>
renascer ead digital

Sete mil pessoas foram impactadas pela ‘Biblioteca Sobre Rodas’ em Volta Redonda

Projeto de incentivo à leitura visitou 30 locais, entre escolas municipais, unidades do Cras, praças, asilos e eventos

Por Tânia Cruz
sete mil pessoas foram impactadas pela ‘biblioteca sobre rodas’ em volta redonda arquivo secom12
728x90 refis

VOLTA REDONDA
‘A leitura é, provavelmente, outra maneira de estar em um lugar’. A frase do escritor português José Saramago expressa o intuito do projeto itinerante ‘Biblioteca Sobre Rodas’, da Prefeitura de Volta Redonda. Por meio da doação e troca de livros, sete mil pessoas foram impactadas pela iniciativa de incentivo à leitura, que também prevê atividades culturais como contação de história e teatro.
De abril a outubro deste ano, a van que abriga o projeto percorreu 30 locais entre escolas municipais, unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), praças e eventos. Com a missão de levar o conhecimento através do acervo literário, a ‘Biblioteca Sobre Rodas’ também visitou o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase).

sete mil pessoas foram impactadas pela ‘biblioteca sobre rodas’ em volta redonda arquivo secom111

A Biblioteca Sobre Rodas já visitou também o Departamento Geral de Ações Socioeducativas – Arquivo/Secom

Idealizado e dirigido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o projeto conta com acervo de mil títulos para crianças, jovens e adultos, com destaque para autores nacionais. “A democratização da leitura, assim como da cultura, é fundamental na formação de novos leitores. A ‘Biblioteca Sobre Rodas’ prioriza os bairros que não contam com uma biblioteca pública, e entrega gratuitamente livros a pessoas de todas as idades. O projeto foi muito bem aceito pela população, inclusive conseguimos diversas doações de livros que estavam estagnados na estante dos moradores. Com essa troca, estamos impactamos o cenário literário do município”, citou o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza.


sete mil pessoas foram impactadas pela ‘biblioteca sobre rodas’ em volta redonda arquivo secom

De abril a outubro deste ano, a van que abriga o projeto percorreu 30 locais entre escolas municipais, unidades do Cras e outros – Arquivo/Secom

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS
Além da ‘Biblioteca Sobre Rodas’, Volta Redonda possui três bibliotecas públicas municipais: Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília; uma unidade na Estação Cidadania, no bairro Vila Rica/Tiradentes, com acervo de literatura brasileira e estrangeira, adulta e infantil –; e a Biblioteca Sérgio Alves Zacarias, no Memorial Zumbi dos Palmares, totalmente dedicada à cultura afro-brasileira. “Somos uma das poucas cidades da região que possui uma biblioteca voltada ao público negro, com obras de autores renomados como Conceição Evaristo, que é uma das autoras mais renomadas da literatura afro-brasileira, bem como Elisa Lucinda, Emicida e Júlio Emílio Braz, entre outros autores que se destacam por sua forte influência neste tipo de literatura”, comentou o secretário Anderson de Souza.

sete mil pessoas foram impactadas pela ‘biblioteca sobre rodas’ em volta redonda arquivo secom11

O acervo da biblioteca é composto por mais de 16 mil obras, catalogadas e digitalizadas, dos mais variados assuntos.- Arquivo/Secom

Segundo a bibliotecária Alessandra Campbell de Oliveira, de janeiro de 2021 até o último dia 14, a Biblioteca Raul de Leoni – uma das mais conhecidas – registrou 1.230 novos cadastros de leitores, sendo que no mesmo período 7.080 livros foram emprestados. “A Biblioteca Municipal Raul de Leoni atrai 60 visitantes diariamente; também recebemos escolas, grupos e instituições. Nos últimos quatro anos, 26.039 pessoas passaram por aqui. O acervo da biblioteca é composto por mais de 16 mil obras, catalogadas e digitalizadas, dos mais variados assuntos. Possuímos um grande número de livros didáticos, que são muito utilizados por leitores que estão estudando para concursos, por exemplo. Mas o público mais forte da biblioteca é daqueles que procuram por literatura adulta ou infantojuvenil”, concluiu a bibliotecária.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos