RESENDE
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizou neste sábado, dia 8, a tradicional solenidade de entrada de novos cadetes. O evento ocorreu no Portão Monumental, na Esplanada Ministro Dutra. Ao todo, 435 alunos oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) em Campinas (SP) e 16 cadetes de Nações Amigas receberam o título de cadetes da Academia Militar.

O aluno Felipe Frizzera de Moraes e o comandante da Aman, general Vinicius, abriram o Portão de Entrada dos Novos Cadetes – Divulgação Aman
O comandante da Aman, general de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, recepcionou o comandante do Exército, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general de Exército Francisco Carlos Machado Silva; o chefe da Diretoria de Educação Superior Militar, general de Divisão João Felipe Dias Alves; além de outras autoridades militares. O prefeito Tande Vieira e o vice-prefeito, Davi do Esporte, também estiveram presentes, juntamente com familiares e amigos dos jovens cadetes.
Durante a solenidade, o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel, destacou a importância e a simbologia da cerimônia de entrada dos novos cadetes. “Esta cerimônia é muito simbólica. Aqui temos que esperar um tempo e parece que este tempo demora. Mas depois que ele passa, ficamos com muitas saudades dele. Em 1944, quando a Academia Militar foi inaugurada, o Marechal José Pessôa teve a feliz ideia de conceber esse ‘retão’ da Aman. Uma analogia com o que acontece em nossa vida, pois é um tempo de maturação necessária ao Cadete,” ressaltou o general Tomás.

O comandante da Aman, general Vinicius desejou aos cadetes sorte e sucesso – Divulgação Aman
O aluno, Felipe Frizzera de Moraes, mais jovem integrante da Turma “General Leônidas Pires Gonçalves”, e o comandante da Aman, general Vinicius, abriram o Portão de Entrada dos Novos Cadetes, permitindo que os cadetes adentrassem solenemente à Academia Militar. Em seguida, os jovens recém-chegados foram aplaudidos por todos os presentes, marcando o início de suas jornadas como Cadetes de Caxias.
“Jovens Cadetes, ao cruzarem esses portões com o garbo e a marcialidade do cadete de Caxias, passarão por um profundo e desafiador processo de transformação, para que daqui a quatro anos, possam sair pelo portão para servirem ao seu Exército e ao seu país. Desejamos sorte e sucesso nessa jornada. Sejam felizes nas Agulhas Negras,” pontuou o general Vinicius.