Notas & Notas

0

NÃO VOTAR E PAGAR MULTA
Com todas as confusões envolvendo políticos de todo o país, principalmente de Volta Redonda e região, tem muita gente aconselhando os outros para não votarem em 2018. Muitos acham que, ao invés de sair de casa para votar, o ‘povo’ deve ficar em casa e pagar multa. Garantem que vai sair muito mais barato do que sustentar por quatro anos políticos sem a menor noção do que falam. Eles só têm de sobra noção de roubos. Na verdade, de acordo com os conselheiros, o povo brasileiro ainda tem milhões de anos para aprender sobre política e democracia. É o que tem se ouvido por aí. Nas eleições do próximo ano, as palavras chaves serão muita sola de sapato e poder de convencimento.

MOÇÃO DE APLAUSOS
O vereador de Volta Redonda, Laydson Cruz (PMDB), entregou na terça-feira, 14, uma moção de aplausos à equipe do Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), no bairro Retiro, em Volta Redonda. A homenagem, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, é extensiva a todos os profissionais que atuam na unidade hospitalar. Desde o mais simples até o de maior responsabilidade. Aos trabalhadores gerais, técnicos, enfermeiros, médicos, administradores e diretores. A moção, assinada por outros quatro vereadores, foi entregue no gabinete do diretor geral, acompanhado de representantes de outros setores no hospital.
DEIXA ISSO PRA LÁ
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, na última segunda-feira, 13, o vereador Maurício Pessôa (PSC) acabou explodindo. É que, cansado das discussões sobre ideologia de gênero nas escolas, na Casa, ele sugeriu que o assunto não seja um foco recorrente no Legislativo. É que, quando presidia a sessão no lugar do presidente, Sidney Dinho (PEN), o vereador Conrado (PRTB) colocou o tema novamente em discussão. Maurício logo soltou essa: “Deixa as pessoas serem o que elas quiserem ser. Professor tem que ensinar matemática e português. Quem tem que educar os filhos são os pais. Discutir se é menino ou menina. Isso é uma discussão secundária. Meu Deus do céu!”.
PERDENDO TEMPO
Em relação à ideologia de gênero nas escolas, o vereador de Volta Redonda, Maurício Pessôa (PSC), destacou que o Legislativo tem perdendo tempo em discutir o tema. Por isso, defendeu a liberdade de quem quiser ser o que quiser. Ele propôs ainda que, ao invés ficar discutir gênero, pensar mais em soluções para os problemas sérios que a educação enfrenta hoje. Lamentou que, em pleno século 21 as pessoas fiquem discutindo essa questão, enquanto se vê um jovem que não consegue fazer uma redação.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
A Associação de Moradores e Amigos do Bairro Açude (Amaba), em Volta Redonda, realizou nesta semana no auditório do CIEP 403- Maria de Lourdes Giovanetti, a prestação de contas de 200 dias de mandato. O presidente da Amaba, Alan Cunha se disse surpreso com os depoimentos das pessoas que utilizaram o microfone durante o evento, que elogiaram a postura de transparência do mandato da gestão da associação que é intitulada como ‘Açude em Ação’ que tem como objetivo principal dar vez e voz aos moradores. De acordo com o Diretor Administrativo da Amaba, Wellisson Carlos, a adesão da comunidade nos eventos de prestação de contas, tem aumentado, devido ao trabalho de divulgação planejada, através das redes sociais da Associação de Moradores do Bairro Açude.
DOE PARA APAE
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda, Apae-VR, ganhará um grande presente de fim de ano da empresa Rede Gás, distribuidora Ultragaz, que já há algum tempo é admiradora dos trabalhos realizados pela instituição com os excepcionais e com as suas respectivas famílias. Este presente virá em forma de doação de um percentual do valor total dos botijões de gás que a revendedora comercializará até o dia 31 de Dezembro. Para adquirir um botijão da Rede Gás e colaborar com a APAE-VR, basta apenas que os consumidores solicitem o produto através dos telefones: 3348-0707/ 0800 0241553 ou pelo Whatsapp: 99856-0707.
EDUCAPAM
Acontecerá amanhã, em Angra dos Reis, mais uma edição do EducaPAM, das 9 às 4 horas. O programa faz parte do Plano de Auxílio Mútuo da costa Verde (PAM). O objetivo é orientar e educar os motoristas que cruzam a região da Costa Verde. Além da prefeitura, o trabalho envolve diversos órgãos como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Eletronuclear. Durante este período, as equipes se dividirão para que em vários pontos da rodovia tenha um grupo atuando com a distribuição de panfletos contendo informações sobre segurança, prevenção a acidentes, limites de velocidades, entre outros. As ações acontecem também em Itaguaí e em Paraty. A Defesa Civil Municipal de Angra atuará em dois pontos, sendo um em Jacuecanga, próximo ao posto da PRF e outro no Condomínio do Bracuhy.

AULÃO DE DANÇA
Mais de 100 alunos participaram durante o feriado de ontem das atividades do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), do Ministério do Esporte, em Barra Mansa. Um aulão de dança foi realizado na quadra da Escola Municipal Paulo Basílio, no bairro Vila Nova, em Barra Mansa, nesta quarta-feira, dia 15, durante toda a manhã. “Convidamos todos os participantes do programa e pedimos para que eles trouxessem amigos para conhecer o Pelc, que disponibiliza 400 vagas em Barra Mansa. Temos 250 alunos matriculados e as inscrições estão abertas”, frisou o professor Elton Bergone.
ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS
Os participantes do aulão colaboraram com alimentos não perecíveis, que serão doados a dois asilos da cidade e a maioria compareceu com roupas azuis para lembrar a campanha “Novembro Azul”, que conscientiza sobre a prevenção do Câncer de Próstata em homens. Antes da aula especial, os professores Erick e Thiago fizeram uma demonstração de judô, objetivando apresentar o esporte para que os pais motivem seus filhos a participarem. O aulão foi dado pelos professores Katiuscia, Patrícia, Vanderson e Zí. Gerenciado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o Pelc foi trazido para a região pela vereadora Rosana Bergone (PRTB). O Programa, que terá duração inicial de dois anos, está implantado também em Volta Redonda e Barra do Piraí, e oferece 1,2 mil vagas.
O PROGRAMA
O Programa oferece em Barra Mansa sete atividades como vôlei feminino, judô, reforço escolar, ginástica, dança, dança infantil e pilates. Os alunos têm duas aulas semanalmente e todos os materiais para as práticas esportivas são fornecidos pelo Ministério do Esporte. As inscrições podem ser feitas na Creche Lar Espírita Irmã de Nazareth, localizada na Rua Francisco Melo, nº 123, na rua atrás do Clube Azteca. Os interessados devem procurar estes locais, levar documento de identidade e comprovante de residência para fazer a matrícula.

CAMPANHA NOS LEITOS DO HOSPITAL
O vereador Eduardo de Almeida Pereira, o Dudu Pereira (PMDB) teve aprovada a indicação n.º 1013/2017 solicitando a Prefeitura de Itatiaia seja instalado campainha nos leitos hospitalares do Hospital Municipal Manoel Martins Barros. “A propositura atenderá os munícipes de nossa cidade, principalmente os convalescentes que ficam internados ou em observação no Hospital Municipal. Tal medida evitaria que pacientes que não estejam em condições plenas de suas ações corram risco de se acidentarem por tentarem ou se levantarem para falar com médicos e enfermeiros”, argumentou o parlamentar. A indicação foi encaminhada para a administração municipal.
DIA D NOVEMBRO AZUL
A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde do município, realiza o Dia D de prevenção ao câncer de próstata, nesta sexta-feira. O Dia D terá partida de futebol, no Estádio Municipal Antônio Corrêa, a partir das 16 horas. No local haverá ainda a presença da equipe de saúde e atividades para toda a família. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul.
No domingo, dia 19, está programada corrida e caminhada em alusão ao Novembro Azul. A concentração é a partir das 7h30min, no Estádio Municipal. Já no próximo dia 29, acontece ginástica laboral e palestra para os servidores, a partir das 9 horas, na Sede Administrativa de Penedo.
UM FATO NA FOTO
Entupido
É tempo de se preparar para o período de chuvas. Uma boa medida a ser tomada é o desentupimento dos bueiros, a fim de que garanta ou, pelo menos, facilite o escoamento da água. A Rua Aldrovandro de Oliveira, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa, é uma que está precisando deste tipo de serviço de limpeza. A jornalista do A VOZ DA CIDADE, Carol Macedo, registrou o porquê.