Notas & Notas – 24 de janeiro de 2020

0

MEGAVESTIBULAR 2020

Quem perdeu o primeiro ‘Megavestibular de 2020’ já pode ficar tranquilo. A Estácio dá mais uma oportunidade para o ingresso nos cursos de graduação com um desconto especial em todas as modalidades. Na região, as provas poderão ser realizadas nesta sexta-feira, dia 24, às 13 horas, 18 horas e 19h30min; sábado, dia 25, às 10 horas, meio-dia, 14 horas e 16 horas, nas Unidades de Resende e Volta Redonda. Os calouros que aproveitarem a oportunidade de iniciar o ano cursando uma graduação presencial na Estácio terão 50% de desconto durante todo o curso. Já os alunos ingressantes no ensino a distância, terão 60% de desconto durante o primeiro semestre. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do portal http://portal.estacio.br/megavestibular.

RECOLHIMENTO DE ENTULHOS

A Prefeita de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/ Secretaria Executiva de Serviço Público, divulgou o calendário de coleta de entulhos nos bairros do município, durante os meses de janeiro e fevereiro. Neste mês, o serviço já atendeu aos moradores da Japuíba, de Jacuecanga, Parque Mambucaba, além de diversos bairros da região central. É importante destacar que o material deve estar ensacado e descartado em frente às residências para que o caminhão faça o recolhimento. A retirada não possui um horário fixo, pois ela acontece de acordo com a necessidade de cada local. Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato com o setor responsável pelo telefone (24) 3377-4229 ou pelo email: [email protected].

OBRAS DE REVITALIZAÇÃO

A Prefeitura de Resende entrega nesta sexta-feira, dia 24, a inauguração da Área de Lazer Padre Gabriel Grolla, no bairro Cabral, a partir das 18h30min. A nova praça fica localizada entre as ruas 15 e 16, próxima à Creche Municipal Favo de Mel. O espaço, que estava abandonado, recebeu diversas melhorias com o programa da administração municipal ‘Revitaliza Resende’, como a implantação do novo piso com blocos intertravados, alambrados, parque infantil, academia da Melhor Idade, quiosque com mesas e bancos. Além da iluminação da praça, com as lâmpadas de LED e acessibilidade, buscando garantir segurança e lazer para os moradores do bairro Cabral.

ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE

Foto: Carina Rocha/PMR


A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, continua com as obras de reforma e revitalização completa da Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio, localizada no bairro Vila Julieta. Os trabalhos fazem parte do programa ‘Revitaliza Resende’, realizado pela administração pública que busca promover melhorias em diversos locais do município. No momento desta etapa, as obras estão concentradas na reforma do refeitório da unidade de ensino, troca de forros e a pintura. Em seguida, serão instalados novos forros de PVC nas salas de aula, biblioteca e refeitório, além de ações de prevenção a infiltrações no telhado. De acordo com a secretaria, os serviços no telhado como a remoção e limpeza das telhas já foram concluídos.

SOBRE A REFORMA

A unidade ganhará um novo sistema de iluminação, através do qual os alunos saberão os horários das atividades, como recreio e saída. O recurso irá atuar como as campainhas das escolas regulares, porém, utilizando uma luz que indicará o término/início de intervalos, além do momento certo para entrada e saída da escola. A E. M. Rompendo o Silêncio também terá em breve o plantio de grama no parquinho em frente à entrada principal e novas torneiras para os sanitários.

REVITALIZA RESENDE NAS ESCOLAS

O programa ‘Revitaliza Resende’ também está presente e reformando outras escolas do município, para ajudar a melhorar a qualidade das unidades de ensino. São elas: E.M São Vicente de Paula, Colégio Getúlio Vargas, E.M. Bernarda Brandão, E.M. Rio Preto, E.M. Noel de Carvalho, E.M Lídia Pires, CIEP 489 Augusto de Carvalho e a construção da nova unidade de ensino do bairro Parque Minas Gerais.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A RIO-SANTOS

O município de Angra dos Reis vai sediar, no dia 3 de fevereiro, segunda-feira, às 14 horas, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, uma audiência pública para discussão da concessão rodoviária da BR-101 (Rio-Santos). O debate, realizado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), atende a uma solicitação feita pelo prefeito Fernando Jordão, na audiência ocorrida no Rio de Janeiro, no último dia 15.

NOVA CONCESSÃO

A nova concessão consiste na exploração do sistema rodoviário, por 30 anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação, implantação de melhorias, ampliação de capacidade, manutenção do nível de serviço e segurança do usuário.

VACINA CONTRA O SARAMPO

O setor de Imunização, da Secretaria de Saúde de Itatiaia, está convocando todos os moradores com idade entre seis meses e 59 anos a comparecerem aos postos de saúde para que os profissionais possam avaliar a necessidade de imunização contra o sarampo. A Secretaria Estadual de Saúde informou que pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem tomar a vacina. Alérgicos a proteínas do leite de vaca têm de informar essa condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem tal componente.

DIA ‘D’ DO DETRAN

No próximo dia 24 será realizada a primeira edição do Dia D de 2020, o programa de atendimento especial do Detran para pessoas com deficiência.  Nessa data, as PCDs poderão fazer a identificação civil gratuitamente. Além disso, não precisarão agendar os procedimentos de habilitação e vistoria.

CIDADÃ SOBRE RODAS

Também estará disponível a inscrição no curso Cidadania Sobre Rodas, que dá aulas gratuitas de direção para a obtenção da CNH para as pessoas com deficiência. Será oferecido ainda o curso Oficina Sob Medida especial para deficientes auditivos, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica dos automóveis. As aulas são gratuitas e serão realizadas na Escola Pública de Trânsito (EPT), situada na Avenida Mem de Sá, 163, na Lapa.

REDE DE SAÚDE PARA NOVO CORONAVÍRUS

Diante dos casos de doença respiratória na China, causada pelo novo Coronavírus, o Ministério da Saúde instalou, nesta quarta-feira, dia 22, o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus. O comitê tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil. Até o momento, não há detecção de nenhum caso suspeito no país. A pasta tem realizado monitoramento diário da situação junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), que acompanha o assunto desde as primeiras notificações de casos em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro de 2019.

CIRURGIAS GINECOLÓGICAS

Foto: Divulgação


A Prefeitura Municipal de Pinheiral, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar cirurgias ginecológicas no Hospital Municipal de Pinheiral já nos primeiros meses de 2020. Com a abertura do centro cirúrgico do Hospital na gestão do prefeito, Ednardo Barbosa, a cidade ganhou um espaço para realizar procedimentos que ficavam aguardando convênios com outros municípios para serem realizados.

ASMA ALÉRGICA GRAVE

A partir de agora, pessoas com asma alérgica grave contam com mais uma opção de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do medicamento omalizumabe, que deve auxiliar no controle da doença. A asma está entre os problemas respiratórios mais comuns no país, atingindo a cerca de 20 milhões de brasileiros, sendo que entre 5% e 10% dos casos são considerados graves. O medicamento é indicado justamente para o controle dos casos graves da doença, quando os sintomas são diários ou contínuos e sem resposta ao tratamento já disponível no SUS, com medicamentos anti-inflamatórios e de alívio à falta de ar (corticoides inalatórios e beta-2 agonista).

LICENÇAS AMBIENTAIS

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, registrou aumento em cerca de 40% na emissão de licenças ambientais no município em 2019. A principal função desse instrumento é conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente, além de contribuir para a geração de novos empregos no município. Para obter o licenciamento é necessário abrir um processo na sede do Centro Administrativo de Barra Mansa, dentro da secretaria de Meio Ambiente, no setor de licenciamento ambiental. Para outras informações, ligar para pasta através dos telefones (24) 2106-3406 e/ou 3408.

ENSAIOS BLOCO DA VIDA

O Bloco da Vida de Volta Redonda já iniciou seus ensaios. Até o carnaval, o grupo vai se reunir todas as quintas-feiras, das 19 às 21 horas, na Praça Rotary (embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni). Além disso, as inscrições para quem deseja fazer parte da bateria do Bloco acontecerão durante os ensaios.

PROTEÇÃO DOS ANIMAIS

Um grupo de trabalho, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e formado por entidades representativas da sociedade civil e do Governo Municipal de Volta Redonda, realizou ontem, a primeira reunião de construção em políticas públicas do Plano Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. O secretário de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, prevê que até maio deste ano o documento final que vai subsidiar o Plano Municipal esteja concluído.

AVANÇO NA EDUCAÇÃO

Atendendo uma demanda da população, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria de Educação (SME), implantará um Centro de Atendimento Especializado em Educação Especial. O convênio foi assinado nesta semana com o governo do Estado e possibilitará que a Escola Estadual Minas Gerais, no bairro Retiro, seja municipalizada para receber o projeto de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede municipal.

MARIA DA PENHA

Um dos serviços apresentados aos moradores de Quatis durante a permanência do ‘Ônibus Lilás’ no município, ontem, a Patrulha Maria da Penha – Guardiães da Vida reforçou a divulgação de suas atribuições na rede de proteção às mulheres vítimas da violência. O serviço funciona por meio de uma parceria com o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro).

TUDO IGUAL NO PLACAR

O Resende recebeu o Bangu na tarde de ontem no Estádio do Trabalhador, em Resende, pela segunda rodada da Taça Guanabara. O Gigante do Vale saiu na frente com gol de Caio Cézar, mas Juliano buscou o empate para o Alvirrubro da Zona Oeste e as equipes empataram em 1 a 1. Com o resultado, o Resende soma dois pontos e ocupa a quarta colocação do Grupo B, enquanto o Bangu também chega ao seu segundo ponto e fica na terceira colocação do Grupo A. Na próxima rodada, o Alvinegro visita a Portuguesa no Estádio Luso Brasileiro, no domingo, dia 26, às 16 horas.

Um Fato na Foto

Clinica Veterinária de Barra Mansa está quase pronta

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, publicou nessa quinta-feira, dia 23, em suas redes sociais que a Clínica Veterinária de cidade está quase pronta. Ele ainda parabenizou a equipe da Saúde, que segundo ele “joga nas 11 posições”. A Clínica Veterinária de Barra Mansa está localizada no Centro de Lazer Feliz da Vida, na Rua Adolpho Klotz, no bairro Santa Rosa. Lá serão realizados serviços de castração, atendimentos emergenciais para animais de pequeno porte, vacinação e coleta de sangue. Uma internauta comemorou na publicação do chefe do Executivo. “Boa notícia, aguardo ansiosa. Parabéns aos animaizinhos que estarão ganhando essa clínica”, disse nos comentários.

error: Conteúdo protegido !