“E, perseveravam unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar”.
Quero compartilhar com os nossos leitores sobre o ser igreja. Eu sou igreja, você é igreja e todos reunidos no templo formamos a igreja. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo, onde habita Deus. O templo foi denominado por Jesus Cristo como a “casa de oração”, O profeta Habacuque diz que o Senhor está no templo: “Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”(Habacuque 2: 20.
– Igreja é reunião de um povo salvo por Cristo e remido pelo Seu sangue. No tempo reunimos para cultuar, orar, adorar e louvar à Deus na beleza da Sua santidade, num culto racional. “Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com o este mundo, mas sede transformado pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12: 2). A igreja teve origem em Jesus Cristo. Ele disse: “Pois também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16: 18). No início da igreja, as pessoas viviam de uma forma que impactava o mundo. Eles eram igreja!
– Ser igreja é diferente de ter igreja. Ter igreja é fazer parte de uma instituição religiosa; ser igreja é ser membro de um corpo, chamado corpo de Cristo; ter igreja é só estar envolvido; ser igreja é estar comprometido. Ter igreja é querer ter às bênçãos; ser igreja é ser uma bênção.
-Igreja é uma comunidade. – Segundo o texto bíblico acima. Algumas pessoas veem na igreja uma instituição, um prédio, um ajuntamento, um local de prestação de serviços, local de eventos com pessoas famosas, local de filantrópico dentre outros. Porém, entendemos que igreja é um movimento iniciado por Jesus Cristo.
-Igreja é uma família. – Há fatores que caracterizam uma família saudável e devem estar presente na vida da igreja. Deve haver um amor incondicional revelado através da aceitação e do perdão entre as pessoas, Deve existir um relacionamento de intimidade e transparência na convivência diária. Deve construir um crescimento através do enfrentamento e solução de conflitos. Deve ter compromisso e responsabilidade de uns para com os outros. Nessa família todos se amam e cuidam uns dos outros.
– Igreja como um corpo. – Na igreja como um corpo deve haver: Unidade em meio á adversidade. Sendo diferentes um dos outros, os membros vivem em unidade. Nós precisamos ter convivência uns com os outros, mas o relacionamento não pode ser superficial. Cada pessoa é diferente, mas, juntas formam um grupo, um corpo. Cada parte do corpo possuí uma função, juntos formam o corpo. – Todos os membros são importantes. Fazemos parte de uma igreja, de um corpo. A igreja como corpo onde Cristo é a cabeça. O “ser igreja” é marcado pela caminhada, pela unidade e pela participação. Mas quando? Agora! Não em futuro distante! Nem mesmo amanha! Mas “agora”, neste exato momento; agora e tempo de ser igreja, agora é tempo de caminhar juntos, agora é tempo de participar.
COLUNISTA
Reverendo Gerson Costa
Ministro Jubilado da Igreja Metodista Wesleyana
Pastor/Conferencista/Cantor evangélico
Contato com esta coluna: [email protected]/