Notas & Notas – 21 de janeiro de 2020

0

VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou neste mês de janeiro a oferecer as doses da vacina contra a febre amarela para toda a população. Para se imunizar, basta ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, com o cartão de vacinação e o cartão do SUS em mãos. No local, será analisada a necessidade do reforço especial, recomendado pelo Ministério da Saúde para crianças de até sete anos.

QUEM PODE VACINAR

Toda a população, a partir dos nove meses de idade, tem direito a vacina contra a febre amarela. Em casos de dúvidas, basta procurar o posto de saúde mais próximo. A meta de cobertura vacinal recomendada no Calendário Nacional de Vacinação é alcançar, pelo menos 95% da população alvo. As doses da vacina em Resende são realizadas de forma rotineira.

DESEMPENHO DOS ALUNOS DO MEP NO ENEM

Dos cerca de 30 alunos da turma MEP-2019 até momento a maior nota de REDAÇÃO é 960, avizinhada de outras, a partir de 800. No Brasil apenas 53 notas 1000. Há notícias de que em VR o máximo conquistado pelos alunos de cursinhos e escolas regulares tenha sido  nota 980. “Batendo da trave”. Disse-me uma diretora de curso de redação particular. No dia 23 de janeiro, o MEP anunciará mais detalhes do desempenho da turma MEP-2019, e também informações sobre as inscrições para os candidatos para o Pré-Vestibular Cidadão do MEP, destinado aos empobrecidos pelo sistema. Sigamos.

TROCA DO QUADRO DE ENERGIA

Foto: Divulgação


Zelar pela segurança e qualidade da estrutura dos espaços públicos em Resende é um compromisso, reforçado diariamente pela Prefeitura. Recentemente, mais uma importante medida foi tomada na Nova Santa Casa de Misericórdia com a troca do quadro de energia da unidade. A ação faz parte de uma sequência de serviços para trazer melhorias na rede elétrica da Nova Santa Casa. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, a regularização do sistema elétrico começou bem antes, com a substituição e adequação de alguns quadros de setores específicos. Além disso, as equipes que atuaram no local criaram um circuito específico para ar condicionado na ala do ambulatório SUS.

CONSEQUÊNCIA

Como consequência da substituição do quadro de energia, além de adequar o sistema elétrico da Nova Santa Casa às normas e padrões exigidos, a estrutura criada possibilita que os trabalhos prossigam para as próximas etapas. A troca ainda traz como benefício à prevenção ao risco de pane elétrica no hospital.

REFORMA DO HOSPITAL MUNICIPAL

A primeira etapa das obras de reforma do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, que corresponde à readequação da rede de esgoto da unidade, está sendo finalizada.  A previsão é que todo o trabalho seja entregue até o fim desse semestre. Os funcionários da empresa contratada trabalham, no momento, na área externa, e seguirão para o setor de Maternidade e telhado, e assim por diante, realizando o serviço em todo o hospital, cumprindo o cronograma estabelecido. Segundo o secretário de Saúde, Carlos Magno Goulart Fernandes, nesta primeira etapa está sendo finalizada a readequação da rede de esgoto.

PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa da reforma será na Maternidade e no telhado. Ainda de acordo com o secretário, será realizada ainda a reformulação da parte elétrica, evitando sobrecarga do sistema, devido aumento de demanda. “Nós estamos realizando as obras com a preocupação de não reduzir a capacidade de atendimento. A expectativa é que em 45 dias, a nova maternidade seja entregue, com entrada independente.  Já em relação ao telhado, que possui três mil metros quadrados, a troca será necessária para acabar com problemas de vazamentos que temos hoje principalmente na clínica médica”, destacou Carlos Magno.

VAGAS GRATUITAS NO ROTATIVO

Com o novo sistema de Estacionamento Rotativo de Volta Redonda, idosos e Portadores de Necessidades Especiais contam com mais de 5% das vagas reservadas para facilitar a locomoção. O percentual é superior ao determinado pelos estatutos do Idoso e dos PNE’s. Além disso, a empresa manteve a gratuidade para esse público, uma cortesia de 3 horas, tempo máximo que se pode estacionar numa mesma vaga.  “A gratuidade nos estacionamentos rotativos não é prevista em lei, mas como já vinha sendo feito assim, também optamos pôr mantê-la, respeitando a rotatividade, para que mais idosos e portadores de necessidades especiais possam ter a chance de estacionar”, afirmou a gerente do VR Parking, Patrícia Nunes.

MAIS MEDIDAS

Segundo ela, outras medidas estão sendo implementadas. “Esse período de chuva tem dificultado a demarcação desses espaços, mas aos poucos estamos finalizando a sinalização horizontal, com pintura das vagas. Além disso, vamos ter essas vagas também visíveis no nosso aplicativo, o Digipare”, acrescentou, reforçando que até o dia 26 de janeiro o funcionamento é em caráter de testes.

REFORMA DE ESCOLAS

Foto: Divulgação


Estão em fase de conclusão as obras de revitalização que a Prefeitura de Porto Real realiza na Escola Municipal Maria Hortência Nogueira. Várias melhorias estão sendo realizadas no local. Entre elas, a construção de uma pequena arquibancada na quadra e de um palco de apresentações no refeitório da unidade, além de drenagem e manutenções corretivas já foram realizadas. Conforme informações da secretaria de Obras e Serviços Públicos do município, a pintura geral e os últimos ajustes na parte interna da Escola serão concluídos antes do início do ano letivo. Já a pintura da parte externa do muro tem previsão de término para o mês de fevereiro.

INSCRIÇÕES PARA FAETEC

Seguem abertas até o próximo dia 26, as inscrições para os cursos de qualificação profissional da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec) em Resende. Estão sendo oferecidas vagas para os cursos de Inglês, Espanhol e Excel. A Faetec em Resende fica na que fica na Avenida Coronel Mendes, no bairro Alvorada. Os interessados devem preencher um formulário http://www.faetec.rj.gov.br/. Após o término do prazo de inscrição é feito um sorteio, onde os contemplados serão informados pela própria Faetec sobre a data e os procedimentos para a matrícula. As aulas na unidade começam dia 10 de fevereiro.

OPERAÇÃO ÁGUAS LIMPAS

Foto: Divulgação/PMVR


A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), iniciou nesta segunda-feira, dia 20, a operação Águas Limpas. O objetivo é realizar vistorias em empresas com potencial de poluição, como postos de gasolina, oficinas mecânicas e lava jatos. Ao todo, três equipes da secretaria estão realizando a fiscalização e cobrando os responsáveis a documentação necessária, além de orientar sobre questões ambientais, dando um prazo de trinta dias para as devidas adequações.

VACINAÇÃO INTENSIFICADA

Apesar de nenhum caso de sarampo ter sido registrado na cidade do Aço desde 2013, a Prefeitura de Volta Redonda está intensificando a vacinação até o dia 13 de março. As doses da vacina estão sendo disponibilizadas nas 46 unidades de saúde, que estão funcionando das 8 às 17 horas. O público-alvo são crianças a partir de seis meses até adultos de 49 anos, não vacinados ou que estejam com seu plano vacinal incompleto. Para pessoas acima de 50 anos, a recomendação é buscar a vacinação em casos de viagem para localidades com a circulação viral ativa, se não teve a doença e não recebeu anteriormente dose da vacina. Essas pessoas deverão ser vacinadas em dose única.

VERÃO 360

O Hotel Bela Vista, em Volta Redonda realiza no dia 25 de janeiro a festa Verão 360. O evento conta com presença dos DJs Pedro Oliveira, Havoc e Guima e Carrossel de Emoções. Ingressos à venda nas lojas Hering de Barra Mansa e Volta Redonda e pelo site www.bilheteriadigital.com.br. A classificação é de 18 anos.

MAIS INVESTIMENTOS

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, anunciou ontem que nesta terça-feira, dia 21, às 10 horas, o programa ‘Orgulho de Volta’ entrega à população uma nova Sala de Ultrassonografia. O novo espaço foi implantado no Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, no Estádio Raulino de Oliveira. A ação vai ampliar a oferta de exames em 50% e o município passará a realizar 3,3 mil ultrassonografias por mês.

PRIMEIRO LUGARES NOS CONCURSOS

Boas notícias para iniciarmos o ano. Juliana Resende, professora de matemática e da equipe de coordenação do Pré- Vestibular Cidadão- Núcleo Retiro, foi aprovada em 1º lugar no concurso da Prefeitura de Volta Redonda. Também, Robson Oliveira, professor de matemática no Pré Núcleo –Niterói (MEP) ficou em 3º  Lugar no concurso de Pirai. A façanha intelectual dos dois se soma às conquistas dos nossos alunos nos desempenhos extraordinários no Enem, apesar dos erros do governo.  Estamos multiplamente felizes.

CAIU NA VALETA

No sábado, dia 18, um ônibus da Viação Aparecida caiu em uma valeta na RJ-143, em Barra do Piraí. Somente no domingo, dia 19, o veículo foi retirado do local. O coletivo fazia a linha Barra do Piraí x São José do Turvo quando caiu no local, mas por sorte ninguém de feriu.

PARTIDA SOLIDÁRIA

Vasco, Botafogo e Boavista foram a campo na noite de ontem para reforçar a campanha de solidariedade no Espírito Santo, organizada pela Federação de Futebol do Espírito Santo e do Governo do Estado. Municípios foram afetados pela forte de chuva do último dia 17 e seus jogos terão arrecadação de suprimentos para a população. Na noite de ontem teve partida amistosa Botafogo e o Vitória FC. Já no sábado, dia 25, na partida entre Boavista e Vasco, no Estádio Kleber Andrade, pelo Carioca 2020, haverá arrecadação alimentos não perecíveis, roupas e água mineral.

Um Fato na Foto

Hipertensos e diabéticos de alto risco

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Porto Real, através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Hospital Albert Einstein, vai implantar no próximo mês o Centro de Tratamento Para Hipertensos e Diabéticos de Alto Risco e Muito Alto Risco. Composta por uma equipe multidisciplinar, onde atuarão profissionais de cardiologia; endocrinologia; nutrição; psicologia, entre outros; a unidade será para atendimento exclusivo desses pacientes. O anúncio da implantação aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na semana passada. Na ocasião, além do prefeito Ailton Marques, estiveram presentes a tutora do Albert Einstein, Ravena Miranda Rocha e o representante da Atenção Especializada da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Eduardo Fernandes.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !