Pessoas com Síndrome de Down e Autismo poderão ser vacinadas contra Covid-19 em Porto Real

0

PORTO REAL 

O vereador Luís Fernando da Silva, o Fernando Beleza (PSD), teve indicação aprovada pelo Plenário, solicitando ao Poder Executivo que pessoas com Síndrome de Down e com Transtorno do Espectro Autista, com mais de 18 anos, sejam inseridas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, no município. A indicação também contemplou os profissionais da Guarda Municipal, que estão na linha de frente, no combate à pandemia. A reunião aconteceu nesta segunda-feira, dia 5, por meio de aplicativo de videoconferência e contou com a participação virtual de todos os vereadores.

Segundo o parlamentar, pessoas com Down e Autismo precisam ser incluídas no grupo prioritário por terem mais dificuldades para seguir as medidas de proteção contra o coronavírus. “Em razão das suas dificuldades de comunicação, fragilidades físicas e por apresentarem alterações imunológicas, por vezes severas e graves, é um grupo muito vulnerável e que necessita de uma atenção especial. Eles têm muitas dificuldades em seu cotidiano. O ato simples de usar uma máscara e fazer afastamento social já são exemplos disso”, afirmou Fernando Beleza, lembrando que neste mês é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Vereador Fernando Beleza convidou todos os demais vereadores para assinarem a propositura como coautores-Divulgação CMPR

O vereador também defendeu a vacinação dos Guardas Municipais e, em sua justificativa, o autor se mostrou preocupado com a exposição desses integrantes no combate à pandemia. “Desde o início da pandemia, os guardas estão atuando nas ruas, ajudando a fiscalizar e coibir o avanço da Covid-19, se expondo e colocando em risco a própria saúde. Já tivemos duas perdas irreparáveis no nosso município. Desta forma, como estão em contato direto com a população, todos precisam estar imunizados”, pontuou.

A sugestão, que será encaminhada ao prefeito municipal para as medidas cabíveis, foi bastante comentada e gerou vários elogios. Após as considerações, Fernando Beleza convidou todos os demais vereadores para assinarem a propositura como coautores.

MORTE DE GUARDA MUNICIPAL

Ainda durante a sessão, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Antônio de Lima, Carlinho Tchaia (Avante), bem como os demais vereadores se mostraram solidários e lamentaram a morte do Guarda Municipal Gilson Oliveira, ocorrida na última quinta-feira, dia 1º. “A Câmara Municipal de Porto Real deseja força aos familiares neste momento de dor e agradece todo o empenho do nobre colega em defesa da segurança pública de Porto Real”, disse o parlamentar.

error: Conteúdo protegido !