Notas & Notas

0

CODEC BM SE MANIFESTA CONTRÁRIO
Foi divulgado na tarde de ontem que o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (Codec BM), formado por dez instituições do município, protocolou no gabinete do prefeito Rodrigo Drable e na Câmara de Vereadores, um documento se manifestando contrário a instituição da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). Os presidentes das entidades assinaram o documento. Ontem, alguns conselheiros do Codec BM estavam na sessão, tentando convencer os vereadores a discutirem o projeto de lei com a sociedade antes da votação. O projeto não foi colocado em pauta. “Somos contrários a qualquer aumento de tributos, mas estamos abertos ao diálogo para entender o problema e buscar soluções. No caso em questão, faltam informações oficiais e, por isso, defendemos maior discussão do tema antes da votação na Câmara”, argumentou Arivaldo Corrêa Mattos, presidente do CODEC BM.
PARCERIA COM O TERCEIRO SETOR
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos) assina amanhã o decreto que define as novas regras municipal do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSC – Terceiro Setor). O evento acontecerá no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), a partir das 9 horas. O objetivo do documento é regulamentar os convênios entre o Poder Público e as OSCs. Em seguida, será realizada uma palestra voltada aos representantes das organizações, ministrada pelo procurador municipal Danilo Martins Fernandes Drilard. A apresentação do decreto terá ênfase no plano de trabalho e na prestação de contas. O decreto ainda estipulará as maneiras que os projetos tramitarão internamente na prefeitura. “Como prometemos na campanha, estamos dando treinamento e capacitação. A partir de agora a transparência e a isonomia serão a temática para o envio de recursos ao terceiro setor. Assim vamos tornar as parcerias mais transparentes e sustentáveis”, pontuou o prefeito.
TAPA-BURACOS
Começa hoje a operação Tapa-buraco no bairro Piteiras, em Barra Mansa. Nas próximas semanas seguirá para outros locais. A ação será realizada diariamente, no período de 7 às 17 horas, inclusive finais de semana. A previsão é que, em três meses, todos os serviços sejam concluídos, incluindo parte central da cidade. De acordo com o coordenador de Água e Esgoto, Fábio de Paula Rodrigues, o Saae vai fechar os buracos emergenciais, as grandes aberturas causadas por vazamento ou ligação de água e esgoto. “A prioridade é tapar esses buracos, sobretudo nas rotas de ônibus, em frente a colégios, comércio e parte central da cidade”, contou.
HISTORIADOR LANÇA LIVRO
O historiador e professor, Luiz Mangueira, fará, hoje, o lançamento do livro sobre a atuação do Bispo Dom Waldyr Calheiros de Novaes. O evento será realizado às 18h30min no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado, em Volta Redonda. O professor lembra que, Dom Waldyr foi um símbolo de resistência na região e merece ter sua história contada de forma detalhada. O lançamento do livro, segundo o escritor, nasceu de um momento especial sobre os trabalhos da Comissão Municipal da Verdade.
856 ATENDIMENTOS
Segundo informou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), em menos de dois meses de funcionamento, a Clínica Odontológica Concentrada (COC) do bairro Santa Cruz já fez 856 atendimentos ao público. Outros mil moradores já realizaram o cadastro e também iniciarão o tratamento. Tem prioridade no atendimento do COC Santa Cruz os pacientes que são hipertensos, diabéticos, gestantes, portadores de necessidades especiais, renais crônicos e crianças até dez anos. Ainda de acordo com o prefeito, as ações em prol da saúde da população sempre serão primordiais em seu governo. Disse ainda que, a clínica do Santa Cruz é muito importante para a população, por isso priorizou o seu funcionamento.
CLÍNICA ODONTOLÓGICA CONCENTRADA
A Clínica Odontológica Concentrada (COC) do bairro Santa Cruz é composto de uma sala clínica com quatro consultórios, um consultório individual com raio-X e uma sala de raio-X. A estrutura de apoio ainda conta com recepção, sanitários feminino e masculino adaptados, sala para gerência, almoxarifado, sanitários para funcionários, vestiário, copa/cozinha, sala de armazenagem/distribuição, esterilização, desinfecção e prótese. Na clínica odontológica os usuários contam com tratamento periodontal, endodôntico, prótese, odontopediatra e bucomaxilo. As clínicas odontológicas de Volta Redonda são compostas por modernos consultórios que ficam em uma mesma sala e atendem aos pacientes simultaneamente. As outras clínicas odontológicas estão localizadas nos bairros Aterrado, Santo Agostinho, Siderlândia, Jardim Tiradentes, Conforto, Eucaliptal, Vila Brasília e Retiro.
COBRANDO MELHORIAS
Na última segunda-feira o vereador de Barra Mansa Wellington Pires (PP) se reuniu com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, para cobrar melhorias no serviço prestado nas unidades de saúde. De acordo com Wellington, na última semana foram feitas algumas visitas para fiscalizar o funcionamento dos postos e diversas demandas foram apresentadas, principalmente no que diz respeito a falta de materiais básicos, como luvas, insumos para curativos e fitas de glicemia. O secretário garantiu que os problemas serão resolvidos.
OUTRAS DEMANDAS
Segundo o vereador, outras demandas foram apresentadas. Por exemplo, no bairro Siderlândia, 14 lâmpadas estão queimadas no posto e os pacientes precisam levar luvas para garantir o atendimento. Situação semelhante se repete nas unidades dos bairros Vila Independência e Monte Cristo, que também precisam de melhorias nas estruturas. Outra queixa da comunidade apresentada é com relação a fila de espera para atendimentos emergenciais de oftalmologia. O secretário de Saúde afirmou que será aberto um processo seletivo para contratação de três especialistas, o que será necessário para atender a carência de Barra Mansa. O atendimento odontológico nas unidades foi outro ponto tratado. Segundo o vereador, falta manutenção nas cadeiras. O secretário disse que já foi feita a licitação.
INSCRIÇÕES TERMINAM HOJE
Terminam hoje as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de 61 vagas na Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp) de Barra Mansa. As inscrições estão sendo feitas desde segunda-feira, na Rua Dezessete, nº 118, no bairro São Luiz, das 08h30 as 11h30. Mais de 600 candidatos já se apresentaram, mas muitos ainda encontram dificuldades para se inscrever devido à falta de documentos. Apenas 309 apresentaram os documentos de acordo com o edital. É preciso Levar original e cópia dos comprovantes de escolaridade, de experiências profissionais, de cursos complementares, de residência, CPF e carteira de Identidade ou Habilitação, comprovante de quitação eleitoral e de quitação militar para os homens. Além disso, é necessário levar currículo.
VAGAS
Estão sendo oferecidas 41 vagas para auxiliar de serviços gerais, uma para bombeiro hidráulico, duas para calceteiro, uma para carpinteiro, uma para eletricista de manutenção, uma para mecânico de autos, duas para operador de motosserra, seis para pedreiro, duas para pintor, uma para técnico em segurança do trabalho e duas para telefonista. O resultado do processo seletivo será divulgado no final deste mês, dia 29, na sede da Susesp e no Portal da Transparência da prefeitura.
DIA DA ÁRVORE
Amanhã é comemorado o Dia da Árvore e a Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda realiza durante toda a manhã no Zoológico Municipal, uma comemoração com alunos do Colégio Macedo Soares e da Associação de Ciclistas de Volta Redonda. Eles vão realizar o plantio de mudas. Além da ação no Zoológico, o prefeito Samuca Silva, vai entregar, em seu gabinete, às 17 horas, o prêmio ao aluno vencedor da competição de melhor foto de árvore, do concurso promovido nas escolas públicas da cidade.
WORKSHOP DE GELADINHOS NATURAIS
Na tarde de segunda-feira, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Cultura, realizou o Workshop “Geladinhos Naturais”. Ministrado pelo sorveteiro Ricardo Sato, especializado em gelateria na Itália. A oficina aconteceu na Casa da Cultura e teve a participação de 20 pessoas. O workshop teve como objetivo ensinar a técnica de preparação do geladinho como um trabalho artesanal que contribuirá para a geração de renda dos participantes durante o verão. Todos os materiais do curso foram oferecidos gratuitamente para os alunos e o próximo workshop será de filtro dos sonhos e pulseiras macremê.