Notas & Notas

0

APROVADOS EM CONCURSO
Termina hoje a primeira fase do curso de formação dos quatro candidatos aprovados para o cargo de Guarda Civil Municipal de Itatiaia. O treinamento, com aulas práticas e teóricas, teve início no dia 28 de agosto, no Centro de Capacitação e Qualificação Profissional do Município. O curso, que tem caráter eliminatório aconteceu de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e teve caráter eliminatório. Alguns assuntos foram repassados, como Funções e Atribuições das Guardas Municipais, Estatuto do Servidor e Regimento Interno da Guarda Municipal, Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislações, Código de Trânsito Brasileiro, Segurança Patrimonial, Noções Básicas de Combate a Incêndios, Primeiros Socorros, Direitos Humanos, Segurança Pública, entre outros.
ENCERRAMENTO
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Edson Bento Expedito o encerramento do curso contará com a participação da procuradora Geral do Município, Marlene Silva, que abordará o assunto “Leis Municipais”. “Todo o conteúdo do curso foi dividido em módulos e ensinado por meio de aulas teóricas e práticas. Tudo seguindo a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, explicou o comandante, falando ainda de parceria com a Guarda de Volta Redonda e do Corpo de Bombeiros. A próxima fase será na segunda-feira, quando aprenderão na prática como atuar no trânsito e também conhecerão os prédios públicos e a planta viária de Itatiaia. Atualmente na cidade são 150 componentes da GM.
MÊS DO MEI
Começa hoje em Volta Redonda as atividades pelo Mês do Microempreendedor Individual (MEI). Para comemorar, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do Banco VR de Fomento, abre a programação no auditório do Palácio 17 de Julho, no Aterrado, às 9h30min, com a palestra Empreendedorismo e a Crise’. Vale lembrar que até o dia 15 de novembro, o público interessado irá participar de cursos e palestras do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nas áreas de Alimentação, Artesanato, Comércio e Beleza e Estética, que serão ministrados no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda. O evento terá orientações sobre uso da internet como ferramenta de negócios, controle de dinheiro e formação de preço, boas práticas em cada área como beleza e alimentação, atendimento ao cliente, entre outros. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 3339-2449 e estarão disponíveis até o dia do evento.
CURSO DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
Será realizado nesta sexta-feira um curso de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, promovido pela Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas de Volta Redonda. E as inscrições estão abertas. Os interessados precisam correr porque mais de 100 pessoas já tinham se inscrito até ontem. A capacitação será aberta ao público e acontecerá no Teatro Professor Jesus Moreira Maciel, anexo ao Colégio João XXIII, no Retiro. O curso será realizado das 13 às 17 horas durante cinco encontros nos meses de outubro e novembro. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificado. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3339-9121 ou pela internet, através do e-mail [email protected] ou do site da prefeitura. (www.voltaredonda.rj.gov.br/cmpd). Os dias dos cursos serão 6, 20 e 27 de outubro, e 10 e 17 de novembro.
COMEMORANDO 17 ANOS
O grupo da terceira idade de Pinheiral completou 17 anos e para comemorar a data especial, a Prefeitura, através da Academia da Saúde, realiza às 18 horas de hoje, um desfile na sede da Academia da Saúde do Centro. A atividade comemorativa é para os integrantes do grupo e seus familiares. O evento contará ainda com eleição da rainha da Terceira Idade 2017. O grupo da terceira idade “Queremos Viver” – que foi fundado no dia 1º de setembro do ano 2000-, participa de palestras educativas sobre saúde oferecidas por profissionais da Secretaria de Saúde , binguinho e atividades em geral que visam trabalhar o corpo e a mente. O grupo formado por homens e mulheres acima dos 60 anos, atualmente conta com cerca de 50 participantes. As atividades acontecem às terças-feiras, na sede da Academia da Saúde.
CURSOS GRATUITOS
Terminam na quarta-feira, dia 11, as inscrições para o 3º Lote do Pronatec Voluntário. Para este ano, o Ministério do Turismo oferece 19 cursos à distância de formação inicial e continuada. Qualquer pessoa com mais de 15 anos pode se inscrever. São 500 mil vagas em todo o Brasil. Entre os principais cursos ligados à atividade turística estão espanhol básico, inglês básico, mensageiro, recepcionista, língua brasileira de sinais e assistente administrativo.
INSCRIÇÕES
As inscrições são feitas pelo site https://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro. Cada interessado pode escolher apenas um único curso, pois o sistema só aceita a inclusão também de um único CPF. Além da idade mínima, é necessário que o aluno tenha acesso a um computador, tablet ou celular smartphone, com conexão e acesso à internet. Os certificados de conclusão serão emitidos pelas Instituições Privadas de Ensino à Distância, cujos sites são www.prospereitb.com.br e www.residenciasaude.com.br.
CURSOS DISPONÍVEIS – NOTA DE CONTINUAÇÃO
Os interessados podem escolher entre espanhol básico, inglês básico, mensageiro, recepcionista, língua brasileira de sinais, inspetor de qualidade, assistente administrativo, promotor de vendas, agente de limpeza urbana, assistente de planejamento, programação e controle de produção, vendedor, fotógrafo, operador de câmera, sonoplasta, eletricista áudio visual, reciclador, ilustrador e editor de vídeo.
ID JOVEM EM PIRAÍ

O Programa Identidade Jovem (ID Jovem) foi lançado na última semana em Piraí. A iniciativa é destinada aos jovens para benefícios de mobilidade e eventos culturais e esportivos. A superintendente de Políticas da Juventude Jéssica Ohrana apresentou o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual; Também estiveram presentes o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado Gustavo Tutuca, o deputado federal Marco Antônio Cabral, a secretária Municipal de Educação Sandra Gomes Simões e representantes do executivo e legislativo de Piraí. Os interessados podem baixar o aplicativo no celular ou acessar a plataforma online através do http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem, e realizar o cadastro para emissão da Id Jovem. A iniciativa contempla jovens de 15 a 29 anos.
TRÂNSITO NORMAL


Está programado para acontecer neste sábado em Penedo, Itatiaia, o Circuito de corrida, a partir das 15 horas. E, de acordo com a Guarda Civil Municipal, o trânsito não será desviado, uma vez que a previsão é que a corrida dure poucos minutos, mas em caso de alguma emergência os agentes estarão no local para orientar os motoristas. Para manter a fluidez do trafego, 12 Guardas Municipais trabalharão no controle das vias em escala extraordinária. Os servidores, que ficarão responsáveis coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres, estarão no local a partir das 13 horas.
CIRCUITO
O itinerário do circuito será a Avenida das Mangueiras (próximo a casa do Fritz) que será o ponto de partida e na sequencia passará pela Avenida Penedo, Avenida Michelangelo, Rua Tiepolo, Avenida Brasil, Rua das Laranjeiras e retornará para a Avenida das Mangueiras. O Circuito não tem caráter competitivo e contará com participantes do município e de várias cidades da região e do país. A concentração acontece a partir das 13 horas, na Avenida das Mangueiras (próximo a Casa do Fritz) e a largada está marcar para as 15 horas em um só bloco de participantes.
PLACA INFORMATIVA

A colocação de placa informativa proibindo a passagem de ciclistas e motociclistas guiando os respectivos veículos, e animais (de grande porte) na passarela, sobre a Rodovia Presidente Dutra, ligando o Centro de Itatiaia ao bairro Campo Alegre, foi pedida pelo vereador Anderson Luís dos Santos, o Anderson da Saúde (PSD). “Esta indicação é feita pela negligência de alguns ciclistas e motociclistas que circulam montados na passarela localizada sobre a Rodovia Presidente Dutra de maneira indevida. Tal atitude pode causar acidentes com os pedestres que circulam na mesma e também animais de grande portes como cavalos”, justificou o parlamentar
A indicação N.º 1023/2017 foi aprovada por unanimidade pelo Plenário e encaminhada para apreciação do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PMDB).