Parque Nacional do Itatiaia registra temperatura de -8,1ºC

0

ITATIAIA

O inverno modificou a paisagem de um dos pontos turísticos mais visitados das Agulhas Negras. Na sequência do fim de semana mais frio do ano no país, a cidade de Itatiaia registrou a temperatura mais baixa do Estado do Rio de Janeiro e a segunda menor do Brasil, com -8,1ºC. O registro aconteceu no alto do Parque Nacional do Itatiaia (PNI), por volta das 7 horas da manhã desta segunda-feira, dia 8.

Segundo relatos de funcionários do ‘Posto Marcão’, a temperatura congelou pequenas poças d’água das chuvas, a vegetação e pequenas quedas d’água, transformando a paisagem do parque, que neste período de julho é o local bastante procurado como destino de passeio para turistas e amantes da natureza. No domingo, dia 7, a parte alta do PNI já havia registrado a marca de -5,6ºC, com ventos fortes, e a temperatura seguiu em queda ao longo da madrugada, até atingir o ápice dos -8,1ºC entre 6h e 7h, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia. “Foi por volta das 7 horas. É um recorde neste ano, o que contribui diretamente para que o PNI receba ainda mais turistas, visitantes. Para nós, que trabalhamos aqui, podemos dizer que nos acostumamos, mas ainda assim redobramos os cuidados com agasalhos, luvas. É um presente da natureza”, comentou um funcionário do PNI.

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como principal polo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 metros, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Foi possível pegar gelo produzido pela baixa temperatura no alto do PNI – Foto: Volnei Almeida

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque.

VISITAÇÃO

O PNI possui vários atrativos tanto na parte alta quanto na parte baixa da unidade. Na alta encontram-se atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar. Já na baixa, encontram-se o Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e os Três Picos.

Gelo e muito frio no Parque Nacional do Itatiaia – Foto: Volnei Almeida

O Parque pode ser visitado todos os dias do ano, mas o melhor período para conhecer a parte alta é durante o inverno. Enquanto que a parte baixa pode ser desfrutada durante todo ano, mesmo no verão, porém é época de grande incidência de chuva.

HORÁRIOS

O horário de funcionamento é diferente para a parte baixa e parte alta do parque. Na parte baixa o horário para ingresso inicia-se às 8 horas, com permanência até às 17 horas. Nas cachoeiras do Complexo do Maromba a permanência é até às 16 horas. Em caso de chuva, as cachoeiras poderão ser interditadas a qualquer momento para a segurança do visitante, pois há riscos de cabeça d’água.

E na parte alta, o horário para entrada é das 7 às 14 horas. A permanência segue até às 17 horas, impreterivelmente. O ingresso ao PNI custa R$ 17, sendo que os menores de 12 anos e as pessoas acima de 60 anos têm isenção. Para os moradores das cidades do seu entorno, como Itatiaia e Resende, é cobrado apenas a taxa de R$ 3, mediante apresentação do comprovante de residência.

A visitação é livre, o agendamento através do ICMBio deve ser realizado somente em situações quando os turistas desejarem realizar atividade de camping, ou ainda, combinar a travessia por localidades entre as partes alta e baixa, como Ruy Braga, Ruy Braga com Água Branca, Serra Negra e Rancho Caído.

 

 

Deixe um Comentário