BARRA MANSA
Nos últimos dias uma empresa que presta serviço para Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) iniciou o corte de árvores na Rua José Marcelino de Camargo e Avenida Prefeito João Chiesse, no Centro. O serviço que segue em ritmo intenso, de acordo com a prefeitura, e visa à preparação do local para o início das obras da construção de uma passarela de pedestres que está inserida no plano de readequação ferroviária – o pátio de manobras.
O corte das árvores foi autorizado pela Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ainda não tem prazo estimado para conclusão.
Segundo informações do Dnit, a execução da integralidade das obras é de responsabilidade do próprio órgão, através do Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – PROSEFER/Dnit. Porém, as ações têm o acompanhamento rotineiro de equipes da Prefeitura de Barra Mansa.
Lona espera
As intervenções de readequação ferroviária são aguardadas há mais de cinco décadas pela população. Elas foram iniciadas em 2010, mas paralisadas em 2014 devido à necessidade de realizar desapropriações e reassentamentos.
No início deste ano foram retomadas e têm a previsão de uma série de iniciativas, como a implantação de canteiros e escritórios administrativos, a conclusão do galpão no Pátio Anísio Brás, a execução das passarelas da prefeitura e do Campo do Ferroviário (Isaías Leite), além da construção de muros e cercas de proteção para a população. Superada a etapa de desapropriações e reassentamentos, devem ser concluídas algumas contenções para infraestrutura ferroviária e a passarela do Parque da Cidade, entre outros serviços.
Com a conclusão do empreendimento, são esperados benefícios diretos como a redução do custo operacional, do custo de transporte, do tempo de viagem e de emissão de poluentes, além de valorização de imóveis e eliminação de custos diversos.