Notas & Notas – 12 de novembro de 2019

0

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, participou na manhã de ontem da plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul. O evento aconteceu no auditório do Parque de Saudade e contou com a presença de representantes dos Usuários da Água, da Sociedade Civil e do Poder Público. Segundo o secretário, o evento teve o intuito de discutir uma série de ações a serem realizadas, como o calendário de reuniões de 2020, a aprovação do Plano de Comunicação do Comitê e a criação de um Grupo de Trabalho de Assuntos Legislativos.

VANDALISMO NO HOSPITAL DA MULHER

As câmeras de segurança do Hospital da Mulher de Barra Mansa flagraram na madrugada desta segunda-feira, dia 11, o momento em que uma paciente danifica o relógio de ponto eletrônico da instituição e rasura o controle de ponto manual dos estagiários, escrevendo “Todo mundo agora é enfermeiro nessa P…A”. A diretoria administrativa do Hospital informou que registrará Boletim de Ocorrência na 90ª DP, com apresentação do vídeo. De acordo com a diretora geral da unidade médica, Fernanda Chiesse, a intenção é responsabilizar a paciente pelo ato. “Estamos trabalhando na identificação da paciente, que deixou seu bebê sozinho no quarto e por volta das três horas se deslocou até o corredor onde fica o controle de frequência dos funcionários, danificando o ponto eletrônico e rasurando o ponto manual. Os danos foram percebidos durante a troca do plantão”, disse Fernanda.

EM ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL

O Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, apoia a campanha ‘Novembro Azul’ pela prevenção do câncer de próstata. Por mais um ano, a campanha leva informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce, com a realização de ações para os públicos interno e externo, veiculação de spots e entrevistas na programação da CCRFM 107,5 NovaDutra. Além disso, estão sendo divulgadas mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs). Neste ano, o mote da campanha é: Prevenção é para você, é para todos.

ILUMINAÇÃO ESPECIAL

A cor azul está iluminando a fachada da Sede da CCR NovaDutra, concessionária que administra os 402 quilômetros da rodovia Presidente Dutra, que faz a ligação entre as duas maiores regiões metropolitanas do país: Rio de Janeiro e São Paulo. A iluminação especial será mantida durante todo o mês de novembro na Sede da Concessionária, que está localizada no km 184,3, pista sentido Rio de Janeiro, em Santa Isabel (SP). A ação simboliza o apoio ao movimento e o alerta sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental.

DISCUTINDO O ENEM

Foto: Divulgação


A segunda-feira, 11, no Pré-Vestibular Cidadão do MEP de Volta Redonda foi de discussão sobre a segunda da etapa do Exame nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu no último domingo, 10. Os estudantes destacaram que acharam uma prova bem complicada. Disseram que caíram muitas questões que tinham estudado e que, com certeza, haviam preparado para isso, contudo foi cansativo demais. Para os que fizeram a prova, agora é esperar os bons resultados em janeiro.

NÍVEL DE DIFICULDADES

Estudantes e professores destacaram que foi notado um nível de dificuldade das questões mais elevadas, com destaque em física e matemática. Esperam que consigam as suas tão sonhadas aprovações nas áreas que almejam. Os professores desejaram sucesso aos estudantes do PVC.

DIAGNÓSTICO APRESENTADO

A parceria do Movimento Pela Ética na Política (MEP) e Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), através da Faculdade de Arquitetura na discussão do Projeto ‘Pedreira da Voldac’, iniciada em maio possibilitou à equipe multidisciplinar MEP-Pedreira da Voldac conhecer o ‘Relatório Parcial Pedreira – Etapa Diagnostico’. O relatório foi elaborado pelos alunos do 9º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, orientados pelos professores do curso.

ACOLHIDA AOS VESTIBULANDOS DO ENEM

A acolhida aos vestibulandos participantes da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) demarcou um território de humanização próximo aos portões de entrada das universidades no dia das provas em Volta Redonda. No dia 3, e no domingo, 10, na entrada da Universidade Federal Fluminense (UFF) Campus Aterrado, membros do MEP e da Corrente do Bem fixaram barraca e distribuíram, água, abraços e apoio aos vestibulandos.

ANIVERSÁRIO DE PORTO REAL

Foto: Divulgação


Durante o último fim de semana o Parque de Exposições foi o palco da 21ª Expo Real. O evento comemorativo aos 24 anos de emancipação político-administrativa reuniu atrações como: Ronaldo Santos; Jads e Jadson; Thiago Brava e Grupo Bom Gosto. Além do sertanejo, samba e pagode de grupos regionais como: Isac Ferraz; Rodrigo e Renan; Helton Nero e Graciano; Joyce Sophie; Marcos e Nando; Zé Vhitor e Cuiabá; Grupo Resenha e Nosso Lema. A 21ª Expo Real também trouxe: Escola de Dança Arco Íris; Vem Dançar Comigo; IEPR Ginástica Rítmica; Dançando na Escola; Belle Balerine e Escola de Música Porto Real. O público presente também contou com outras atividades como estandes temáticos e Parque de Diversões.

CAMPANHA ‘NOVEMBRO DIABETES AZUL

A Academia de Saúde do bairro Campo Alegre de Itatiaia recebe nesta terça-feira, dia 12, às 9 horas, a palestra da Campanha ‘Novembro Diabetes Azul’. A finalidade é esclarecer e conscientizar tantos os frequentadores, quanto à população em geral, sobre os cuidados necessários que todos devem ter com a diabetes. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Diabetes e Hipertensão, conta também com o apoio do Núcleo de Apoio a Família.

ESPAÇO DE ADOÇÃO

A 6ª edição do Espaço de Adoção ‘Família Animal’ de Volta Redonda foi um sucesso, com 12 animais adotados, sendo cinco gatos e sete cachorros. Promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a ação aconteceu no domingo, dia 10, na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

COLETA SELETIVA AMPLIADA

Com colaboração dos moradores, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae), promoveu nesta segunda-feira, 11, o primeiro dia de Coleta Seletiva de materiais recicláveis nos bairros Jardim Marilu e São Pedro. A atividade é uma ação da autarquia e percorrerá demais bairros do município efetuando o recolhimento de itens que possam ser reaproveitados, além de realizar a limpeza nas vias e calçadas. A coleta foi ampliada neste ano de 2019, ao todo, são 74 bairros abrangidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa. Além da separação feita de materiais que ainda tem utilidade para o que se esgotou a validade de uso, o serviço também diminui a quantidade de material reciclável destinado ao Centro de Resíduos Sólidos (CTR).

ITATIAIA NA FESTURIS GRAMADO

A Secretaria de Turismo de Itatiaia participou, no último fim de semana, da 31ª edição da Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, divulgando os atrativos turísticos e as belezas naturais do município. O secretário Alexandre Menezes representou a cidade no estande da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Com o tema “Turismo e Negócios sempre viajam juntos”, o evento reuniu cerca de 15 mil profissionais da área de turismo, gastronomia e eventos em um espaço de 25 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado..

REFORÇANDO A FROTA

A Ouro Verde, empresa de terceirização e gestão de frotas, concluiu sua maior negociação do ano, com a entrega de 250 novos caminhões Volkswagen. O lote, composto por modelos Delivery e Constellation, é dividido entre sete empresas que alugaram os veículos para aplicações nos setores florestal, eletricitário, limpeza e agronegócio em todo o Brasil.
A aquisição é a maior feita pela Ouro Verde nos últimos três anos e reforça a boa aceitação dos caminhões Volkswagen junto aos clientes ao buscar as frotas alugadas.

REPASSE PARA PREFEITURAS

O Governo do Estado repassou R$ 54 milhões para os 92 municípios fluminenses. O depósito feito pela Secretaria de Fazenda refere-se ao montante arrecadado no período de 28 de outubro a 1º de novembro. Os valores correspondem à distribuição de parte da arrecadação de Royalties do petróleo e dos tributos IPI, ICMS e IPVA às administrações municipais.

Desde o início deste ano, ao adicionar as cotas-parte e os repasses relacionados às transferências federais e à receita diretamente arrecadada pelo Estado, os municípios receberam um total acumulado de R$ 9,80 bilhões.

SONORA VOLTA REDONDA – 3ª EDIÇÃO

Acontece nesta quarta-feira o Sonora Festival Internacional de Compositoras – Edição #3 em Volta Redonda. A festa acontece no Auditório I, do Centro Universitário Geraldo Di Biasi, no bairro Aterrado, com entrada franca. O Sonora é um festival internacional de compositoras, criado para evidenciar a composição musical feminina, a produção é de Carina Sandré.

EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

A Alerj aprovou em primeira discussão o projeto de lei 350/19, do deputado Gustavo Tutuca (MDB), que propõe a implementação de pontos acessíveis nas bibliotecas públicas estaduais para melhor inclusão das pessoas com deficiência. A medida ainda precisa ser votada pela Casa em segunda discussão. Caso aprovada, a medida deverá ser regulamentada pelo Executivo.

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Ações pedagógicas que se destacaram nos sete Centros de Educação em Tempo Integral (CETI) mantidos pela Prefeitura de Angra foram apresentadas na tarde de sexta-feira, dia 8, durante o Seminário de Educação Integral, realizado pela Secretaria de Educação, no Convento do Carmo. A primeira escola a socializar suas práticas foi a Raul Pompéia, na Monsuaba.

CAÇANDO PÁSSAROS

O proprietário de uma residência de Quatis deteve, no domingo, dia 10, três indivíduos que entraram no quintal de sua residência para caçar passarinhos. O dono da casa acionou a Guarda Municipal após a suposta invasão e a equipe, encaminhou o trio para a sede da 100ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Real para as medidas necessárias.

REGULAMENTO DAS SÉRIES B1 E B2

Por unanimidade, os clubes que disputarão a Série B1 do Campeonato Estadual de 2020 aprovaram o regulamento no Conselho Arbitral, realizado na tarde de ontem na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). A fórmula de disputa da competição está mantida, mas já prevê alterações para a temporada de 2021. No próximo arbitral, em data ainda a ser definida, serão sorteados os grupos das competições.

Um Fato na Foto

E se a moda pega!

Foto: Divulgação

É a segunda vez em menos de quinze dias que moradores do bairro Açude 2, em Volta Redonda, registram a ação de quem não sabe conviver em sociedade. É que na segunda-feira, dia 11, mais um sofá velho, com um pacote de lixo em cima, foi jogado próximo ao muro da entrada principal da Escola Mário Villani, na Rua José Nicolau Sobrinho. Os que não gostam de sujeira e lutam pela preservação da limpeza das ruas, pedem aos ‘sem noção’ que mantenham o bairro limpo e que seja exemplo de uma comunidade que se preocupa com o próximo. Depois vem uma chuva forte e como vai ficar o bairro? Serão alagamentos de ruas e casas por inundadas por causa do entupimento de bueiros e córregos.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !