda informou que também estão sendo feitos investimentos em cursos em diversos setores como: manutenção; enfermagem; e técnico farmacêutico. “A equipe da recepção será contemplada com um curso de capacitação em informatização em agosto”, acrescentou.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Este ano, o Hospital de Emergência ganhou um importante aliado para o procedimento emergencial de intubação traqueal,    que é o aparelho de videolaringoscopia. O equipamento pioneiro na unidade está preparado para uso em possíveis casos de emergência, no centro cirúrgico. O procedimento com videolaringoscopia é realizado em situações de difícil acesso às vias aéreas, com objetivo de salvar vidas. O aparelho de uso restrito foi comprado por meio de recurso de emenda federal, avaliado em R$ 32 mil.

Outras aquisições também fazem parte do processo de modernização do hospital, são elas: focos cirúrgicos de LED; monitores multiparâmetros; ventiladores pulmonares; desfibrilador; camas elétricas; máquina de lavar hospitalar; secadoras hospitalares; aparelho de Raio-X portátil; CR digitalizador de imagens radiográficas; mesas cirúrgicas; focos cirúrgicos móveis; eletrocardiógrafo; ultrassom portátil; autoclave; carrinho de curativo; lavadora ultrassônica; bisturi elétrico, biombos, cadeiras de rodas tipo adulto, cadeiras de banho; e cama mecânica.

SAÚDE EM FOCO

Diogo Balieiro relembrou outras ações de destaque na Saúde. “Em janeiro deste ano, entregamos a segunda etapa da Nova Santa Casa, que foi completamente revitalizada. Até o momento, o nosso governo já reformou sete postos de saúde, que são: as Unidades de Saúde da Família (USFs) Morro do Cruzeiro, Novo Surubi, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Capelinha e Vicentina/Santo Amaro e o Módulo de Saúde da Família da Vargem Grande”, finalizou.

error: Conteúdo protegido !