Notas & Notas

0

OFICINA DE CARTOGRAFIA SOCIAL


Trinta e dois adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, alunos da Fundação Confiar e integrantes do projeto Plantar Florestas para Colher Água, participam nesta terça-feira, dia 10, de uma oficina de cartografia social. A atividade, que será realizada das 9h30min às 11 horas no Parque das Águas, em Resende, faz parte do Projeto Cachoeira: Semeando Águas, que une ciência, esporte e educação ambiental. A oficina será ministrada por alunos do curso de engenharia ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
PARCERIA
Realizado através de uma parceria entre o canoísta Pedro Oliva, recordista mundial de salto em cachoeira, e diversas instituições que atuam na prevenção de desastres naturais, preservação do rio e suas nascentes, entre outras iniciativas, o Projeto Cachoeiras esteve em Resende em 2015. Nesta primeira expedição, o canoísta Pedro Oliva e sua equipe percorreram toda a extensão do Rio Paraíba, desde a nascente até sua foz, coletando dados para serem avaliados por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
DIA DAS CRIANÇAS EM VOLTA REDONDA
O Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12, vai movimentar a Ilha São João, em Volta Redonda. É que no local, a Prefeitura de Volta Redonda, através de várias secretarias, estará realizando uma grande festa. O Zoológico também será palco para as comemorações. As atividades irão acontecer no ginásio, complexo esportivo, pavilhão da Ilha São João e no Zoológico a partir das 9 horas. Entre as atrações estão atividades de atletismo que inclui as corridas de velocidade, de revezamento, corrida do saco, com obstáculo, amarelinha, futebol para as crianças e toda família, badminton, atividades recreativas com água, com bexigas, basquete e muito mais. Segundo o prefeito Samuca Silva, vai ser um dia de muitas brincadeiras e alegria. Um evento completo, que foi organizado com a união de várias secretarias para comemorar essa data. Disse o prefeito que, vão ser um dia especial, bonito, repleto de atividades. Uma data a altura de toda a criançada.
ATIVIDADES RECREATIVAS
Em comemoração ao Dia das Crianças, da próxima segunda-feira, 9, até quarta-feira, 11, das 8 horas às 11 horas e de 14 horas às 17 horas, as atividades recreativas, oficinas esportivas, jogos de salão, entre outras atividades vão acontecer nos ginásios poliesportivos, praças e quadras espalhados pela cidade. Os bairros que estarão recebendo as ações são Açude, 249, Retiro, Santa Cruz, Santo Agostinho, Siderlândia, São Geraldo, Três Poços, Vila Rica, Ilha São João, Aterrado, Aero, Belmonte, Belo Horizonte, Brasilândia, Candelária, Coqueiros, Fazendinha, Mariana Torres, Minerlândia, Padre Josimo, Roma I, Roma II, Rústico, São Cristóvão, São Sebastião, Santa Rita de Cássia, Sessenta – (Praça da ETPC), Vila Brasília, Vila Mury. Segunda-feira, as secretarias municipais de Cultura e Ação Comunitária estarão no bairro Siderlândia com as atividades que terão inicio às 17h30min. Haverá doação de mudas, caminhão da Brinquedolândia e Educação Ambiental sobre Rodas.
FUNCIONÁRIO DESTAQUE
Começa hoje a votação para a categoria Funcionário Destaque, do Prêmio VR de Gestão Pública, realizado pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização do Serviço Público (Seplag). O objetivo da premiação é incentivar os servidores municipais e valorizar os serviços prestados ao município. “Tivemos 83 inscritos nessa categoria, sendo 41 homens e 42 mulheres. Agora é o período de homologação e na segunda-feira vamos disponibilizar os nomes para votação no site. Os próprios servidores também vão avaliar, dentre os nomes de cada área estratégica, quais serão os dois eleitos em cada uma. Desse modo, teremos 10 servidores selecionados para receber o prêmio”, explica o secretário de Planejamento, Transparência e Modernização do Serviço Público, Julio Andrade.
VOTAÇÃO
A votação segue até o dia 20 de outubro no Portal VR (www.voltaredonda.rj.gov.br). Só podem participar servidores efetivos da prefeitura, que deverão utilizar os dados do login de acesso ao sistema de Contracheques Online. Cada servidor poderá votar somente uma vez e terá que escolher entre os candidatos que concorrem à área estratégica onde está inserido o seu órgão ou entidade de atuação.
INSCRIÇÕES BOAS PRÁTICAS
A outra categoria da premiação é ‘Boas Práticas em Gestão Pública Municipal’, a qual os servidores poderão se inscrever até o dia 15 de outubro, também pelo site da Prefeitura. Segundo o secretário Julio Andrade, os interessados deverão preencher um formulário que vai gerar um relatório a ser avaliado por uma banca composta de representantes de segmentos da sociedade civil, como universidades, sindicatos, além de membros de diversos segmentos do Poder Público municipal. Nessa categoria poderão ser formadas equipes de até três servidores, desde que atendam aos requisitos descritos no edital. Somando as duas categorias serão contemplados até 19 servidores que receberão um troféu e certificado no dia 28 de outubro, data em que se comemora o Dia do Servidor Público. Os vencedores também participarão de uma viagem a ser realizada no ano que vem.
PLACAS INDICATIVAS PARA GAVETAS CEMITÉRIO


O vereador Edson Miranda, o Edson Peroba (PPS) pediu que a Prefeitura de Resende instale placas indicativas nos lóculos (gavetas) do Cemitério Municipal Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos. O parlamentar, ainda solicita que seja disponibilizado um funcionário da administração para atender no horário do almoço. “Por motivos financeiros, muitas vezes as famílias não conseguem colocar placas indicativas nas gavetas, impossibilitando a exata identificação do local onde se encontram os restos mortais do ente querido”, disse o parlamentar, informando ainda que recebeu relatos de que a sala da administração fica fechada no horário de almoço.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA NO ALTO PENEDO


Preocupado com o abastecimento de água no bairro Penedo, em Itatiaia, o vereador João Márcio Albino da Silva (PRB) reivindicou ao Poder Executivo a construção de uma captação de água com reservatório e tratamento no Rio das Pedras próximo ao Rio Rolf na localidade conhecida como Fazendinha, no bairro Alto Penedo. “O abastecimento de água é o mais essencial dos serviços públicos que se deve prover aos moradores de nossas cidades. E a falta da água e uma realidade indesejável para população de Penedo, que tanto sofre com esse problema. E para suprir tal necessidade, solicito que estude a viabilização para ajudar no abastecimento de toda parte baixo do Penedo”, justificou o parlamentar.
A indicação N° 970/2017 foi aprovada pelo Plenário e encaminhada para apreciação do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB).
SUPER MUTIRÃO DA SAÚDE
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde do município, divulgou que já são mais de cinco mil cidadãos atendidos, no Super mutirão da Saúde. De acordo com a informação, filas de espera foram zeradas como as consultas com neurologistas, ortopedistas, cardiologistas, angiologistas, cirurgia vascular, prova de função pulmonar, consulta de cirurgias ginecológicas e risco cirúrgico. O Super mutirão da Saúde foi criado pela Prefeitura para atender os pacientes que estavam com pedidos de exames e cirurgias desde 2015 e que ainda não haviam sido atendidos. Para agilizar ainda mais esse atendimento foi criado um canal de comunicação via WhatsApp com esses pacientes. Através dele, eles podem tirar dúvidas e acompanhar informações sobre o agendamento, data e horários em que foram marcados os procedimentos.
EXAMES DE MAMOGRAFIA
No levantamento, a Prefeitura também informou que ampliou os exames de mamografia em mais 100 por semana. A cidade contava com um mamógrafo que nunca funcionou, mas que agora está em operação, atendendo toda a população. Para que todos que aguardam sejam atendidos na data e horário marcados é de extrema importância que os dados cadastrais estejam sempre atualizados. A Prefeitura entra em contato com cada paciente e se as informações estiverem erradas não será possível realizar as marcações.