Notas & Notas – 4 de abril de 2019

0

FUTSAL SUB-9 EM ITATIAIA

Crianças de até nove anos de idade que quiserem participar do torneio de futsal na categoria Sub-9 tem até a próxima sexta-feira, dia 5, para se inscreverem. Para participar do torneio é preciso apresentar a carteira de identidade no ato da inscrição, que é feita na sede da Secretaria de Esporte e Lazer de Itatiaia. O torneio será realizado no próximo sábado, dia 6, no ginásio do Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, localizado no Campo Alegre, a partir das 9 horas.

CURSO DE CAPACITAÇÃO

A Câmara de Vereadores de Volta Redonda aprovou na noite de segunda-feira, 1º, a Resolução de número 024/19 de autoria da Mesa Diretora aprovando um curso de capacitação para vereadores. O curso, que terá duração de 5 dias e acontecerá em São Paulo, será entre os dias 9 a 13.

PALESTRA

Hoje, o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, realizará uma palestra para os alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação do UBM, com o tema: ‘Fake News’ (Notícias Falsas). A palestra começará às 10 horas com duração de uma hora.

CURSO DE INFORMÁTICA

A Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda oferece para os servidores municipais dois cursos de informática durante o mês de abril. As aulas de Informática Básica e Excel Avançado começaram nesta semana e vão até o final do mês, beneficiando 45 funcionários da prefeitura. O curso de Informática Básica é realizado as segundas e terças pela manhã para 25 alunos e os instrutores são professores da mesma disciplina na Fundação Beatriz Gama (FBG). As aulas de Excel Avançado acontecem às quartas-feiras, também pela manhã, para 20 alunos e são ministradas pelo professor universitário da área.

3ª EDIÇÃO DO PAPO RETO

Cerca de 140 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, no Conforto, participaram na manhã de ontem da terceira edição do Papo Reto – um bate-papo entre estudantes da rede de educação da cidade com o prefeito de Volta Redonda, promovido pela Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv). O principal objetivo é aproximar os alunos do Poder Público, fazer com que eles tenham voz. Além disso, é feito um acompanhamento das demandas. Os estudantes trazem demandas e a gente acompanha posteriormente, e enviamos um relatório para o gabinete.

PALESTRA E EXPOSIÇÃO

Foto: Divulgação


Uma palestra e exposição de materiais do Centro Educacional de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear), realizada na terça-feira, dia 2, marcaram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento aconteceu no Espaço Z, no Centro da Cidade.  As atividades foram promovidas pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reforçou a data da iniciativa estipulada pela ONU em 2007.  O evento foi voltado para orientadores pedagógicos e educacionais, profissionais que atuam no atendimento educacional especializado e integrantes dos Conselhos Municipais, além de ser aberto a toda comunidade.

PALESTRA

A palestra teve como tema ‘Autismo, tornando nossa escola realmente inclusiva’ e foi ministrada pelo professor Alexandre Melo, que fez uma abordagem pelas perspectivas de pai e professor. O objetivo, segundo ele, foi conscientizar os profissionais sobre o autismo e orientar a população sobre como lidar com pessoas que possuem este transtorno.

PALESTRA EM ITATIAIA

Foto: Divulgação


A Sala do Empreendedor da Prefeitura de Itatiaia promove nesta quinta-feira, a partir das 13 horas, a palestra com o tema ‘Sei Comprar’, que desenvolve potencialidades e boas práticas para o processo de compra de produtos e serviços que são essenciais aos microempreendedores. Quem aborda o assunto é o analista Orientador de Negócios, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Jayme Souza Filho. “Quando se faz uma compra adequadamente, o empreendedor acaba tendo um ganho na formação do preço para alcançar a lucratividade, inclusive em relação ao relacionamento com os fornecedores. Nosso objetivo é atender algumas dúvidas pontuais dos microempreendedores do município”, destaca Jayme.

‘SEI VENDER’

Para o próximo dia 11, também será realizada a oficina de gestão empresarial ‘Sei Vender’ que complementa os estudos aplicados aos visitantes. Todos os encontros serão gratuitos, abertos ao público e terão quatro horas de duração. Os interessados podem se inscrever na Sala do Empreendedor que fica dentro da sede da prefeitura, localizada à Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações também pelo telefone: (24) 3352-6777.

VAGAS DE EMPREGO EM PORTO REAL

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Porto Real está com duas vagas de emprego em aberto. As vagas são para Oficial de Manutenção Geral. Para candidatar-se a vaga é necessário ensino fundamental completo; qualificações profissionais com cursos em instituições reconhecidas; experiência mínima de três anos na função;
ter certificados NR-10, NR – 35 e NR- 33; executar serviços de manutenção em elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria e alvenaria e morador de Porto Real ou Quatis. A outra vaga é para Líder de Limpeza com ensino médio completo; qualificações profissionais com cursos em instituições reconhecidas; experiência mínima de três anos na função; liderança de equipe; conhecimento de rotinas de lavação e limpeza diária, utilizando enceradeiras, lavadores de alta pressão, diluição de produtos; além de ser morador de Porto Real ou Quatis.

OLHO NO PRAZO

A Secretaria informa que é importante ficar atento aos prazos definidos pelas empresas solicitantes para entrega do currículo. O encaminhamento do documento só é feito quando estiver dentro do perfil solicitado pelo empregador e o cadastrado no Sine, atualizado. Os interessados pelas vagas abaixo deverão comparecer à sede da Secretaria até hoje, às 14 horas, portando currículo e documentos como RG, CPF, PIS e CTPS. O endereço da SMTRAB é Rua Estevam Domingos Pederassi, 164, Centro. Mais informações podem ser obtidas através do: (24) 3353-4042.

GRUPAMENTO ESPECIAL DO MEIO AMBIENTE

O segundo módulo da Capacitação do Grupamento Especial do Meio Ambiente (Gema) da Guarda Civil Municipal de Itatiaia já tem data definida e acontecerá de 25 a 28 de abril. O treinamento, que abordará o tema ‘Busca e Salvamento’, acontecerá na área externa do  Hospital Militar de Resende (antigo CRI), na estrada do Parque Nacional do Itatiaia.  De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva, todo o conteúdo será repassado pela Cruz Vermelha de Resende, que é uma parceira do município no treinamento dos 18 agentes.

GEMA

A capacitação do Gema, promovida pela prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente  e Ordem Pública, esta última da qual a Guarda  Civil Municipal faz parte, tem também a parceria do ICMBio Parque Nacional do Itatiaia, do Instituto Estadual do  Meio Ambiente (Inea), da Cruz Vermelha de Resende e do Parque Estadual da Pedra Selada. Fazem parte da grade da capacitação os seguintes módulos: Bioma Mata Atlântica: conceitos e sua importância, Busca e Salvamento em Ambiente Hostil, Legislação Aplicada, Fiscalização: abordagem e conceito, Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal e Educação Ambiental Aplicada. Todos os módulos contam com 40 horas aulas.

SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO

A Secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda atuou ontem capina nas ruas do bairro Dom Bosco. Durante a semana, vários outros bairros receberam serviços de manutenção como retirada de entulhos, tapa buracos, manutenção em ralos e limpeza de canaletas. Entre os bairros beneficiados nesta semana estão: Três Poços, Parque Independência, Belmonte, Aterrado, Minerlândia, Água Limpa, Roma, Colina, Retiro, Voldac, Santa Cruz, Siderlândia, Vila Santa Cecília, Volta Grande, e ainda a Beira Rio.

PREFEITURA LANÇA PET-SAÚDE

Estudantes e profissionais que vão atuar no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2019/2021 reuniram-se na tarde de ontem, no auditório do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), campus Três Poços, para abertura oficial dos trabalhos. O projeto apresentado por Volta Redonda, que tem o UniFOA e a Prefeitura de Pinheiral como parceiros, foi um dos 120 selecionados pelo governo federal entre os 400 inscritos. A gerente da Divisão de Área Técnica e Educação em Saúde, Marciléa Dias de Sá Paiva Lima, que coordena o PET-Saúde em Volta Redonda, explicou o funcionamento do programa que reúne os 30 alunos escolhidos entre os cursos de medicina, odontologia, educação física, nutrição e enfermagem, do 1º, 2º e 3º anos, e os 30 profissionais – funcionários da Secretaria de Saúde e professores do UniFOA.

NESSA SEMANA

O serviço começa nesta semana nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Três Poços, Volta Grande, Vila Brasília, em Volta Redonda, e São Jorge, em Pinheiral. “Os cinco grupos vão conhecer, até março de 2021, a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e as políticas públicas para saúde sempre trabalhando a integração ensino-serviço-comunidade”, falou Marciléa.

DEFESA CIVIL RETORNA PROGRAMA NAS ESCOLAS

Foto: Geraldo Gonçalves/PMVR


A Defesa Civil de Volta Redonda retomou ontem, o programa Defesa Civil nas Escolas, que tem como objetivo inserir temas práticos e noções de defesa civil, sensibilizando as crianças sobre questões de risco e desastre. A ação vai acontecer em quatro escolas da rede municipal e irá beneficiar doze turmas do 5º ano, num total de 300 alunos. O curso, que contará com jogos, apresentação de vídeos e palestras, tem como objetivo fazer com que os alunos sejam multiplicadores, agentes mirins de Defesa Civil, levando os conhecimentos para sua casa e comunidade. Eles vão aprender ainda noções de cidadania, como não jogar lixo na rua.

EXTENSÃO

O projeto, que começou ano passado no Complexo Vila Brasilia, esse ano vai ser realizado nos bairros Três Poços, Água Limpa, Padre Josimo e Belmonte. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, o projeto visa promover uma mudança de hábitos.

ENCONTRO DE EX-ALUNOS

O último sábado, 30 de março, vai ficar marcado na vida de mais de 100 ex-alunos do Colégio Macedo Soares, em Volta Redonda. Eles, que completaram o segundo ano do antigo colegial nos anos de 1972, 1973, 1974 e 1975, puderam se reencontrar em uma grande festa realizada na quadra de bocha do Clube dos Funcionários de Volta Redonda. Segundo um dos organizadores, o arquiteto Augusto Esteves, graças à publicação de uma foto, de 1970, deu à origem a vontade de saber como as pessoas daquela foto estavam hoje.

ATROPELOU UMA VACA

Um motorista de 24 anos ficou ferido após na noite de terça-feira, dia 2, ter atropelado com seu veículo uma vaca. O caso aconteceu em Paraíba do Sul, na Estrada Leonel de Moura Brizola – no bairro Barrinha. Ele foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios. A unidade não informou seu estado de saúde.

ENCONTRO DE CULTURA NA CASA LARANGEIRAS

A Setorial de Patrimônio Histórico Material do Conselho Municipal de Cultura, com o apoio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio da Prefeitura de Angra dos Reis, realizará no dia 15 de abril, às 14 horas uma reunião na Casa Larangeiras com mo objetivo de discutir assuntos pertinentes à setorial, assim como transmitir informes do Conselho, os trabalhos por ele desenvolvidos e o andamento da cultura angrense. A reunião é aberta ao público em geral.

III CAMINHADA DA ADOÇÃO

O Grupo de Apoio à Adoção de Barra Mansa (GAA-BM) está se preparando para a III Caminhada da Adoção, em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, que é dia 25 de maio – mesmo dia em que será realizada a mobilização. A caminhada vai sair às 9 horas do antigo Restaurante Popular, na Avenida Joaquim Leite, até a Praça da Matriz, onde haverá várias atividades, até as 14 horas. Quem quiser participar pode fazer contato com a presidente do grupo, Marcília Arantes, pelo número (24) 9 9307-2249.

Um Fato na Foto

Arte de rua em traje real

Foto: Fábio Guimas

Devido a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam não se dando conta que ainda exista o artista de rua. São poucos, mas eles e, de uma maneira ou de outra, estão pelas ruas das cidades todos os dias, faça calor ou frio, com sol ou chuva, apresentando sua arte na expectativa de conseguir uns trocados para sobreviver. Esse, em especial, com trajes reais amparando seu filho(a) nos braços, foi clicado pelas lentes do repórter fotográfico do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, na Avenida Joaquim, no Centro de Barra Mansa.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !