Notas e Notas

0

FORÇA TAREFA

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa (MDB) instituiu uma equipe força-tarefa neste ano para resolver o problema de mato e lixo nas ruas e bairros, ainda mais agravado por conta do período de verão, devido a grande incidência de chuva que potencializa o crescimento do mato. E o resultado, segundo a prefeitura, já pode ser visto. Na última semana quem passou pelos bairros Paraíso e Ipê já viu o trabalho realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Ontem a equipe iniciou a limpeza geral e retirada de entulho no bairro Varjão. O próximo será o bairro Cruzeiro e Parque Maíra.

DEVER DE CASA 

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Henrique de Souza, destacou que é importante que a Prefeitura faça seu papel, assim como, os moradores mantendo a conservação e limpeza das vias públicas, principalmente porque existem penalidades previstas ao se jogar entulhos na via pública. “Existe uma demanda de reclamações e, para isso foi instituída essa equipe pelo prefeito Ednardo Barbosa para atender a população, mas é preciso que a partir disso, todos façam a sua parte não jogando lixo e entulho nas ruas”, disse o secretário.

UNIDADE MÓVEL 

Aconteceu ontem na Avenida Dom Pedro II, em Porto Real, uma ação itinerante da Unidade Móvel da Comissão de Defesa do Consumidor, uma parceria entre a prefeitura e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) Consumidores com problemas relacionados às prestadoras de serviço como luz, telefonia, internet, bancos e outras relações de consumo podem procurar a unidade também hoje, das 9 às 17 horas, no bairro Freitas Soares. De acordo com informações dos responsáveis pelo atendimento, mais de 50 pessoas foram atendidas no primeiro dia, no Centro da cidade.

O TRABALHO  

“Somente em 2017 atendemos mais de 50 cidades, beneficiando 6,5 mil pessoas de mais de 50 cidades do estado do Rio de Janeiro, o que representa um total de 85% de problemas solucionados através da Unidade Móvel”, destacou o advogado da Unidade Móvel da Comissão de Defesa do Consumidor, Leonardo Fonseca que explicou ainda que as reclamações serão encaminhadas às empresas reclamadas, que possuem um prazo de 15 a 30 dias para solução. Em caso negativo as reivindicações são encaminhadas ao Poder Judiciário.

EM OUTRAS CIDADES 

O ônibus da Defesa do Consumidor da Alerj estará ainda em Itatiaia (na Estrada Mauá-Maromba, próximo à Administração Regional de Maringá) nesta quarta-feira; na quinta em Visconde de Mauá, em Resende, na Praça em frente à Igreja de São Sebastião; sexta e sábado na Avenida Albino de Almeida, próximo à Caixa Econômica Federal no bairro Campos Elíseos, em Resende. O funcionamento será das 9 às 17 horas em todos os dias da semana.

VACINAÇÃO NA FEIRA LIVRE

A exemplo do que ocorreu no último final de semana nos bairros Aterrado e Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, a Tenda Itinerante de vacinação contra a Febre Amarela estará, hoje, das 8 horas às 13 horas, na Feira Livre do bairro Retiro, que estará montada na  Avenida Coimbra. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR) é ampliar a imunização da população. Além da vacinação, a equipe da SMS-VR irá estará fazendo a distribuição de panfletos informativos de conscientização sobre a doença. Pessoas com mais de 60 anos só serão vacinadas com laudo médico.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Na manhã do último domingo, 18, durante a Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade 2018, realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, em Volta Redonda, ao falar sobre o tema Fraternidade e Superação da Violência, o bispo diocesano Dom Francisco Biasin fez uma reflexão sobre o decreto presidencial que determina a intervenção do Exército no Estado do Rio de Janeiro com a finalidade de garantir ordem e segurança. Para o bispo, a intervenção pode ser considerada uma solução diante das fragilidades dos mecanismos sociais do Estado e da intervenção de soldados treinados para enfrentar situações de guerra em defesa da soberania nacional.

CAUTELA 

Nessa segunda-feira, 19, o bispo diocesano de Barra do Pirai/Volta Redonda, Dom Francisco Biasin voltou a dizer que é preciso ter cautela para que sujeitos especí­ficos e vulneráveis como pobres e negros não tenham direitos violados a partir de uma ótica de repressão com a intervenção militar e mais violência. Disse que a solução contra a violência é outra, ampliar a presença do Estado com políticas   públicas de acesso na saúde, educação, emprego, salário digno, aposentadoria, lazer e outros. Lembrou que, o Estado de exceção que impede o exercício  da cidadania e a participação popular na condução da coisa pública, não é solução. “Tirar os direitos básicos da população, sobretudo a mais humilde e vulnerável, conquistados com muito trabalho, suor e sangue derramado, não é solução”, declarou.

ATIVIDADES GRATUITAS

Funcionando em novo endereço, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Volta Grande I, em Volta Redonda, o Ponto de Cultura Instituto Dagaz abriu, ontem, as matrículas para as atividades gratuitas do Condomínio Cultural. De acordo com os idealizadores do projeto, as vagas são limitadas e destinadas a crianças e jovens que tenham interesse em aprender balé, capoeira, circo, violão, dança afro, futsal e rugby. Interessados poderão fazer ainda a pré-matrícula para tênis social. O inicio das aulas está previsto para março.

INSCRIÇÕES 

As inscrições estão sendo realizadas por ordem de chegada, das 9 às 17 horas, e não há critério de seleção. Os documentos necessários são certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência, além de Carteira de Identidade e CPF do responsável. Não há taxa para a matrícula, mas a coordenadora da ONG, Marinez Fernandes, solicita que os candidatos poderão doar algum item de material de limpeza ou folhas do tipo A4 branca, no ato da inscrição, solicita.

REVITALIZA RESENDE A TODO VAPOR

O programa Revitaliza Resende, continua a todo vapor. O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) assumiu mais um compromisso com o programa que tem o principal objetivo de realizar a manutenção, recuperação e valorização dos espaços públicos, em especial as quadras, parques e praças de Resende. Esta semana a prefeitura está encerrando os serviços de manutenção do Parque Coophasul, localizado na entrada da Cidade Alegria. Nos próximos dias, serão contemplados os bairros do Santo Amaro e Alto dos Passos. Em seguida, os trabalhos retornaram a serem executados na Cidade Alegria. “O programa Revitaliza Resende vai entrar com sua equipe no bairro, garantindo, além de cor e beleza, condições de segurança e qualidade a estes locais”, disse o prefeito.

COLETIVO COCA-COLA

Ontem, começaram em Volta Redonda as inscrições para os cursos gratuitos profissionalizantes de Marketing, do Coletivo Coca-Cola. Direcionadas aos jovens e adultos – de 15 a 50 anos, as 120 vagas são divididas nos segmentos de eventos, tecnologia, comunicação e vendas. O início das aulas está previsto para o dia 26 deste mês. Os documentos necessários para a inscrição são Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. O Instituto Dagaz fica na Rua 1.054, 159, no bairro Volta Grande I, no Centro de Referência de Assistência Social do bairro, em Volta Redonda. Vale lembrar que, as matrículas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 3071-2798.

ATENDIMENTOS CRAS

Em balanço divulgado pela prefeitura de Porto Real, o número de atendimentos prestados pela equipe técnica das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Fátima e Novo Horizonte, ligados à Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, chegou a marca de 820, do início do mês de janeiro até o momento. Os atendimentos se referem a acompanhamentos, informações e orientações em relação aos direitos socioassistenciais e previdenciários como auxílio doença, aposentadoria, acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BCP), ao Bolsa Família, entre outros.

REFERÊNCIA 

A coordenadora do CRAS de Fátima, Bruna Pitombo, o Centro é um local de referência na comunidade. “O impacto que o CRAS proporciona aos moradores que o utilizam constitui uma porta de entrada para outros direitos. Orientamos as pessoas de acordo com as políticas públicas vigentes”, disse. O CRAS Fátima atende aos bairros Freitas Soares, Jardim das Acácias, São José, Fátima e Bulhões e responde ao telefone 3353 4186, enquanto que a unidade do Novo Horizonte abrange localidades como Centro, Vilage, Colinas, Vila Real, Jardim Real, Ettore, Vila Romana, Nova Colônia, Parque Mariana e Novo Horizonte. O contato corresponde ao 3353 4409.

UM FATO NA FOTO 

Cadê o ponto?

É difícil do motorista visualizar a faixa sinalizando o ponto de ônibus em frente ao CVT de Pinheiral, no centro da cidade. Ainda mais quando um motorista faz o favor de bloquear o logradouro público, que nem abrigo tem para os usuários do transporte coletivo. A cena acima foi registrada pela repórter do A VOZ DA CIDADE, Franciele Aleixo.