Pesquisa do MEP é discutida em reunião com equipe ambiental

0

 VOLTA REDONDA

Membros da equipe ambiental do Movimento Pela Ética na Política (MEP)de Volta Redonda, responsáveis pela preparação do Seminário “Ecologia Política” a ser realizado em março, discutiram na quinta-feira, dia 11, o resultado parcial da Pesquisa Sócio Ambiental. Durante a divulgação eles fizeram uma análise prévia da pesquisa e traçaram alguns caminhos.

A pesquisa científica com foco nas questões ambientais de Volta Redonda, a primeira do ano 2021, encerra no domingo, dia 14. “Surpreendente, já estamos com mais de 600 questionários válidos respondidos, na verdade, 400 na referência dos dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) já validariam o índice de confiança com amostras de todos os bairros do município”, informou a socióloga e membro da equipe ambiental do Movimento, responsável pela inédita pesquisa, Ana Vasconcelos.

A pesquisadora acrescentou ainda que os questionários estão sendo respondidos via formulários Google, iniciado no dia 31 janeiro, quando passaram a circular para os moradores de Volta Redonda, via redes sociais e outras mídias. Ela destacou que sobre os bairros Vila Brasília, Padre Josimo Tavares, Açude, Santa Rita do Zarur e Três Poços, até agora não tem a quantidade desejada de respostas.

NOVO COORDENADOR DA EQUIPE AMBIENTAL

Durante o encontro, foi anunciada uma novidade a posse do novo coordenador da equipe ambiental do MEP, o biólogo e doutor em Ecologia, Fernando Pinto.

A mestra em geociências e meio ambiente, Sílvia Real, depois de dois anos à frente da equipe segue como integrante do coletivo com atenção especial às questões de geociências. “Fernando, grato pelo seu aceite neste sistema de rodízio de coordenadores do MEP. Continuamos juntos no projeto, inclusive com a tarefa de dar seguimento a estruturação do Seminário, a ser realizado nos dias 20 e 27 de março”, declarou a geóloga. Oficialmente, o  nome do Fernando, será homologado pelo Conselho do MEP logo após o período do carnaval, mas já tomou posse.

Já neste sábado, dia 13, a equipe ambiental visando implementar a dimensão cívica do cuidado e integração com a natureza, lança o Projeto ‘Conhecendo a Pedreira da Voldac’.  Participam apenas 15 pessoas previamente inscritas, que na caminhada orientada terão informações sobre a potencialidade socioambiental da majestosa pedreira desativada no final da década de 1970. Todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 serão tomadas. O local é público e está abandonado.