Porto Real registra crescimento dos índices de atendimento na saúde em 2018

0

CIDADE

COM FOTO

MÔNICA

 

Porto Real

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou na sexta, 22, na Câmara Municipal, a prestação de contas referente ao 3º quadrimestre de 2018, disponibilizando dados em conformidade com a Lei Complementar Nº 141, de 13 de janeiro de 2012. Foram apresentadas informações como: montante e fonte dos recursos aplicados no período e oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, bem como os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, destacou os dados referentes ao período a que se refere a prestação de contas. “Em 2018, o gasto no percentual de participação aplicado na Saúde foi de 28,84%. Isso significa um total de R$ 2.598,68 por habitante/ano. Com ajuda de emendas parlamentares e recursos próprios adquirimos vários equipamentos para a Atenção Básica, Especializada e Hospitalar. Podemos destacar: os veículos da Atenção Básica, van para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e consultório odontológico. Registramos um aumento de 20% na coleta de preventivo e nas mamografias o percentual aumentou em 65%. Na Vigilância em Saúde, podemos destacar a vacinação antirrábica com uma meta atingida de 99,37% de cães vacinados. A Vigilância Epidemiológica, com a vacinação contra poliomielite e sarampo atingiu 109,26% enquanto a meta nacional foi de 95%. O Hospital Municipal teve um aumento de atendimento na rede de urgência 30% maior. Atendemos no Núcleo Interno de Regulação (NIR): 316 tomografias, 440 ultrassonografias, bem como outros exames. Internamos 140 pacientes na UTI, realizamos 329 cirurgias eletivas, 8794 raios X e 64.904 exames laboratoriais (aumento de 68%). Distribuímos 3.858.649 medicamentos (frascos, ampolas, comprimidos)”, destacou o secretário que ainda enumerou outros dados. “O setor de TFD atendeu 272 tomografias bem como diversos outros exames e procedimentos. Tivemos 5345 pacientes sendo atendidos fora do município com 3117 acompanhantes, bem como 8705 pacientes atendidos na Central de Ambulâncias. Gostaria também de destacar que todos os programas foram destaque neste exercício: Tabagismo, Programa Saúde na Escola (PSE), IST/AIDS e Hepatites Virais, Saúde da Mulher, Odontologia, Saúde Mental, Ouvidoria, Fisioterapia, Serviço Social, bem como o retorno das marcações via sistema de regulação”, completou Luiz Fernando.

O desempenho da saúde foi acompanhado de perto pelo prefeito Ailton Marques. “Ressaltamos todo o estorço coletivo o que diferencia o atendimento e o impacto nas ações e serviços de saúde. Ainda existem ações vulneráveis, mas a gestão tem realizado abordagens que com certeza trarão uma melhoria das condições de vida da população. Gostaríamos de reafirmar o compromisso da gestão, em adquirir mais consultas e exames para melhor atender o morador, sobretudo, os exames de alta complexidade, dando um efetivo acompanhamento assistencial e de promoção do cuidado em saúde a toda a população”, disse.

 

Deixe um Comentário