Notas & Notas – 28 de março de 2019

0

CUIDADOS AO ENTRAR EM UMA UTI

A adoção de novos hábitos e cuidados por pacientes e profissionais de saúde em Unidades de Terapia Intensiva de 119 hospitais públicos do país reduziu a ocorrência de infecções hospitalares. Ao todo, foram evitadas 1.715 infecções da corrente sanguínea, urinárias e pneumonia. Significa que 558 vidas puderam ser salvas neste período. Esta marca foi alcançada durante um ano e meio de execução do projeto colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A meta é reduzir em 50% a incidência de cada uma dessas infecções até 2020.

RODA DE CONVERSA DISCUTE VIOLÊNCIA

De mulher para mulher: como vão os afetos? Este foi o tema da roda de conversa realizada na terça-feira, dia 26, pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

A atividade, que fez uma reflexão os relacionamentos e a violência contra a mulher, aconteceu na Escola de Gestão Pública, no Centro da cidade.

ACIDENTE NA DUTRA

Na noite de segunda-feira, dia 26, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma ocorrência de um acidente no Km 277,4 da Rodovia Presidente Dutra, na pista sentido São Paulo, na altura de Barra Mansa. Segundo os agentes, uma motocicleta colidiu na traseira de outro veículo. O motociclista, de 35 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia. O congestionamento no local chegou a dois quilômetros.

VETOS

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou ontem, 29 vetos do Governo do Estado a projetos de lei aprovados pela Casa. Os vetos são dos ex-governadores Luiz Fernando Pezão, Francisco Dornelles e do atual governador, Wilson Witzel. As novas leis serão promulgadas ou atualizadas – caso o veto seja parcial – e publicadas no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias. Na mesma sessão, os deputados também mantiveram 26 vetos a projetos de lei, enquanto um projeto foi retirado de pauta

PROJETO AMBIENTAL NA FLORESTA DA CICUTA

A partir de uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou, liminarmente, que Furnas Centrais Elétricas apresente, implemente e finalize um programa de recomposição e prevenção do efeito borda da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Floresta da Cicuta, patrimônio ambiental de Volta Redonda, no prazo de 180 dias após intimação. A decisão também determinou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fiscalize a implementação do referido programa.

REPRESENTANTES DE COOPERATIVA

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, recebeu os membros da cooperativa de reciclagem ‘Pinheiral em Ação’, para uma reunião na terça-feira, dia 26, na sede da Prefeitura de Pinheiral. O objetivo é dar mais um passo para a implantação da coleta seletiva na cidade. Para isso, já está em andamento a concessão de uma área apropriada para a implantação da coleta seletiva em parceria com a cooperativa.

MORRE RAFAEL HENZEL

Foto: Divulgação/Redes Sociais


O corpo do jornalista Rafael Henzel foi sepultado ontem em Chapecó. Ele morreu na noite de terça-feira, dia 26, aos 45 anos, após sofrer infarto quando disputava uma partida de futebol. Henzel foi um dos sobreviventes do voo LaMia 2933, que levava jogadores, equipe técnica e convidados da Chapecoense à Colômbia, onde seria disputada – em novembro de 2016 – a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Henzel nasceu em São Leopoldo (RS). A carreira de radialista teve início na Rádio Oeste Capital FM, quando tinha apenas 15 anos. Após passar por várias rádios e TVs locais, iniciou as atividades na Rádio Oeste Capital. Foi comentarista da RBS TV durante a Copa Libertadores da América de 2017. Atualmente, Henzel era jornalista do Grupo Condá de Comunicação. Ele já morou na região Sul Fluminense, se formou jornalista pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Foi por alguns anos jornalista da TV Rio Sul.

PACIENTE SE CASA EM HOSPITAL

Foram 12 anos de relacionamento, filhos e uma história de amor que ficará guardada para sempre na lembrança. Esse é o resumo da história de Marcelo Glória Martins da Silva e Luciana de Almeida Fukamati, que na última semana, dia 21, se tornaram, oficialmente, marido e mulher. Eles se casaram dentro do Hospital Unimed Volta Redonda, onde Marcelo estava internado em tratamento de câncer no testículo. A atitude do casal inspirou os colaboradores da unidade hospitalar, que contribuíram para a organização da cerimônia. Eles produziram cartazes, o buquê da noiva e uma pequena decoração no quarto. Familiares e amigos participaram da celebração e um representante do cartório compareceu ao local para realizar a união estável.

FALECIMENTO

Marcelo se emocionou após a famosa frase ‘pode beijar a noiva’. Apesar da dificuldade para falar, ele agradeceu o carinho dos colaboradores e demonstrou seu grande amor pela esposa. Marcelo faleceu na noite de terça-feira, dia 26, após realizar seu desejo de casar oficialmente.

PELA CULTURA

Foto: Divulgação


Ontem o deputado estadual, Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC), se reuniu com o presidente Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, e com a secretária municipal de Cultura de Volta  Redonda, Aline Mara Ribeiro. O objetivo do encontro foi para que o deputado possa interceder junto ao Governo  do Estado para que os bens públicos do Estado, que hoje se encontram ociosos ou explorados comercialmente de forma indevida, sejam destinados a projetos culturais da região, como a Casa do Artesão, que recentemente obteve verba da Secretaria Estadual de Turismo, mas ainda precisa de espaço físico. “Temos que fazer o bom uso dos imóveis públicos com iniciativas culturais e até turísticas”, ressalta Marcelo Cabeleireiro.

CONSULTA OFTALMOLÓGICA GRATUITA EM RESENDE

Quem quiser fazer exames oftalmológicos gratuitos em Resende e, por consequência da necessidade, óculos em condições acessíveis para motoristas profissionais precisa correr. Terminam nesta sexta-feira, dia 29, as inscrições para as consulta gratuitas. A Prefeitura de Resende, em parceria com os Institutos Nissan e Ver & Viver, realiza neste sábado, dia 30, o projeto no Centro Educacional Municipal de Educação Infantil (CMEI) Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. As inscrições são feitas exclusivamente por telefone, através do número (24) 3360-4378, fornecendo os dados pessoais.

PREÇO INFERIOR

Outro importante benefício da parceria firmada pela prefeitura é a possibilidade dos motoristas adquirirem armação e lente de óculos a preço inferior ao de mercado, quando for atestada a necessidade médica. Para realizar os serviços, três oftalmologistas farão o atendimento dos motoristas no dia do evento.

PROJETO

A proposta do projeto é garantir um trânsito mais seguro para a população. Atualmente existem cerca de 480 motoristas profissionais no município. “Um dos objetivos da ação, que disponibilizará até 500 vagas para os exames, é fazer com que Resende se torne o primeiro município do país com todos os motoristas profissionais com visão verificada”, explica a coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), Ana Lúcia Abranches, acrescentando que entre os tipos profissionais que poderão desfrutar da oportunidade estão taxistas, motoristas de fretamento, transporte escolar e transporte urbano, servidores públicos, além de motoristas de empresas privadas em geral.

INTEGRANTES DO CCI PARTICIPAM DE PASSEIO

Foto: Divulgação


Integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participaram, na quarta-feira, dia 26, de um novo passeio ao Sítio das Palmeiras, em Resende. A atividade, que contou com muita diversão foi organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O CCI oferece durante o ano todo várias oficinas aos participantes. Atualmente, cerca de 250 idosos participam das atividades. O Centro oferece aos usuários aulas de ginástica, hidroginástica, Massagem – Shiatsu, dança de salão, entre outras. Além das oficinas, todos tem a oportunidade de participar das palestras e confraternizações realizadas no local, e dos passeios organizados. Todas as atividades são gratuitas e atendem usuários com idade acima de 60 anos. O CCI também oferece aulas nos Núcleos dos bairros Vila Flórida, Penedo e Maringá.

AMPLIADAS OFICINAS DO PROJETO REALIZAR

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SMECT) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMDR), os estudantes do Projeto Realizar, em Porto Real, participaram na quarta, dia 26, de uma visita à Casa do Produtor. O projeto, que acontece no CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes, atende estudantes com deficiência, através da Educação Especial do município.

AULAS SEMANALMENTE

O secretário de Educação de Porto Real, Robson Paulino da Silva, afirmou que os estudantes passarão a ter aulas semanalmente na estufa. “Atualmente são ministradas oficinas de artesanato e educação física adaptada. A partir da próxima semana, os estudantes contarão também com aulas na estufa, onde aprenderão sobre o plantio de mudas de hortaliças”, explicou o secretário.

UNIMED INAUGURA PRÓ-VIDA ANGRA

No dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde. E para marcar a data a Unimed Volta Redonda se antecipou e fez uma entrega de saúde e bem-estar para a população de Angra dos Reis. Na segunda-feira, dia 25, inaugurou na cidade o Pró Vida, uma unidade de atenção à saúde que conta com laboratório, especialidades médicas, escola da coluna, acupuntura, salas de medicação e curativo, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e terapia ocupacional.  Com investimento na ordem de R$ 1 milhão, o Pró Vida chega à Angra dos Reis como uma opção diferenciada em prevenção, reabilitação e bem-estar. A unidade conta com uma equipe capacitada e interdisciplinar para oferecer diversos serviços em apenas um lugar. A partir da indicação do médico, o paciente é encaminhado para a especialidade que melhor irá atender a sua necessidade.

DESEMBARGADORA MINISTRA AULA MAGNA

Dra. Denise Levy Tredler, ministrará a aula magna do curso de Direito – Foto: Divulgação


A Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Denise Levy Tredler, ministrará a aula magna do curso de Direito, nesta quinta-feira, dia 28, às 19h30min, no Centro de Eventos do Cesva/FAA. O tema será ‘Holocausto: As violações dos Direitos Humanos de Ontem e Hoje’. O evento é gratuito e aberto para alunos e não alunos da instituição.Organizado pelo curso de Direito, a aula magna tem como objetivo dar boas-vindas aos alunos, que estão iniciando o semestre da graduação. Como é de costume, apresenta-se uma personalidade representativa da área. Neste ano, quem ministrará a aula magna será a Dra. Denise Levy Tredler.

PREFEITO RECEBE REPRESENTANTES DA CERVASUL

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, esteve reunido com representantes da Associação dos Micros Cervejeiros do Sul Fluminense (Cervasul), na tarde de ontem. Durante a reunião foi apresentado a ideia de que o município sedie um evento cervejeiro no segundo semestre desse ano. “Essa característica de trazer esses eventos e fortalecer a associação como a de vocês, que vislumbre atrair visitantes para a nossa região, tem o meu apoio. Eu quero que a nossa cidade vire referência em atrativos turísticos”, ressaltou o prefeito completando que irá analisar a possibilidade do apoio ao evento, após a apresentação do projeto por completo.

CERVASUL

A Cervasul reúne cervejarias dos municípios de Barra do Piraí, no distrito de Ipiabas, Valença, Itatiaia, no distrito de Penedo, Resende, Visconde de Mauá, Piraí, Miguel Pereira, Volta Redonda e Engenheiro Paulo de Frontin, com o objetivo de reunir os empresários fabricantes, divulgar a produção da cerveja artesanal e a expectativa de aumentar a produção, além de facilitar o acesso do fabricante a insumos, distribuição, equipamentos e literatura relacionada à produção de cerveja. O presidente da Cervasul, Elek Raele, explicou que eles criaram o Caminho Cervejeiro, uma rota turística, cultural e gastronômica que reúne por todos esses municípios.

NOVA DIRETORIA

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) realizou ontem em sua sede, em Resende, a 1ª Reunião Ordinária de 2019. A plenária foi marcada pela eleição e posse da nova diretoria do Comitê, que estará à frente da gestão no biênio 2019/2021. A nova diretoria passa ser composta pela representante da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (Seas), Renata Bley, como presidente; Matheus Cremonese, da ONG Programa de Educação Ambiental, que foi reconduzido ao cargo de vice-presidente; e pelo representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), Ricardo Jacob, como secretário do colegiado.

UM FATO NA FOTO

Perguntar não ofende!

Foto: Leitor/Via WhatsAspp


O que fazia uma Kombi da Prefeitura de Volta Redonda no município de Santa Isabel do Rio Preto na noite do último sábado, dia 23.  O veículo, que deveria estar prestando serviço ao Município de Volta Redonda estava estacionado em frente a uma casa na Rua José Fagundes. A foto é de um leitor, que passava pelo local e também ficou curioso pelo fato da Kombi estar tão longe da sua cidade de origem. A foto foi feita pelo leitor por volta das 21 horas.

error: Conteúdo protegido !